O momento de pós-venda é muito importante para o seu negócio dar certo. Pode ser nessa etapa, inclusive, que você vá conseguir fidelizar o cliente e fazer com que ele tenha total confiança na sua marca.
Para isso acontecer, é preciso definir bem a estratégia utilizada, prestar atenção às ações do cliente durante essa etapa e ficar atento aos detalhes do atendimento.
Seguem cinco exemplos de erros comuns no processo de pós-vendas e como evitá-los:
Esse é o erro mais comum entre as empresas, algo bastante frequente nos negócios automotivos. Ignorar o pós-venda é uma falha terrível!
Em tempos de alta concorrência, é sempre importante diferenciar sua marca das outras. E isso depende muito do tipo de relação que você consegue estabelecer com o cliente.
No pós-vendas, é possível mostrar para o cliente que a sua empresa se importa com ele e com a compra que foi realizada, reforçando que sua equipe está presente e disponível para qualquer demanda ou solicitação.
É claro que toda empresa deve procurar seus clientes e oferecer a eles seus novos produtos. Mas para isso ter o efeito desejado, é preciso encontrar a abordagem correta.
Ligar muitas vezes para o cliente ou fazer contato em horários impróprios pode não só desanimar o cliente, mas também fazer com que ele crie resistência à sua marca.
Saiba quais são os melhores momentos para fazer contato, como apresentar seu produto e que argumentos utilizar para abordar o cliente no pós-venda.
Os clientes não querem ser tratados da mesma maneira – assim, eles se sentirão em uma massa, sem que a empresa reconheça e de fato considere suas necessidades e demandas mais específicas.
Os clientes querem se sentir exclusivos e, para isso, é preciso que você faça com que ele sinta que você está realmente prestando atenção e preocupado com sua satisfação.
Dessa forma, o pós-venda deve ser feito de maneira personalizada, com ferramentas diferentes e análises do histórico de compras para que o atendimento seja efetivo.
Sem esse tipo de pesquisa, é muito difícil saber qual foi a conclusão que o cliente tirou a respeito da experiência de compra que teve. Com essa ferramenta, é possível aperfeiçoar o sistema e tentar prever quais ações vão ocorrer novamente.
Se o consumidor tem uma perspectiva positiva ou negativa, é importante levar em conta para saber o que alterar e o que manter no atendimento.
Capacitar a sua equipe é essencial para que o pós-venda funcione bem. Os vendedores devem ser também consultores, sabendo trabalhar com os dados obtidos e se aproximando do cliente da maneira certa.
A solução da Reach pode te ajudar bastante a treinar sua equipe de vendas do setor automotivo. Você pode analisar cada etapa da venda e receber relatórios sobre os dados obtidos, além de poder escutar novamente chamadas/videochamadas dos vendedores com os clientes para conseguir captar qualquer tipo de problema. Para mais informações, clique aqui!
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