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Os desafios das lojas virtuais e como superá-los com a ajuda da tecnologia

Tarek Saleh • fev. 09, 2021
O varejo online tem crescido muito nos últimos anos, e foi ainda mais impulsionado pela pandemia de Covid-19 e pelo isolamento social e restrições das lojas físicas. De acordo com a 6ª edição da pesquisa "Perfil do E-commerce Brasileiro”, em 2020, o número de lojas virtuais cresceu 40% no Brasil

Se por um lado muitos negócios migraram para o virtual para continuar vendendo e atendendo seus clientes, por outro ainda são poucas as empresas preparadas para lidar com os desafios da venda online. 

É verdade que as lojas virtuais conquistaram o gosto do público pela sua praticidade e pela facilidade de encontrar diversos tipos de produtos em poucos cliques. Hoje, no entanto, quem deseja abrir uma loja virtual precisa pensar antecipadamente em estratégias de divulgação e vendas online
É preciso muito controle, estudo e planejamento para posicionar seu comércio digital, conquistar relevância e atrair a atenção do público. Em um cenário com uma infinidade de lojas concorrentes, destaca-se quem consegue profissionalizar as ações de marketing digital, inside sales e relacionamento com o cliente. 

Para ter sucesso com uma loja virtual, é preciso utilizar meios para criar diferenciais positivos para o negócio. Por isso, neste conteúdo vamos te apresentar algumas dicas importantes para posicionar sua loja virtual, os maiores desafios que um empreendedor pode encontrar ao iniciar seu e-commerce e as tecnologias que são aliadas nesta trajetória. Confira! 

Conquistar visibilidade

Levar a loja virtual até o conhecimento do público é muito importante e, com certeza, um grande desafio. Para que cada vez mais pessoas conheçam o seu negócio, é importante estudar e utilizar ferramentas para a entrega de conteúdos para o seu público. 

Uma dica interessante para quem quer impulsionar uma loja, são as ferramentas Google Index e Google Shopping. Dessa forma, as pessoas serão direcionadas mais facilmente ao seu negócio quando pesquisarem por palavras-chave relacionadas. 

Apostar nos anúncios do Google, em estratégias de e-mail marketing, publicações em redes sociais e no posicionamento orgânico da sua loja virtual nos buscadores são iniciativas importantes dentro do marketing digital. 

Comunicação integrada 

Criar estratégias de comunicação integrada também é muito importante. Para isso, utilize, além do seu site, as redes sociais para fazer a divulgação do seu negócio

Nas redes, é possível entrar nas principais tendências para atrair novos seguidores e, por consequência, identificar novos leads, que são os clientes em potencial. Faça uma boa gestão de relacionamento com clientes, distribua conteúdo de valor e aposte também em parcerias com micro influenciadores. 

Tenha a confiança do seu público

Possibilitar que seus clientes acompanhem seus pedidos, através de ferramentas de rastreamento, costuma ser uma técnica bem assertiva para proporcionar segurança e confiabilidade à sua loja virtual. Isso é muito importante, principalmente para quem está começando um negócio online. 
Outra estratégia é pedir que seus clientes deem feedback para você publicar em sua página ou site. Dessa forma, os novos clientes tendem a confiar mais na sua loja virtual. 

Invista na tecnologia do seu e-commerce e no design UX, voltado à experiência do usuário. A página precisa ser bonita, responsiva, intuitiva e fácil de navegar. 

Qualidade de atendimento e fidelização de clientes 

Atualmente, é muito comum encontrarmos várias lojas que vendem produtos similares. O que vai ser o diferencial do seu negócio será a experiência do seu consumidor. Se preocupe em fazer seu cliente se sentir único, valorize-o! 

Para isso, cuide da sua área de atendimento, ofereça venda consultiva e responda com agilidade às perguntas e dúvidas dos clientes. Uma maneira tecnológica de fazer isso é utilizar plataformas de gestão de conversas e atendimento.  

A Plataforma Reach+, por exemplo, é uma opção que oferece recursos para monitorar todas as conversas com seus clientes, seja por Whatsapp, telefone ou e-mail. Além disso, você também tem a possibilidade de fazer ligações ou conversar com os clientes por chat, agilizando o tempo de resposta. 

Assim, você pode garantir a qualidade do atendimento, além de captar novas oportunidades de negócios. Essa plataforma é uma das mais completas no segmento de atendimento omnichannel. Vale a pena conhecer! 

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e insights para melhorar suas ações de vendas online! 

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