A jornada digital é a experiência que os usuários têm com a marca desde o primeiro contato até a finalização de uma compra. Conhecer a jornada digital é uma ação de marketing muito importante para a comunicação integrada das empresas.
Conhecer a jornada digital dos seus clientes é essencial para combinar as estratégias de marketing utilizadas com o perfil do usuário. Essa jornada engloba o processo inteiro pelo qual o cliente detecta a necessidade de um produto ou serviço, busca por ele na internet, faz uma comparação com outras marcas, avalia a oferta e finaliza com a conversão e o pós-venda.
A primeira etapa da jornada de compra é a do aprendizado e da descoberta, na qual a empresa busca despertar o interesse do consumidor por um produto ou serviço que ele ainda não sabia bem que precisava. Mais adiante, o objetivo é fazer com que o cliente veja isso como uma oportunidade ou vantagem a ser adquirida.
A segunda etapa é a de consideração da solução. Nesse momento, o cliente já mapeou algumas possíveis empresas que oferecem soluções para a sua demanda e está avaliando qual será a melhor opção para ele.
Na etapa de decisão de compra, que é a terceira, o cliente já avaliou as opções e toma a decisão para a conversão. É hora, portanto, de apresentar os diferenciais e vantagens da empresa, fazendo com que ela se destaque em meio às concorrentes.
Na última etapa, a da fidelização, a empresa deve garantir que o cliente tenha a melhor experiência com a compra e também no pós-venda, para que ele continue interessado em comprar com a marca no futuro, sem ter que passar novamente pelas etapas de comparação com as concorrentes.
O funil de vendas é um modelo que permite a visualização da jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até a finalização da compra.
Esse funil possui uma série de etapas e gatilhos para as personas, dando suportes diferentes a cada jornada de compra. O funil está totalmente ligado às etapas da jornada, sendo dividido entre topo, meio e fundo, que são consideradas as etapas básicas para conseguir direcionar as ações do cliente de forma eficaz.
Com a Timeline da Reach, é possível mapear a jornada digital do cliente automaticamente. Isso é feito utilizando dados a partir da análise e da classificação de todas as interações da empresa com o cliente, em todas as redes de contato, possuindo canais integrados e o histórico completo dos diálogos.
A Timeline da Reach também faz um diagnóstico das ações das personas, entendendo os contextos comerciais, as necessidades/desejos do cliente e as suas emoções. A partir disso, são oferecidos para as empresas insights detalhados sobre o comportamento dos clientes, trazendo um monitoramento completo das atividades das equipes de atendimento e vendas.
A partir disso, é possível tomar decisões de marketing baseadas em dados, e não em opiniões, além de alavancar os resultados de vendas. Saiba mais sobre essa solução aqui!
Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.