A receita inteligente é um conceito que envolve práticas para coletar dados, obter insights, conectar os departamentos e melhorar a receita das empresas nacionais.
Imagine uma forma de reunir dados mais facilmente e utilizá-los para aumentar sua receita. Essa é a função da receita inteligente, uma estratégia pioneira no Brasil, trazida pela Reach para alavancar os resultados de seus clientes.
Mas o que é a receita inteligente na prática? Esse nome se refere a estratégias cujo objetivo é aumentar a receita de negócios de variados segmentos. Ou seja, potencializar os lucros!
Por exemplo, mesmo investindo em campanhas de marketing e nas ações de vendas, uma empresa pode apresentar dificuldades para crescer. Essa situação pode ser consequência de ações sem embasamento e dados incompletos.
A receita inteligente permite que cada empresa analise os fatores que influenciam no sucesso do seu negócio. Essa tecnologia transforma dados de clientes em insights acionáveis, visando elevar os lucros e estimular o crescimento rápido da empresa.
Além disso, a receita inteligente utiliza dados obtidos em tempo real para conectar os diversos departamentos das empresas, afetando o âmbito micro e permitindo que as organizações alcancem os seguintes benefícios:
As práticas da receita inteligente também afetam o nível macro, pois proporcionam que os gestores tenham uma visão de 360 graus das relações com o cliente. As estratégias e soluções da receita inteligente possibilitam uma visualização ampla do cenário dentro da instituição, dos times de profissionais e do mercado no qual cada empresa está inserida.
Uma maior sincronia entre os departamentos da empresa é um dos benefícios da receita inteligente. Ao adotar essas práticas, o gestor consegue enfrentar um dos grandes desafios para o crescimento de empresas: a estagnação.
Por exemplo, a sua companhia tem uma meta comum: maior geração de receita. Mas todos os seus departamentos utilizam estratégias diferentes, que não têm efeito, e seus líderes não se comunicam.
Além de prejudicar os lucros, essa situação também atrasa o desenvolvimento da empresa, que passa muito tempo estagnada. A receita inteligente conecta todas as áreas e alinha as ações dos seus líderes, melhorando a comunicação e criando uma meta compartilhada.
Tradicionalmente, as empresas são organizadas por setores que têm atribuições diferentes, a exemplo do departamento de marketing, de vendas, atendimento, cobrança, entre outros.
Nem sempre esses departamentos atuam de forma organizada e fluida. A receita inteligente traz um conhecimento que cada setor da empresa pode usar a seu favor, auxiliando na compreensão de como cada ação contribui para o faturamento da empresa.
Na receita inteligente, os dados dos clientes são coletados e transformados em insights para melhorar as operações e, posteriormente, aumentar o lucro. Em ações focadas no consumidor, essas informações proporcionam uma melhor jornada de compra.
Segundo um relatório lançado pela Zendesk em 2021, caso a empresa ofereça uma boa experiência de compra ao consumidor, 75% dos clientes ficam dispostos a gastar mais.
A receita inteligente faz com que os gestores da empresa consigam navegar facilmente pelo mercado, influindo em um futuro financeiro promissor.
Usualmente, a receita inteligente é um termo relacionado com a inteligência artificial e com a automação. Esse conceito funciona fazendo a identificação de KPIs (Key Performance Indicator).
Por sua vez, esses indicadores estão vinculados aos fatores que impulsionam o progresso financeiro, existindo diferentes
ferramentas de automação para coletar e interpretar os dados obtidos automaticamente. O objetivo é preparar os departamentos com os conhecimentos necessários, o que proporciona uma melhor tomada de decisão.
Assim, é importante criar uma fonte única de KPIs que cada setor tenha acesso. Esses instrumentos de automação permitem que o negócio consiga mapear seu crescimento e elevar o faturamento com maior velocidade.
A transformação digital, incluindo a automatização, tem conquistado cada vez mais adeptos. De acordo com a IDC, nos próximos dois anos, a estimativa é de que três em cada quatro organizações adotem um roteiro para se transformarem digitalmente.
Para obter resultados com a receita inteligente, é importante olhar além das vendas, já que os silos departamentais são empecilhos na comunicação e cooperação entre áreas. Por exemplo, quando os departamentos de vendas e marketing não trabalham juntos, os esforços para a geração de receita se tornam menos efetivos.
Isso deixa claro que a falta de dados, da comunicação e cooperação dos setores pode impactar negativamente nas operações.
Logo, a receita inteligente é capaz de identificar os KPIs que estão relacionados com diferentes setores de uma empresa e corrigir suas falhas. Essa é uma estratégia que preenche as lacunas que afetam o progresso financeiro dos negócios.
A Reach é uma empresa que traz inovação para o mercado brasileiro. Ela é a primeira plataforma de inteligência para geração de receita do país e trabalha com soluções de tecnologia para negócios de vários segmentos.
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