A pandemia fez com que o delivery deixasse de ser um diferencial e passasse a ser uma necessidade. Dessa forma, o crescimento desse mercado foi rápido, já que novos consumidores passaram a utilizá-lo como a opção mais segura de compras.
Além de ser considerado uma importante medida de proteção nesse momento de crise de saúde pública, o delivery também se tornou sinônimo de praticidade e conforto. O estudo Consumer Insights, realizado em 2020 pela Kantar, mostrou que os consumidores brasileiros passaram a confiar mais no delivery.
No ano passado, o maior percentual de entregas aconteceu no mercado de fast food, com um crescimento de 62% no último trimestre. No entanto, o delivery se mostrou fundamental para todas as áreas do varejo, desde as farmácias até os supermercados.
Os benefícios do delivery
O mercado de lojas que operam por delivery também mudou. Se antes os restaurantes e lanchonetes dominavam esse universo, agora já é possível encontrar negócios dos mais variados segmentos oferecendo esse serviço. Os principais benefícios do delivery são:
Rapidez;
Praticidade;
Diversidade de métodos de pagamentos;
Comodidade.
Com todos esses fatores, somados ao cenário pandêmico, o delivery se consolidou como um fator essencial para o sucesso das empresas.
As mudanças no delivery
Apesar de lojas de todos os segmentos terem aderido ao delivery, o ramo mais forte ainda é o de alimentos. Atualmente, as plataformas que reúnem diversas opções de restaurantes em um único lugar crescem a cada dia, como os apps iFood e Uber Eats, por exemplo.
Embora não sejam soluções tão novas por aqui, os marketplaces de alimentação tiveram um “boom” de crescimento nos últimos tempos, ampliando muito o número de usuários que, com um único clique, conseguem visualizar todos os cardápios, os preços e até as especificações de cada prato. Toda essa comodidade e rapidez tem conquistado os consumidores e ajudado os restaurantes a se conectarem mais facilmente com seu público.
Outra mudança que surgiu com a pandemia foi a possibilidade de fazer mercado através do delivery. Se antes o serviço se restringia a fast food e refeições prontas, agora é possível comprar itens da cesta básica e outros produtos com entrega rápida em domicílio.
Essas soluções cresceram como uma forma de adaptação à pandemia, mas as mudanças provavelmente permanecerão na sociedade, já que tornaram a rotina mais cômoda e confortável. Por isso é tão importante que as empresas de varejo se adaptem para atender no sistema de delivery e oferecer aquilo que os novos consumidores desejam.
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