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Como usar os dados capturados no monitoramento dos leads a seu favor

Tarek Saleh • abr. 22, 2021
Em um cenário de intensa transformação digital e negócios migrando cada vez mais para uma operação online ou híbrida (com ponto físico e atendimento virtual), a captura e nutrição de leads se tornaram atividades imprescindíveis no planejamento estratégico

Os leads são todos os potenciais clientes que, de alguma forma, se tornaram contatos de uma empresa, seja por meio do preenchimento de um formulário, acesso ao site ou pelos conteúdos das redes sociais. Na prática, o lead é uma pessoa que já demonstrou interesse nos produtos ou serviços da empresa, mas precisa de uma certa dose de incentivo para fechar o negócio.
 
Esse incentivo é que o fazemos por meio da nutrição de leads. Ou seja, oferecer a esse potencial cliente informações relevantes e personalizadas que façam com que ele conclua a compra. No entanto, para chegar a esse nível de personalização, é preciso conhecer os leads, saber quem eles são, quais são suas dores e necessidades. 

Para isso, é importante ter dados que apresentem o perfil do lead e sua jornada no contato com a empresa, desde o momento que a organização atraiu a atenção dessa pessoa até o contato direto com um atendente ou profissional de inside sales. 

Em primeiro lugar, é importante analisar os seguintes pontos:
  • Quais são as iscas de atração que trouxeram o lead?
  • Que tipo de página de captura esse potencial cliente acessou?
  • Quais informações pessoais ele passou à equipe de atendimento?
  • Quais são os canais de atendimento de sua preferência? 
Todos esses dados permitem que as empresas monitorem os leads e clientes, além de serem ótimos para dar base às ações de marketing digital e nutrição que vão fortalecer a estratégia de convencimento e persuasão que levará o lead a converter uma venda. 

Com o monitoramento do cliente e a avaliação das informações que você tem sobre ele, é possível oferecer um atendimento mais assertivo, mostrando ao lead como sua empresa pode ajudá-lo a resolver um problema. Nesta etapa, a produção de conteúdo é essencial. Você pode oferecer ao cliente os seguintes conteúdos: 
  • E-books;
  • Blog posts;
  • E-mail marketing; 
  • Webinars;
  • Entre outros. 

Por que é importante monitorar os leads?

O monitoramento dos leads é importante porque ajuda os times de vendas e marketing a coletarem informações que podem ser usadas para aumentar as conversões da empresa. Além disso, as ações de lead tracking também contribuem para que as empresas selecionem os clientes que realmente têm potencial de compra, chamados de leads quentes. 

Assim, as equipes conseguem focar seus esforços de vendas em pessoas que verdadeiramente estão dispostas a comprar. O monitoramento também ajuda a personalizar o relacionamento com cliente, aumentando as chances de fidelização. 

Para que seja possível trabalhar dessa forma, as empresas devem acompanhar todo o caminho percorrido pelo lead durante a jornada de compra. Os dados obtidos neste processo vão fazer com que a empresa entenda o potencial de cada cliente e as formas de interação que ele estabelece. 

Esse tipo de estratégia pode ser colocado em prática com ferramentas de gestão de leads. Todos os dados capturados podem ser usados a favor da empresa. 

A Timeline da Reach, por exemplo, ajuda os negócios a venderem mais e a personalizarem o relacionamento com os clientes. Por meio de inteligência artificial, a solução permite que as empresas tenham uma timeline completa de comunicação com o cliente, monitorando as interações em todos os canais de contato. Conheça!

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