O que é e para que serve Neuromarketing?
Tarek Saleh • 6 de abril de 2021
O Neuromarketing
é uma área da neurociência que relaciona os comportamentos humanos às estratégias de marketing, a fim de entender como as pessoas reagem emocionalmente ao processamento das informações no cérebro.
Segundo a teoria do marketing 3.0 e 4.0, com foco no ser humano e na mudança do mercado tradicional para o digital, o neuromarketing é um estudo que visa justamente aprimorar técnicas e métodos que melhorem os resultados em vendas.
O objetivo dessa área da ciência é analisar o comportamento e a aceitação do público em relação a produtos e serviços, para que possíveis melhorias possam ser implementadas nos negócios.
De acordo com o especialista em Branding e autor dinamarquês, Martin Lindstrome, em aproximadamente 85% dos casos, o cérebro humano está ligado no funcionamento automático e tende a tomar decisões instantâneas. Um estudo da marca alemã Gruppe Nynphenberg comprovou essa teoria, mostrando que cerca de 50% das decisões finais de compra são feitas inconscientemente.
Neste contexto, o Neuromarketing surge como uma importante ferramenta na identificação das necessidades e sentimentos dos clientes em relação a uma marca ou empresa. A partir desse tipo de conhecimento, as estratégias de marketing utilizadas podem despertar no cliente as partes do cérebro relacionadas às emoções, estimulando a decisão de compra.
Até mesmo as cores escolhidas para a identidade visual de uma marca geram algum tipo de reação no público. Um bom exemplo disso é a paleta de cores do McDonald's, que utiliza a combinação do vermelho com o amarelo para estimular o apetite.
Formas de praticar o neuromarketing na sua empresa
- Utilize estratégias para realçar a importância do seu negócio no mercado.
Isto é, identifique a dor do seu cliente e mostre como o seu serviço ou produto pode resolver essa situação.
- Crie um valor tangível para o seu produto.
Na comunicação, priorize elementos visuais que despertem no público uma identificação imediata.
- Utilize a prática do storytelling
e crie narrativas que despertem no público várias sensações, além da vontade de comprar o seu produto ou serviço.
- Entenda como o posicionamento de elementos em imagens influencia na interpretação dos clientes.
O direcionamento da imagem é importante para prender a atenção do público, e isso vale principalmente para as redes sociais.
- Agregue valor ao produto antes de vendê-lo! Ofereça o suporte necessário para tirar dúvidas dos clientes e destaque porque seu serviço/produto é tão benéfico e diferenciado em relação aos concorrentes.

Entenda como funcionam os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são as principais técnicas utilizadas no Neuromarketing. O objetivo dessas estratégias é despertar no cliente a necessidade de consumo. Frases que demonstram senso de urgência, como “Compre já” ou "Últimas unidades”, são um dos gatilhos que despertam essa necessidade no consumidor.
Dessa maneira, o cérebro que, muitas vezes, age de forma automática, percebe que há uma oportunidade única de garantir um serviço ou produto em uma boa condição, e isso faz com que a compra se concretize mais rapidamente.
O Neuromarketing é um campo de estudo amplo, complexo e muito rico, que ajuda as empresas a entenderem e interpretarem o comportamento dos consumidores. Essa área é estratégica para determinar que tipo de anúncio é mais eficaz para um público-alvo, pois capta o impacto emocional de cada ação de marketing.
Além disso, essa ciência é essencial para compreender melhor as decisões dos clientes e porque eles compram, ou não, um produto ou serviço. Quer saber mais sobre marketing e estratégias de vendas? Continue acompanhando o blog da Reach!
Conheça as nossas soluções para integrar pessoas e tecnologias, melhorar a comunicação com os clientes e oferecer a melhor experiência!
Compartilhe esse artigo:
quer que a nossa equipe entre em contato com você?
Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.
REACH BLOG

Você está informado sobre a nova Lei do SAC? Sua empresa já adaptou o serviço de atendimento ao cliente à nova legislação? Preparamos um guia para que você saiba mais sobre os pontos de atenção que a sua empresa deve ter a partir de agora, e como a tecnologia pode ajudar aumentando a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente.