A área de vendas
vem passando por mudanças significativas nos últimos anos, e essas transformações foram intensificadas pela pandemia de Covid-19. Com o isolamento social em vigor para a prevenção de saúde e com as lojas físicas fechadas, o modelo de inside sales, ou vendas internas, passou a ser implementado por muitos negócios.
As vendas internas são aquelas pautadas pelo uso da tecnologia, ou seja, são as vendas fechadas com o apoio das ferramentas digitais, como redes sociais, chatbot, WhatsApp Business, e-mail marketing, ligações telefônicas, videochamadas, sites, entre outros canais de atendimento ao cliente.
Em grande parte, as vendas internas também adotam um modelo consultivo, o que significa oferecer ao cliente um atendimento que realmente tire suas dúvidas, explique como um produto ou serviço resolverá sua dor e ofereça opções personalizadas e que atendam ao gosto e necessidade de cada pessoa.
Para colocar tudo isso em prática, a melhor saída é começar pela digitalização da área de vendas. Além de reduzir custos, esse tipo de solução também atrai mais clientes e aprimora os resultados.
Uma pesquisa recente, realizada pela consultoria empresarial norte-americana McKinsey, mostrou que, em vendas B2B, por exemplo, cerca de 80% dos tomares de decisão já preferem interações humanas remotas. O mesmo estudo também mostrou que a eficácia e a efetividade das vendas digitais continuam a crescer, com um expressivo aumento do engajamento de clientes nos processos de vendas e prospecção.
4 passos para digitalizar a área de vendas
Agora que já exploramos a importância da digitalização da área de vendas, vamos aos 4 passos que podem ser implementados pelas empresas para acompanhar essa tendência e colocar em prática a digitalização dos processos de vendas e pré-vendas. Confira!
Esse tipo de solução integra todos os canais de comunicação e atendimento da empresa por meio de inteligência artificial, criando um timeline de todas as interações entre os clientes e a equipe de vendas. Dessa forma, é possível obter insights valiosos e pautar as tomadas de decisão
de acordo com o comportamento, os sentimentos e emoções dos clientes.
2 – Diversificação dos canais de atendimento
Hoje, os clientes estão mais interessados em comunicações dinâmicas e rápidas. Por isso, é importante que as empresas ofereçam vários canais de atendimento, principalmente aqueles que garantem respostas ágeis. A área de vendas deve oferecer suporte ao cliente
por meio de formulários, videoconferências, chats em tempo real, redes sociais, ligações, WhatsApp e e-mails.
3 – Mobilidade para os vendedores
É muito importante que o trabalho dos vendedores seja monitorado e avaliado constantemente. Além disso, o time de vendas também precisa ter mobilidade
para atender aos clientes de qualquer lugar, e isso só é possível com o uso da tecnologia.
4 – Trabalhar com dados
Com tecnologias apropriadas e inteligência aplicada aos processos de vendas, as empresas conquistam relatórios e informações preciosas que ajudam a qualificar leads e a acompanhar os clientes em toda a jornada do comprador. Além disso, o acesso às informações de cada atendimento também permite que os times avaliem quais discursos de vendas funcionam melhor.
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Uma grande rede de revenda de pneus, parceira de grandes fabricantes como Bridgestone e Continental, tinha a necessidade de aprimorar seu processo de vendas por elefone, Chat e WhatsApp, diminuindo a quantidade de leads perdidos por falta de produtos ou falhas na conversa entre cliente e agentes.