Blog Layout

Estratégia O2O (Online-to-Offline): o que é e como fazer?

Jorge Dutra • ago. 04, 2020
Nos dias de hoje, qualquer empresa que não marca presença no mundo digital está se sabotando. Elaborar uma estratégia com foco em atrair e conquistar clientes pelos diversos canais é condição indispensável para o sucesso na experiência do cliente.

Mas isso não significa que a presença física do cliente se tornou obsoleta. Muito pelo contrário! Cada meio, digital e físico, tem seus atrativos. 

Comece entendendo quais são os atrativos do digital e do físico separadamente

O meio digital atrai pela comodidade e variedade. O tempo e esforço demandados para adquirir um produto ou serviço é menor, e suas ofertas são diversificadas, fornecendo maior liberdade de escolhas e até customização de itens.


Já o meio físico atrai pela experiência de compra e pelo imediatismo. No meio físico você compra o bem e não precisa esperar chegar em casa, além de o ponto de venda físico ser o local onde o cliente pode experimentar as opções antes de decidir qual levar, e também ter uma equipe de vendas consultiva de prontidão para atendê-lo.


Portanto, elaborar uma estratégia de atração de consumidores para ambos os casos faz a diferença, e existe um tipo de estratégia que vem se popularizando bastante e abrange ambos os meios: o O2O (Online-to-Offline).


Elabore estratégias que conectem com o cliente tanto no online quanto no offline

Trata-se de estratégias que visam ofertar produtos ou serviços online para serem usufruidos no offline. Para isso são elaboradas campanhas, promoções específicas e demais ferramentas que visam incentivar a locomoção voluntária do lead para que ele tenha vontade de comparecer ao estabelecimento físico e deseje a experiência de estar lá.



Os hábitos e preferências do consumidor estão em constante mudança, e muitos hoje preferem usufruir dos bens adquiridos em casa. Nesse caso, a mensuração se dá quando a conversão é decorrente de um anúncio pelo qual o cliente foi impactado no digital. O importante é que a estratégia garanta uma experiência única independente do canal


A estratégia O2O traz diversos benefícios para o negócio que sabe utilizá-la, como por exemplo redução de custos, aumento da taxa de ocupação do estabelecimento e crescimento da produtividade do negócio, uma vez que capta clientes no mundo digital, que possui maior possibilidade de segmentação e assertividade, para leva-los ao meio físico.



O que posso fazer para atrair clientes do digital para o físico?

Você pode elaborar essas estratégias de diversas formas, como por exemplo:


Google Meu Negócio

A página do Google Meu Negócio é o ambiente perfeito para levar clientes do digital para o físico. O lead que encontra sua empresa ali, é porque está fisicamente próximo ao estabelecimento e está buscando justamente o que a empresa vende. Além disso, ele fornece as informações necessárias tanto para despertar o interesse do cliente no digital (como website, fotos, meios de contato integrados e catálogo de produtos), quanto para atraí-lo para o estabelecimento físico (como geolocalização, horários de funcionamento e disponibilidade de serviços como drive thru).


Vouchers com promoções

Todo mundo adora uma promoção, né?! E elas são um dos principais meios para direcionar o cliente do online para o offline. Com esse método, você correlaciona a experiência digital do consumidor com a experiência no local físico. Um bom exemplo disso são restaurantes que oferecem, em seu website ou em aplicativos, vouchers com os quais o cliente pode consumir pagando valores menores ao apresentá-los no estabelecimento, ou mesmo realizando a compra pelo digital para consumir presencialmente.


Agendamentos simplificados

O consumidor digital é imediatista. Qualquer demora ou excesso de burocracia podem fazer com que ele perca o interesse naquilo que busca. No que diz respeito aos serviços, por que fazer com que o cliente tenha e passar por diversas etapas para realizar um agendamento? Uma ferramenta para que ele possa agendar uma consultoria diretamente pelo site, ou então interagindo com um Chatbot, pode fazer a diferença no processo de escolha, destacando-se pela simplicidade e agilidade.


Como você pode perceber, digitalizar o seu negócio, sua estrutura de atendimento ao cliente e seus vendedores não se trata apenas de aprimorar a experiência nos meios digitais, mas também afeta diretamente o fluxo de clientes na loja física.


Digitalize você também e conquiste mais clientes para o seu estabelecimento!

Compartilhe esse artigo:

quer que a nossa equipe entre em contato com você?

Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.

REACH BLOG

VÍDEO: Lei do SAC: 5 Principais Mudanças - Reach Blog
Por Tarek Saleh 14 dez., 2022
Sua empresa está adaptada à nova Lei do SAC? Apresentamos aqui, as 5 principais mudanças com a nova lei, vigente desde 3 de outubro de 2022, e mostramos como a Reach pode ajudar a sua empresa a se adaptar.
GUIA: Nova Lei do SAC: Sua empresa já está adaptada? Reach Blog
Por Tarek Saleh 30 nov., 2022
Você está informado sobre a nova Lei do SAC? Sua empresa já adaptou o serviço de atendimento ao cliente à nova legislação? Preparamos um guia para que você saiba mais sobre os pontos de atenção que a sua empresa deve ter a partir de agora, e como a tecnologia pode ajudar aumentando a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente.
Concact Center Inteligente ajudou rede de pneus a melhorar índices de vendas - reach blog
Por Tarek Saleh 20 set., 2022
Uma grande rede de revenda de pneus, parceira de grandes fabricantes como Bridgestone e Continental, tinha a necessidade de aprimorar seu processo de vendas por elefone, Chat e WhatsApp, diminuindo a quantidade de leads perdidos por falta de produtos ou falhas na conversa entre cliente e agentes.
Show More
Share by: