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A importância de tomar decisões baseadas na realidade do cliente

Tarek Saleh • nov. 16, 2021

A realidade do cliente facilita a tomada de decisões e orienta ações eficientes para o crescimento das empresas.


Conhecer o cliente em potencial é o primeiro passo para que as empresas possam atuar em busca de crescimento e resultados positivos de conversão em vendas. As informações sobre o público de interesse orientam desde as campanhas de marketing, para que se tornem mais persuasivas e atraentes; até os scripts e discursos de vendas adotados pelas equipes de inside sales, por exemplo.

 

A captação e análise de dados também ajuda a entender a realidade do cliente e a descobrir o que ele espera da empresa, do produto ou serviço que está sendo oferecido. Por isso a importância de tomar decisões pautadas por informações de valor sobre o consumidor. 


Por que levar em consideração a realidade do cliente nas ações da empresa?

Quando são orientadas por dados e informações concretas, as decisões tendem a ser mais assertivas e eficientes. Mas como fazer para facilitar a tomada de melhores decisões? A resposta para isso é: aproxime sua marca do seu cliente, defina suas personas (perfil do cliente ideal) e conheça de verdade o seu público-alvo.

 

Hoje, graças à tecnologia, essas tarefas se tornaram mais fáceis. Existem ferramentas inteligentes de coleta e análise de dados que extraem as informações exatas que as empresas necessitam para saber quem é o cliente, onde ele está e quais são suas necessidades e desejos.

 

A Reach trabalha com o conceito de receita inteligente, uma fórmula que veio para permitir que as empresas possam conhecer profundamente a realidade do cliente e, com isso, traçar metas e ações mais eficientes para aumentar o faturamento e garantir a satisfação de seus consumidores.

 

Além disso, a receita inteligente garante que os negócios consigam visualizar a realidade do seu público, quais são seus comportamentos, necessidades e preferências, a fim de fazer com que cada cliente tenha uma experiência personalizada e positiva.

 

Essa é uma estratégia que busca trazer mais clareza e conhecimentos para todos os departamentos das empresas, otimizando a tomada de decisões relevantes para o crescimento dos negócios. 


Os benefícios da inteligência artificial na geração de dados

Buscando proporcionar uma visão geral de como um público se comporta, por meio da Inteligência Artificial (IA), a receita inteligente oferece funcionalidades para transcrever, analisar e unificar informações estratégicas. 


Essa metodologia pioneira no Brasil e oferecida pela Reach permite a obtenção de insights que são utilizados para analisar a jornada do cliente e sua experiência com uma empresa. Logo, ela possibilita um maior aproveitamento de oportunidades, um fator importante para o sucesso. 


Segundo uma pesquisa realizada pela Bain & Co, muitas companhias ainda não reconhecem a necessidade de analisar dados sobre seu público de interesse. De acordo com o estudo, mesmo que as instituições acreditem que estejam oferecendo um serviço de qualidade, só 8% dos clientes estão realmente satisfeitos, número que demonstra o desconhecimento das empresas sobre seus consumidores. 


Como a receita inteligente pode melhorar a performance dos negócios

Além de ampliar o lucro das empresas, a receita inteligente é uma nova forma de operar que também melhora outros aspectos da performance. 


Fornecendo mais conhecimento a todos os departamentos da empresa, a receita inteligente mostra qual é a realidade do cliente e conduz os profissionais a medidas precisas, identificando processos de vendas mais efetivos e capazes de gerar resultados. Ao fazer o mapeamento de todas interações com os consumidores, a metodologia agrega conhecimento e conteúdo de valor às tomadas de decisões. 


Desse jeito, a plataforma consegue apresentar relatórios que podem ser usados para guiar melhor a equipe e economizar tempo.


Por exemplo, os profissionais de um departamento podem levar semanas para tomar uma decisão, perdendo tempo ao debater hipóteses e pesquisar informações. A receita inteligente reduz esse período ao trazer dados unificados e legíveis para a equipe, que pode tomar essas decisões com mais assertividade e rapidamente.


Essa fórmula é capaz de diminuir a carga de trabalho, visto que evita que os profissionais elaborem hipóteses e façam a coleta de dados imprecisos ou sem valor, processos que são demorados e ineficientes. 


A receita inteligente é uma ferramenta que acelera o sucesso comercial das empresas. Outro benefício é a visibilidade que ela oferece aos gestores. 


Como conhecer a realidade do cliente? 

Para conhecer a realidade do cliente, a empresa precisa visualizar dados coletados desde o primeiro contato com o consumidor até o fechamento da venda.

 

Desta maneira, a ferramenta viabiliza que a empresa permaneça atualizada e possa criar ações para melhorar a jornada de cada consumidor, usando a personalização para oferecer uma experiência de compra positiva.

 

No geral, a receita inteligente garante que as empresas possam:

 

  • Melhorar o fluxo de trabalho;
  • Aumentar a produtividade;
  • Otimizar o treinamento da equipe de vendas;
  • Identificar e repetir o melhor processo de vendas.


Quais as vantagens de usar a realidade do cliente para tomada de decisões

A partir da realidade do cliente, a empresa encontra melhores soluções e se torna capaz de aprimorar seus processos. Por exemplo, se o departamento de marketing cria uma campanha baseada em dados imprecisos ou com suposições, essa campanha evidentemente falha, pois não se adequa à realidade do consumidor.

 

A receita inteligente é uma fórmula que entrega rapidamente referências que sejam precisas e relevantes. Então, tendo como base esses dados coletados e os insights gerados, o setor pode focar seus esforços em campanhas que obtenham melhores resultados.

 

A tomada de decisões deve ser feita com base no planejamento estratégico, que é fundamental para a sobrevivência das empresas no mercado.

 

Estruturando as conversas com o cliente, a receita inteligente é uma plataforma que utiliza IA para fazer a coleta e interpretação de dados. A estratégia permite que a equipe enxergue a realidade do cliente e, com base em evidências, entrega insights que auxiliam em resoluções efetivas e ações em tempo real, sendo uma ferramenta que conduz a mudanças na equipe, nos processos e nas decisões dos gestores.




A Reach é uma empresa inovadora no Brasil, que traz o conceito de receita inteligente para negócios que querem crescer e se destacar. Acesse o nosso site para mais informações!


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