A jornada de compra na concessionária envolve todas as etapas pelas quais o cliente passa até concretizar a compra de um novo veículo. Nós sabemos que a decisão de trocar de carro nem sempre é rápida.
Em geral, o processo envolve muita pesquisa, visitas a diferentes concessionárias, test-drives e outras ações adotadas pelo cliente para ter a certeza de que fará um bom negócio.
As concessionárias que têm sites próprios, redes sociais ativas e anúncios em plataformas de compra e venda online são aquelas que têm obtido melhores resultados em suas negociações.
Quando a loja mune o cliente com informação prévia, com fotos dos veículos e atendimento online, as chances de esse lead chegar quente à concessionária são grandes. Ou seja, ele estará mais próximo de fechar o negócio.
Com uma jornada de compra bem estruturada, a loja consegue saber em qual etapa o cliente está e o que falta para que a conversão da venda seja alcançada. Para isso, é preciso conhecer o perfil do cliente, seus hábitos, canais online de preferência, que tipo de conteúdo costuma consumir e suas necessidades.
As estratégias de marketing digital são ideais para isso. Elas ajudam a atrair, capturar, educar e conduzir o cliente até a finalização da compra.
Mas não basta simplesmente pagar um anúncio patrocinado ou postar nas redes sociais. É preciso qualificar as campanhas de marketing com o uso de tecnologias que acompanham a jornada do cliente, captam informações relevantes e apresentam métricas e insights que podem ajudar a aprimorar o relacionamento com o cliente.
A primeira fase é a de aprendizado, ou seja, o cliente não tem certeza se vai ou não comprar um carro novo e não possui todas as informações necessárias para tomar essa decisão.
Nessa etapa, é importante que a concessionária forneça conteúdo de qualidade e esteja presente nos resultados de buscas dos mecanismos online e nos principais sites de vendas e redes sociais, que são lugares onde os consumidores pesquisam bastante sobre carros.
A segunda fase é a de reconhecimento, na qual os clientes buscam informações ricas sobre modelos de carros, avaliações de outros consumidores e analisam a reputação das concessionárias. As empresas que conseguem munir o cliente com essas informações têm mais chances de vendas.
A terceira fase da jornada de compra é a consideração, quando o cliente já sabe que deseja comprar um carro novo e começa a comparar veículos, preços e vantagens. Por fim, vem a etapa da decisão, onde a melhor oferta e as condições de compra mais atrativas têm grande influência.
Em todas essas fases, a concessionária precisa trabalhar com a estratégia certa para atrair e reter o interesse do cliente. Com boas campanhas de marketing, canais de comunicação eficientes, experiências positivas no ponto de vendas e uma equipe treinada e munida de informações sobre o perfil de cada cliente, as oportunidades de conversão aumentam muito.
A timeline da Reach é uma tecnologia de inteligência que trabalha em prol das campanhas de marketing digital e vendas, permitindo o mapeamento da jornada digital dos clientes por meio da análise de todas as interações realizadas com a loja.
Além disso, com as soluções da Reach, sua concessionária poderá fazer o trackeamento de campanhas e saber exatamente de onde o seu lead veio. Também é possível classificar os leads por meio de um score de temperatura, que demonstra se o seu potencial cliente está quente, morno ou frio no processo de venda. Saiba mais aqui!
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