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A importância e os pilares do customer experience

Tarek Saleh • abr. 13, 2021
Nós sabemos que toda empresa deseja proporcionar uma ótima experiência aos clientes, seja durante a navegação no site, em uma compra ou até mesmo no período pós-venda. Para isso, é essencial que os negócios entendam as necessidades do público e a melhor maneira de se relacionar com seus potenciais clientes. 

O termo Customer Experience, ou CX, diz respeito às impressões e percepções causadas no consumidor. A experiência do cliente precisa ser absolutamente incrível, para que seja possível aumentar o número de conversões e as compras recorrentes e para que as empresas conquistem verdadeiros embaixadores de marca, ou seja, aqueles consumidores que vão, espontaneamente, falar bem de seus produtos ou serviços. 

Em uma explicação mais prática, Customer Experience é a postura assumida pela empresa com o objetivo de proporcionar uma experiência personalizada e marcante para o cliente, de forma a garantir a satisfação do mesmo. 

A importância do Customer Experience 

É evidente que o mercado vem se tornando cada vez mais competitivo. Hoje, as pessoas têm uma grande variedade de empresas as quais podem recorrer, principalmente no ambiente online. Sendo assim, os consumidores buscam marcas que possuam um diferencial, que proporcionem uma experiência positiva durante todo o processo de compra.

Neste contexto, a qualidade passa a ser requisito fundamental tanto para o produto ou serviço oferecido quanto para a experiência proporcionada ao cliente. Investir em Customer Experience garante a fidelização e a preferência do público, destacando uma empresa frente aos seus concorrentes. 

Os 3 pilares principais do Customer Experience

O planejamento é o primeiro passo para iniciar um bom relacionamento com o cliente, mas a experiência customizada se baseia em três principais pilares. São eles: 

Personalização: É preciso oferecer uma experiência única, personalizada para cada cliente e capaz de gerar uma conexão emocional. Customizar e-mail marketing com o nome do cliente e enviar mensagens que promovam uma identificação com a empresa são algumas ações relevantes. 

Confiança: A empresa precisa transmitir confiança e credibilidade durante toda a experiência do cliente. Isso demonstra a integridade da marca e aproxima o público-alvo. 

Esforço: O cliente precisa sentir que a experiência com a empresa é simples, rápida e livre de obstáculos. Para isso, as marcas devem conhecer seu público e entender suas dores e necessidades. 

Como construir uma estratégia eficiente de Customer Experience 

Veja algumas dicas que podem ajudar as empresas a estabelecerem uma boa estratégia de Customer Experience: 

Flexibilidade: o atendimento ao cliente precisa ser flexível. O cliente deve ser capaz de entrar em contato com a empresa através de multicanais. 

Facilidade de compra: o processo de compra do seu produto deve ser simples para o cliente. Se a venda acontece online, é importante ter um e-commerce intuitivo. 

Suporte eficiente: é essencial ter um time de suporte que proponha soluções viáveis e práticas ao cliente.

Funcionalidade do produto/serviço: seu produto ou serviço deve ser realmente útil ao seu público e fácil de usar. 

Para assegurar uma experiência única ao cliente, é necessário acompanhar as mudanças do mercado e pensar em inovação! Ter boas ferramentas de comunicação com o cliente também é muito importante. 

Dicas para melhorar a experiência do seu cliente

O relacionamento entre a empresa e seu público é uma estratégia que aproxima o cliente e cria um laço de confiança entre eles. 

Além de manter uma relação ativa com seu público, é indispensável que você cumpra com as expectativas do consumidor, seja entregando o produto no prazo ou até mesmo dando o suporte necessário para o processo de troca ou devolução. 

Saiba ainda que a criatividade e o entendimento do público são a chave para garantir uma experiência única e personalizada. Se a sua empresa precisa de ferramentas inovadoras de relacionamento e atendimento ao cliente, conheça as soluções da Reach!

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