Principais gatilhos mentais para vendas
Você já sentiu que comprou algo apenas por impulso? Se a resposta for sim, fique tranquilo porque a maioria dos brasileiros também age assim. Pelo menos é o que o estudo da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta. A pesquisa revelou, em 2018, que 6 em cada 10 brasileiros compram itens não essenciais.
Mas o que muitos não sabem é que os chamados gatilhos mentais estão por trás de toda essa impulsividade. Entenda o que isso significa!
Afinal, o que são gatilhos mentais para vendas?
Os gatilhos mentais podem ser despertados através dos 5 sentidos: olfato, audição, paladar, visão e tato. Quando são acionados, eles trazem sensações boas ou ruins, dependendo da lembrança que despertam.
Esses gatilhos acabam influenciando as tomadas de decisões, tanto negativamente quanto positivamente, mesmo sem que a gente perceba.
Um estudo realizado pela Cornell University mostrou que, durante o dia, tomamos cerca de 200 decisões pensando apenas em comida. Se você acha que essas decisões são sempre 100% pensadas logicamente, se engana!
A maioria das coisas que fazemos de forma automática no dia a dia não é avaliada de forma crítica e racional. Percebeu como os gatilhos mentais são poderosos?
Pensando nisso, as equipes de marketing notaram que poderiam se beneficiar do uso desses gatilhos em suas campanhas. E foi assim que os times de marketing digital começaram a utilizar esses fatores emocionais para chegarem até o consumidor de forma sutil, porém impactante.

Quais são os principais gatilhos mentais?
Existem mais de 25 gatilhos mentais que podem ser usados pelo marketing, dependendo das estratégias escolhidas. Nós listamos os principais para você conhecer!
Escassez: é um dos gatilhos de vendas mais utilizados. Naturalmente, damos mais valor às coisas que são escassas. Pense em quantas propagandas dizem que uma promoção acontece “só até amanhã” ou é “válida até acabarem os estoques”. Pode parecer que não, mas isso mexe com nossos gatilhos.
Especificamente, essa ação está relacionada ao gatilho da urgência. A estratégia da escassez vem sempre associada a bônus ou tempo limitado, o que muitas vezes influencia o consumidor a comprar por impulso.
Urgência: como o gatilho da escassez, esse também é responsável por gerar aquela sensação de “preciso desse produto antes que acabe”. Como no gatilho anterior, usa-se muito o bônus e o tempo limitado para instigar o consumidor.
Autoridade: esse é um dos gatilhos mentais mais poderosos e essenciais para o sucesso nas vendas. Ele se baseia na autoridade que percebemos em alguém ou em uma empresa. Esse gatilho é pautado pela credibilidade. As marcas usam palestras, apoio de especialistas ou até mesmo conteúdos de referência para ganhar a credibilidade dos clientes.
Reciprocidade: esse gatilho se baseia nas relações humanas. A reciprocidade na mente humana significa agradecer e retribuir algo. Por exemplo, ao oferecer um conteúdo interessante, a marca consegue que o consumidor retribua realizando seu cadastro.
Prova social: gostamos sempre de observar o que os outros fazem, e é nisso que o gatilho da prova social é pautado. Para isso, usa-se depoimentos de clientes, referências e alguns cases de sucesso para reafirmar a qualidade de uma empresa.
Conseguiu entender a importância dos gatilhos mentais para as vendas?
A solução da Reach é ideal para agregar tecnologia, insights e estratégias de marketing digital para transformar as relações entre vendedores e consumidores. Para saber mais, clique aqui!
Quer conferir mais informações sobre estratégias de marketing digital? Então, continue acompanhando o blog da Reach, a melhor solução do mercado para aumentar resultados e reter clientes!
Compartilhe esse artigo:
quer que a nossa equipe entre em contato com você?
Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.
REACH BLOG
