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As melhores estratégias de picos de vendas para empresas

Tarek Saleh • abr. 01, 2021
Os picos de vendas geralmente ocorrem em datas sazonais importantes para o varejo, como, por exemplo, na Black Friday, a maior ação promocional do ano no Brasil. 

Apesar de ser uma data com alta demanda por produtos e também por serviços, já que muitos consumidores se planejam para comprar nesta ocasião, as empresas não podem apenas contar com a sorte. É preciso planejamento e estratégia para vender em períodos como esses.

A conquista de novos clientes e a ampliação de um negócio podem ser muito desafiadoras. No entanto, algumas ações são vantajosas e benéficas para o crescimento e consolidação das vendas, e uma delas é colocar as necessidades do cliente sempre em primeiro lugar

Aproveitar as datas e as altas temporadas de compras para aumentar o número de conversões e o faturamento é extremamente importante, ainda mais em um momento de crise econômica causada pela pandemia de Covid-19. Por isso, vamos apresentar algumas dicas para melhorar as estratégias das empresas em picos de vendas. Confira!

Como aproveitar os picos de vendas para melhorar os resultados do seu negócio?

Em qualquer situação, um ponto crucial para vender mais é: as marcas precisam conhecer seus consumidores, suas dores e necessidades. Com um perfil dos clientes traçado, fica mais fácil se comunicar e oferecer aquilo que eles realmente querem e precisam. 

Atrelar seus produtos ou serviços às necessidades do público e atribuir valor à sua marca são ações que aumentam a identificação do cliente com a empresa e que geram fidelização. Para isso, é fundamental planejar e criar campanhas de marketing digital que se comuniquem diretamente com o consumidor e que transmitam essa mensagem.

Ações especiais de marketing durante os picos de vendas têm excelentes resultados. Estimule a interação do público, envolva os clientes e trabalhe com anúncios segmentados e relevantes nas principais plataformas utilizadas pelos seguidores da sua marca!

Presença ativa nos meios digitais

É essencial que as empresas e marcas tenham presença nos meios digitais. Isso ajuda a reforçar a imagem dos negócios, além de garantir a proximidade com o público-alvo. Utilize redes sociais que estejam alinhadas ao perfil da marca e invista em anúncios de descoberta, que são aqueles que trazem novos seguidores para o perfil da empresa. 

Criação de conteúdo 

A identificação do cliente com os ideais e valores da empresa depende da maneira como cada marca se posiciona. A criação de conteúdo é importante neste contexto, pois expressa a visão de mundo da empresa e mostra aos potenciais clientes quais são as causas que movem o negócio. 

Metas definidas 

As metas da empresa precisam estar muito bem definidas em datas de picos de vendas. Tenha um objetivo concreto, seja em número de conversões ou solicitação de orçamentos, por exemplo, e trabalhe para que os resultados sejam alcançados. 

Aposte nas métricas e no modelo de funil de vendas, que define todos os passos dados por um cliente desde que ele conhece sua marca até a realização da compra. Essas estratégias também auxiliam no entendimento das falhas no processo de vendas e permitem melhorias.

Ferramentas de Inteligência Artificial 

Os consumidores estão cada vez mais interessados em personalização, e isso deve fazer parte das estratégias de atração e engajamento das empresas. As ferramentas de inteligência artificial permitem que anúncios personalizados sejam criados para cada perfil de cliente, utilizando como base o comportamento prévio e as compras realizadas anteriormente por esses consumidores. 

Gatilhos mentais 

Criar campanhas de vendas utilizando gatilhos mentais também funciona bem em temporadas de picos de vendas. Isso significa utilizar estímulos psicológicos para persuadir os consumidores a tomarem uma ação. 

O principal gatilho usado em picos de vendas é a escassez, que consiste em mensagens que mostrem que um produto ou promoção é limitado, como, por exemplo: últimas unidades, desconto por tempo limitado, condições e brinde especial para os cinco primeiros clientes, entre outros. 


Por fim, uma última dica: é muito importante que a sua empresa esteja atualizada em relação às mudanças do mercado e as novas demandas estabelecidas pelo seu público. Para isso, invista em tecnologias que promovam relacionamento, dados estratégicos e bom atendimento. Conheça as soluções da Reach!


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