O meio digital atrai pela comodidade e variedade. O tempo e esforço demandados para adquirir um produto ou serviço é menor, e suas ofertas são diversificadas, fornecendo maior liberdade de escolhas e até customização de itens.
Já o meio físico atrai pela experiência de compra e pelo imediatismo. No meio físico você compra o bem e não precisa esperar chegar em casa, além de o ponto de venda físico ser o local onde o cliente pode experimentar as opções antes de decidir qual levar, e também ter uma equipe de vendas consultiva de prontidão para atendê-lo.
Portanto, elaborar uma estratégia de atração de consumidores para ambos os casos faz a diferença, e existe um tipo de estratégia que vem se popularizando bastante e abrange ambos os meios: o O2O (Online-to-Offline).
Trata-se de estratégias que visam ofertar produtos ou serviços online para serem usufruidos no offline. Para isso são elaboradas campanhas, promoções específicas e demais ferramentas que visam incentivar a locomoção voluntária do lead para que ele tenha vontade de comparecer ao estabelecimento físico e deseje a experiência de estar lá.
Os hábitos e preferências do consumidor estão em constante mudança, e muitos hoje preferem usufruir dos bens adquiridos em casa. Nesse caso, a mensuração se dá quando a conversão é decorrente de um anúncio pelo qual o cliente foi impactado no digital. O importante é que a estratégia garanta uma experiência única independente do canal.
A estratégia O2O traz diversos benefícios para o negócio que sabe utilizá-la, como por exemplo redução de custos, aumento da taxa de ocupação do estabelecimento e crescimento da produtividade do negócio, uma vez que capta clientes no mundo digital, que possui maior possibilidade de segmentação e assertividade, para leva-los ao meio físico.
Você pode elaborar essas estratégias de diversas formas, como por exemplo:
A página do Google Meu Negócio é o ambiente perfeito para levar clientes do digital para o físico. O lead que encontra sua empresa ali, é porque está fisicamente próximo ao estabelecimento e está buscando justamente o que a empresa vende. Além disso, ele fornece as informações necessárias tanto para despertar o interesse do cliente no digital (como website, fotos, meios de contato integrados e catálogo de produtos), quanto para atraí-lo para o estabelecimento físico (como geolocalização, horários de funcionamento e disponibilidade de serviços como drive thru).
Todo mundo adora uma promoção, né?! E elas são um dos principais meios para direcionar o cliente do online para o offline. Com esse método, você correlaciona a experiência digital do consumidor com a experiência no local físico. Um bom exemplo disso são restaurantes que oferecem, em seu website ou em aplicativos, vouchers com os quais o cliente pode consumir pagando valores menores ao apresentá-los no estabelecimento, ou mesmo realizando a compra pelo digital para consumir presencialmente.
O consumidor digital é imediatista. Qualquer demora ou excesso de burocracia podem fazer com que ele perca o interesse naquilo que busca. No que diz respeito aos serviços, por que fazer com que o cliente tenha e passar por diversas etapas para realizar um agendamento? Uma ferramenta para que ele possa agendar uma consultoria diretamente pelo site, ou então interagindo com um Chatbot, pode fazer a diferença no processo de escolha, destacando-se pela simplicidade e agilidade.
Como você pode perceber, digitalizar o seu negócio, sua estrutura de atendimento ao cliente e seus vendedores não se trata apenas de aprimorar a experiência nos meios digitais, mas também afeta diretamente o fluxo de clientes na loja física.
Digitalize você também e conquiste mais clientes para o seu estabelecimento!
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