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O cenário do delivery no Brasil: inovações e mudanças

Tarek Saleh • mar. 30, 2021
O delivery no Brasil passou por um expressivo crescimento como consequência da pandemia de Coronavírus. 

De uma hora para outra, os comércios e serviços tiveram que se reinventar e descobrir maneiras de continuar vendendo sem colocar em risco a saúde dos clientes. Neste contexto, os negócios enxergaram nas entregas em domicílio a resposta para seus problemas. 

A pandemia fez com que o delivery deixasse de ser um diferencial e passasse a ser uma necessidade. Dessa forma, o crescimento desse mercado foi rápido, já que novos consumidores passaram a utilizá-lo como a opção mais segura de compras.

Além de ser considerado uma importante medida de proteção nesse momento de crise de saúde pública, o delivery também se tornou sinônimo de praticidade e conforto. O estudo Consumer Insights, realizado em 2020 pela Kantar, mostrou que os consumidores brasileiros passaram a confiar mais no delivery.

No ano passado, o maior percentual de entregas aconteceu no mercado de fast food, com um crescimento de 62% no último trimestre. No entanto, o delivery se mostrou fundamental para todas as áreas do varejo, desde as farmácias até os supermercados. 

Os benefícios do delivery 

O mercado de lojas que operam por delivery também mudou. Se antes os restaurantes e lanchonetes dominavam esse universo, agora já é possível encontrar negócios dos mais variados segmentos oferecendo esse serviço. Os principais benefícios do delivery são: 
  • Rapidez;
  • Praticidade;
  • Diversidade de métodos de pagamentos;
  • Comodidade.
Com todos esses fatores, somados ao cenário pandêmico, o delivery se consolidou como um fator essencial para o sucesso das empresas. 


As mudanças no delivery

 Apesar de lojas de todos os segmentos terem aderido ao delivery, o ramo mais forte ainda é o de alimentos. Atualmente, as plataformas que reúnem diversas opções de restaurantes em um único lugar crescem a cada dia, como os apps iFood e Uber Eats, por exemplo.

Embora não sejam soluções tão novas por aqui, os marketplaces de alimentação tiveram um “boom” de crescimento nos últimos tempos, ampliando muito o número de usuários que, com um único clique, conseguem visualizar todos os cardápios, os preços e até as especificações de cada prato. Toda essa comodidade e rapidez tem conquistado os consumidores e ajudado os restaurantes a se conectarem mais facilmente com seu público.

Outra mudança que surgiu com a pandemia foi a possibilidade de fazer mercado através do delivery. Se antes o serviço se restringia a fast food e refeições prontas, agora é possível comprar itens da cesta básica e outros produtos com entrega rápida em domicílio. 

Essas soluções cresceram como uma forma de adaptação à pandemia, mas as mudanças provavelmente permanecerão na sociedade, já que tornaram a rotina mais cômoda e confortável. Por isso é tão importante que as empresas de varejo se adaptem para atender no sistema de delivery e oferecer aquilo que os novos consumidores desejam

Seja através de uma plataforma própria de pedidos online, pelo WhatsApp ou pelos aplicativos de marketplace, os negócios devem formatar um serviço de entregas confiável, pontual e que atenda às demandas e aos novos hábitos de consumo dos clientes. 

E você? Conseguiu adaptar seu negócio para o mundo do delivery? Veja como podemos te ajudar nisso clicando aqui!

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