Hoje em dia, as empresas já entenderam que para atrair clientes é preciso muito mais que produtos úteis e de boa qualidade - é necessário oferecer uma experiência completa e que, de fato, faça com que eles se sintam valorizados. Ao colocar as estratégias certas em prática, as chances de conseguir fidelizar clientes no mercado digital são muito maiores.
Uma ótima forma de atingir esse objetivo é a partir da hiper personalização. Essa estratégia usa os dados do público-alvo da empresa para desenvolver jornadas de compra personalizadas, com produtos, soluções e serviços específicos para determinados grupos e perfis de consumidores e contando com um atendimento direcionado para as necessidades e dores reais dos clientes.
A hiper personalização também atua identificando os pontos em que a empresa apresenta "falhas" na jornada, conseguindo mostrar exatamente os aspectos que podem ser melhorados no processo. A partir disso, a empresa pode pensar em maneiras de encontrar o contexto e o momento adequados para oferecer suas soluções para o cliente.
Além disso, com o acesso a dados estratégicos, é possível entender também o melhor canal para falar com o cliente, a linguagem pela qual a comunicação irá fluir melhor e, posteriormente, engajar o consumidor com a marca, estreitando o relacionamento.
A hiper personalização funciona com base no conceito de omnichannel, uma estratégia que integra todos os canais de venda e relacionamento da empresa e, a partir disso, promove uma compra mais fluida e uma experiência completa. Ela pode ser aplicada com a inteligência artificial, internet, big data, reconhecimento de voz e chatbots.
Com uma boa presença digital e a diversidade de pontos de contato com os clientes, é possível estar próximo deles a todo momento. Além disso, é necessário estar sempre coletando dados para que o histórico de interação entre as duas partes (cliente e empresa) seja constantemente atualizado - e assim seja possível ter um histórico mais consistente e amplo em informações.
Empresas como a Netflix e a Nike, por exemplo, usam bastante essa técnica da hiper personalização. Elas estão sempre adaptando seus produtos e serviços de acordo com as necessidades de seu público-alvo, além de proporcionarem uma verdadeira experiência no momento de compra e no pós-compra.
Outra característica forte dessas duas empresas é que elas estão presentes nas redes sociais que seus clientes mais usam, se comunicam com eles de maneira totalmente adequada e ainda aplicam um atendimento ao cliente que é bastante próximo e amigável.
Ao ter em vista a hiper personalização, é possível perceber as dores e necessidades dos clientes - e, assim, pensar em estratégias que as sanem rapidamente.
Com isso, você também passa a ter um conhecimento aprofundado sobre o perfil do seu público-alvo, e pode direcionar todas as estratégias da empresa para melhorar as vendas e a comunicação com eles a partir de um relacionamento mais humano e próximo.
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Reach
conta com uma plataforma omnichannel que é capaz de capturar todos os dados das interações entre a sua empresa e os clientes nas ligações, vídeo chamadas, conversas no WhatsApp e e-mails. Assim, você se baseia em dados e não em meras suposições ou opiniões para de fato aperfeiçoar suas estratégias e se comunicar de maneira mais efetiva com os clientes.
Além disso, é possível personalizar ações – como envio automático de cupom para clientes que acessaram o site, mas não compraram – de acordo com a necessidade individual de cada cliente, com base no que foi falado por ele. Nossa IA cria uma lista de melhores ações e você escolhe qual é a melhor para naquele momento.
Com as ferramentas de inteligência da Reach, sua empresa fica munida de soluções que fornecem informações estratégicas sobre o desempenho de sua equipe de vendas e atendimento ao cliente. A partir desses dados, gestores e times responsáveis pelos setores de marketing e vendas podem atuar de forma conjunta para estabelecer novas diretrizes e processos que aprimorem os resultados das conversões.
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