Existem várias maneiras de mensurar a satisfação do cliente, mas a principal e mais efetiva é, sem dúvida, por meio de
que ajudam a coletar feedbacks positivos e negativos que representam a experiência e a opinião do público sobre a empresa.
Outra maneira de medir a satisfação dos clientes é com a produção de conteúdo para redes sociais, e-mail marketing e blog. É possível utilizar dados do analytics para saber o que atrai e encanta mais os consumidores, que tipo de conteúdo gera mais engajamento e quais são as principais interações entre cliente e marca. Com isso, as empresas passam a conhecer melhor o seu público e conseguem estreitar o relacionamento com os clientes, gerando encantamento e retenção.
Melhorar o nível de satisfação do cliente significa, em partes, aumentar a lealdade desse cliente à sua marca. O primeiro passo é oferecer incentivos para que seus clientes respondam pesquisas de satisfação online, como descontos ou cashback, por exemplo.
Monte um questionário ou formulário com perguntas básicas e peça aos seus clientes que respondam. Isso pode ser feito por e-mail, rede social, SMS, WhatsApp ou outra ferramenta.
Em seguida, analise os dados coletados e veja onde sua empresa erra e acerta mais. Com as respostas dos clientes em mãos, é possível reformular estratégias de comunicação, vendas e atendimento.
Uma boa dica para potencializar os resultados do negócio é usar soluções tecnológicas para o monitoramento do relacionamento com o cliente. Algumas plataformas coletam informações sobre todas as interações dos consumidores com a equipe de vendas e atendimento, trazendo ótimos insights.