O primeiro passo para fazer o monitoramento do relacionamento entre a empresa e seus clientes é contar com um time de suporte treinado e preparado para utilizar a tecnologia neste processo.
Pode ser difícil analisar todas as interações dos clientes quando a empresa utiliza redes sociais, chats e aplicativos de mensagens nestes contatos. Por isso, apostar na inteligência artificial e em ferramentas que automatizam o monitoramento é muito vantajoso.
As equipes de atendimento ao cliente também precisam ser bem orientadas sobre o tipo de comunicação que devem estabelecer, sempre com cordialidade, empatia e respeito. A qualidade de cada atendimento pesa muito para a boa reputação da empresa, pois clientes satisfeitos se tornam os melhores embaixadores da marca.
Permitir que os consumidores avaliem os atendimentos é uma forma de saber o nível de satisfação dos mesmos com a empresa. Alguns indicadores de relacionamento são importantes neste contexto, como:
- Customer Satisfaction Score (CSAT) – Nível de satisfação do cliente;
- ServQual – Percepção do cliente sobre a qualidade do produto/serviço;
- Entre outras métricas.
Para melhorar a qualidade dos atendimentos ao cliente, aposte no cultivo de um bom relacionamento, em uma linguagem acessível e empática, na resposta rápida às solicitações e chamados e em interações com real valor.
Uma maneira de otimizar esse processo de monitoramento do relacionamento é investir em tecnologia. A
Timeline da Reach, por exemplo, cria uma linha do tempo de todas as interações feitas entre seus vendedores e os clientes, permite o fácil
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