Você já sentiu que comprou algo apenas por impulso? Se a resposta for sim, fique tranquilo porque a maioria dos brasileiros também age assim. Pelo menos é o que o estudo da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta. A pesquisa revelou, em 2018, que 6 em cada 10 brasileiros compram itens não essenciais.
Mas o que muitos não sabem é que os chamados gatilhos mentais estão por trás de toda essa impulsividade. Entenda o que isso significa!
Os gatilhos mentais podem ser despertados através dos 5 sentidos: olfato, audição, paladar, visão e tato. Quando são acionados, eles trazem sensações boas ou ruins, dependendo da lembrança que despertam.
Esses gatilhos acabam influenciando as tomadas de decisões, tanto negativamente quanto positivamente, mesmo sem que a gente perceba.
Um estudo realizado pela Cornell University mostrou que, durante o dia, tomamos cerca de 200 decisões pensando apenas em comida. Se você acha que essas decisões são sempre 100% pensadas logicamente, se engana!
A maioria das coisas que fazemos de forma automática no dia a dia não é avaliada de forma crítica e racional. Percebeu como os gatilhos mentais são poderosos?
Pensando nisso, as equipes de marketing notaram que poderiam se beneficiar do uso desses gatilhos em suas campanhas. E foi assim que os times de marketing digital começaram a utilizar esses fatores emocionais para chegarem até o consumidor de forma sutil, porém impactante.
Existem mais de 25 gatilhos mentais que podem ser usados pelo marketing, dependendo das estratégias escolhidas. Nós listamos os principais para você conhecer!
Escassez: é um dos gatilhos de vendas mais utilizados. Naturalmente, damos mais valor às coisas que são escassas. Pense em quantas propagandas dizem que uma promoção acontece “só até amanhã” ou é “válida até acabarem os estoques”. Pode parecer que não, mas isso mexe com nossos gatilhos.
Especificamente, essa ação está relacionada ao gatilho da urgência. A estratégia da escassez vem sempre associada a bônus ou tempo limitado, o que muitas vezes influencia o consumidor a comprar por impulso.
Urgência: como o gatilho da escassez, esse também é responsável por gerar aquela sensação de “preciso desse produto antes que acabe”. Como no gatilho anterior, usa-se muito o bônus e o tempo limitado para instigar o consumidor.
Autoridade: esse é um dos gatilhos mentais mais poderosos e essenciais para o sucesso nas vendas. Ele se baseia na autoridade que percebemos em alguém ou em uma empresa. Esse gatilho é pautado pela credibilidade. As marcas usam palestras, apoio de especialistas ou até mesmo conteúdos de referência para ganhar a credibilidade dos clientes.
Reciprocidade: esse gatilho se baseia nas relações humanas. A reciprocidade na mente humana significa agradecer e retribuir algo. Por exemplo, ao oferecer um conteúdo interessante, a marca consegue que o consumidor retribua realizando seu cadastro.
Prova social: gostamos sempre de observar o que os outros fazem, e é nisso que o gatilho da prova social é pautado. Para isso, usa-se depoimentos de clientes, referências e alguns cases de sucesso para reafirmar a qualidade de uma empresa.
Conseguiu entender a importância dos gatilhos mentais para as vendas?
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