Em um cenário de intensa transformação digital e negócios migrando cada vez mais para uma operação online ou híbrida (com ponto físico e atendimento virtual),
Os leads são todos os potenciais clientes que, de alguma forma, se tornaram contatos de uma empresa, seja por meio do preenchimento de um formulário, acesso ao site ou pelos conteúdos das redes sociais. Na prática, o lead é uma pessoa que já demonstrou interesse nos produtos ou serviços da empresa, mas precisa de uma certa dose de incentivo para fechar o negócio.
Esse incentivo é que o fazemos por meio da nutrição de leads. Ou seja, oferecer a esse potencial cliente informações relevantes e personalizadas que façam com que ele conclua a compra. No entanto, para chegar a esse nível de personalização, é preciso conhecer os leads, saber quem eles são, quais são suas dores e necessidades.
Para isso, é importante ter dados que apresentem o perfil do lead e sua jornada no contato com a empresa, desde o momento que a organização atraiu a atenção dessa pessoa até o contato direto com um atendente ou profissional de inside sales.
Em primeiro lugar, é importante analisar os seguintes pontos: - Quais são as iscas de atração
que trouxeram o lead?
- Que tipo de página de captura
esse potencial cliente acessou?
- Quais informações pessoais
ele passou à equipe de atendimento?
- Quais são os canais de atendimento
de sua preferência?
Todos esses dados permitem que as empresas monitorem os leads e clientes, além de serem ótimos para dar base às ações de marketing digital e nutrição que vão fortalecer a estratégia de convencimento e persuasão
que levará o lead a converter uma venda.
Com o monitoramento do cliente e a avaliação das informações que você tem sobre ele, é possível oferecer um atendimento mais assertivo, mostrando ao lead como sua empresa pode ajudá-lo a resolver um problema.
Nesta etapa, a produção de conteúdo é essencial.
Você pode oferecer ao cliente os seguintes conteúdos:
- E-books;
- Blog posts;
- E-mail marketing;
- Webinars;
- Entre outros.