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Você sabe se seu cliente está satisfeito durante as interações?

Tarek Saleh • mai. 03, 2021
Você já parou para pensar no que significa satisfação do cliente? O resultado da experiência que uma pessoa tem com sua marca, produto ou serviço pode ser de extrema felicidade ou de total desapontamento

Que tipo de experiência você tem oferecido aos seus clientes? Como sua equipe tem mensurado a satisfação das pessoas que fazem negócios com a sua empresa? 

A satisfação dos clientes é considerada uma das métricas mais importantes para negócios que querem prosperar na era do digital. Esse indicador é extremamente relevante para o desempenho dos negócios, pois apresenta insights sobre as expectativas do cliente, onde a empresa está errando no atendimento e como melhorar a experiência para alcançar novos resultados e oportunidades de crescimento. 

Para te ajudar, neste conteúdo, vamos te explicar em detalhes o que é satisfação do cliente, como mensurá-la e melhorá-la. Confira!

O que é satisfação do cliente?

A satisfação do cliente é o resultado da experiência que ele teve com determinada marca, desde o primeiro contato até o pós-venda. Ela engloba todas as interações do cliente com a empresa, seu produto ou serviço. 

Podemos definir satisfação do cliente como um indicador que avalia o relacionamento da marca com seu público-alvo. Essa é uma métrica valiosa, que traz informações que podem ser usadas estrategicamente para melhorar os resultados de vendas e o engajamento dos clientes. 

Vale dizer que um consumidor fidelizado e satisfeito tem grandes chances de se tornar um embaixador de marca, ou seja, falar bem da empresa para colegas e familiares de forma espontânea e deixar comentários positivos e avaliações no site da empresa ou nas redes sociais, configurando o que chamamos de prova social, que é uma comprovação de que seu produto ou serviço é realmente bom. 
Você sabe se seu cliente está satisfeito durante as interações? - Reach Blog

Como mensurar a satisfação do cliente? 

Existem várias maneiras de mensurar a satisfação do cliente, mas a principal e mais efetiva é, sem dúvida, por meio de pesquisas de satisfação que ajudam a coletar feedbacks positivos e negativos que representam a experiência e a opinião do público sobre a empresa. 

Outra maneira de medir a satisfação dos clientes é com a produção de conteúdo para redes sociais, e-mail marketing e blog. É possível utilizar dados do analytics para saber o que atrai e encanta mais os consumidores, que tipo de conteúdo gera mais engajamento e quais são as principais interações entre cliente e marca. Com isso, as empresas passam a conhecer melhor o seu público e conseguem estreitar o relacionamento com os clientes, gerando encantamento e retenção. 

Melhorar o nível de satisfação do cliente significa, em partes, aumentar a lealdade desse cliente à sua marca. O primeiro passo é oferecer incentivos para que seus clientes respondam pesquisas de satisfação online, como descontos ou cashback, por exemplo. 

Monte um questionário ou formulário com perguntas básicas e peça aos seus clientes que respondam. Isso pode ser feito por e-mail, rede social, SMS, WhatsApp ou outra ferramenta. 

Em seguida, analise os dados coletados e veja onde sua empresa erra e acerta mais. Com as respostas dos clientes em mãos, é possível reformular estratégias de comunicação, vendas e atendimento. 

Uma boa dica para potencializar os resultados do negócio é usar soluções tecnológicas para o monitoramento do relacionamento com o cliente. Algumas plataformas coletam informações sobre todas as interações dos consumidores com a equipe de vendas e atendimento, trazendo ótimos insights.  

A Timeline da Reach, por exemplo, ajuda a entender a experiência do consumidor com a empresa desde o primeiro contato até a recompra. Os dados coletados com essa ferramenta ajudam a personalizar os atendimentos e garantir a satisfação dos clientes. Conheça agora mesmo!

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