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Digitalizando sua área de vendas em 4 passos

Tarek Saleh • mai. 07, 2021
A área de vendas vem passando por mudanças significativas nos últimos anos, e essas transformações foram intensificadas pela pandemia de Covid-19. Com o isolamento social em vigor para a prevenção de saúde e com as lojas físicas fechadas, o modelo de inside sales, ou vendas internas, passou a ser implementado por muitos negócios

As vendas internas são aquelas pautadas pelo uso da tecnologia, ou seja, são as vendas fechadas com o apoio das ferramentas digitais, como redes sociais, chatbot, WhatsApp Business, e-mail marketing, ligações telefônicas, videochamadas, sites, entre outros canais de atendimento ao cliente

Em grande parte, as vendas internas também adotam um modelo consultivo, o que significa oferecer ao cliente um atendimento que realmente tire suas dúvidas, explique como um produto ou serviço resolverá sua dor e ofereça opções personalizadas e que atendam ao gosto e necessidade de cada pessoa. 
Não se trata mais de vender a todo custo, com um processo de vendas invasivo e agressivo. O novo comportamento do consumidor exige que as marcas tenham processos de vendas mais humanos, empáticos e leves

Para colocar tudo isso em prática, a melhor saída é começar pela digitalização da área de vendas. Além de reduzir custos, esse tipo de solução também atrai mais clientes e aprimora os resultados. 

Uma pesquisa recente, realizada pela consultoria empresarial norte-americana McKinsey, mostrou que, em vendas B2B, por exemplo, cerca de 80% dos tomares de decisão já preferem interações humanas remotas. O mesmo estudo também mostrou que a eficácia e a efetividade das vendas digitais continuam a crescer, com um expressivo aumento do engajamento de clientes nos processos de vendas e prospecção. 
Digitalizando sua área de vendas em 4 passos - Reach Blog

4 passos para digitalizar a área de vendas 

 Agora que já exploramos a importância da digitalização da área de vendas, vamos aos 4 passos que podem ser implementados pelas empresas para acompanhar essa tendência e colocar em prática a digitalização dos processos de vendas e pré-vendas. Confira! 
 

1 – Plataformas de monitoramento 

O primeiro passo para digitalizar a área de vendas e prestar um bom atendimento ao cliente é investir em plataformas de gestão omnichannel e transcrição de ligações

Esse tipo de solução integra todos os canais de comunicação e atendimento da empresa por meio de inteligência artificial, criando um timeline de todas as interações entre os clientes e a equipe de vendas. Dessa forma, é possível obter insights valiosos e pautar as tomadas de decisão de acordo com o comportamento, os sentimentos e emoções dos clientes. 

2 – Diversificação dos canais de atendimento

Hoje, os clientes estão mais interessados em comunicações dinâmicas e rápidas. Por isso, é importante que as empresas ofereçam vários canais de atendimento, principalmente aqueles que garantem respostas ágeis. A área de vendas deve oferecer suporte ao cliente por meio de formulários, videoconferências, chats em tempo real, redes sociais, ligações, WhatsApp e e-mails. 

3 – Mobilidade para os vendedores

É muito importante que o trabalho dos vendedores seja monitorado e avaliado constantemente. Além disso, o time de vendas também precisa ter mobilidade para atender aos clientes de qualquer lugar, e isso só é possível com o uso da tecnologia. 

4 – Trabalhar com dados

Com tecnologias apropriadas e inteligência aplicada aos processos de vendas, as empresas conquistam relatórios e informações preciosas que ajudam a qualificar leads e a acompanhar os clientes em toda a jornada do comprador. Além disso, o acesso às informações de cada atendimento também permite que os times avaliem quais discursos de vendas funcionam melhor. 

Se você deseja digitalizar sua área de vendas, conheça agora mesmo a Plataforma Reach+ e a solução Reach Atendimento. 


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