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Do isolamento à retomada: veja a estratégia do Colégio Itatiaia para estimular o relacionamento com os clientes

Jorge Dutra • jul. 28, 2020
O isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus transformou a rotina de diversos setores de negócios, e um dos mais afetados foi justamente o da educação. Orientados a ficar em casa pelas entidades da saúde, professores e alunos viram a necessidade de se adaptar a situação e estimular o aprendizado de forma que 2020 não fosse um ano perdido do ponto de vista educacional.

Foi o caso do Colégio Itatiaia, que tem 8 unidades na região sul de São Paulo. Apesar das adversidades, a instituição não baixou a cabeça para a pandemia e usou o período de quarentena para estreitar os laços de relacionamento com os alunos, pais e funcionários pelos canais digitais.

Como o colégio foi afetado pelo início do isolamento

Por ser um colégio em que os alunos permanecem em período integral, a repentina quarentena afetou diretamente não apenas a rotina dos funcionários, mas também dos pais e alunos.



“O primeiro mês foi de susto. Nós sempre fomos uma escola de portas abertas, com uma relação muito próxima com os pais dos alunos, e de repente nossas portas precisaram ser fechadas.” disse Regina Rizzo, diretora do Colégio Itatiaia. “Não perdemos tempo e já fomos buscando atender os pais nesse momento, ao mesmo tempo em que estabelecíamos um critério de ensino a partir dali. Se não podemos ensinar os alunos pelos meios físicos, teremos que continuar nosso trabalho no digital.”



A princípio as aulas foram ministradas através de vídeos gravados para os alunos, e depois começaram a fazer lives, simulando no mundo digital a experiência de estar presente na sala de aula.


É preciso se adaptar à situação para inovar

As famílias dos alunos não ficaram na mão nesse período. Além da constante alimentação de conteúdos para que o ensino não seja deixado de lado, o Colégio Itatiaia forneceu um atendimento individual para cada família, de forma que pudessem saber como poderiam ajudar a passar por esse período. Afinal, a proximidade com os alunos e suas famílias é tamanha que o relacionamento vai além de lecionar, e sim de participar ativamente do dia-a-dia para ajudar em quaisquer questões que for necessário.


“Não adianta ter apenas uma técnica e seguir com ela durante todo o período. É preciso desenvolver essas técnicas, se adequar à pandemia, aprender com os acertos e dificuldades, e assim expandir os métodos de forma a estar presente no desenvolvimento dos alunos, mesmo que pelos canais digitais” contou Regina.


Visando manter a interatividade entre escola e alunos, o colégio enviou mensalmente kits com materiais e brinquedos para as crianças, propondo constantemente atividades envolvendo esses kits.


A atuação nos canais digitais foi fundamental para a estratégia do Colégio Itatiaia durante o isolamento social. A situação fez com que o colégio aumentasse o uso de suas redes sociais para elaboração de conteúdos e relacionamento com seu público. Buscando ajudar na elaboração de estratégias digitais para o momento, a Reach entrou em contato com o Colégio Itatiaia.


“O pessoal da Reach foi muito antenado. Eles perceberam que o momento tinha mudado e vieram atrás de nós para propor algumas estratégias” disse Carlos Lavieri, um dos mantenedores do Colégio Itatiaia. “Com tantas necessidades de mudanças repentinas, foi ótimo que fomos procurados proativamente pelos representantes da Reach, que nos ajudou a ajustar nossas campanhas ao momento.”



Digitalizando com criatividade e tecnologia

Engana-se quem pensa que a pandemia fez com as campanhas atraíssem menos interessados em busca do colégio. No entanto, a impossibilidade de estar fisicamente presente foi um obstáculo enfrentado com criatividade e tecnologia.



“O nosso maior atrativo é justamente o ambiente. O colégio encanta pelas cores, decoração, atividades e pela maneira como trabalhamos. Uma pena não podermos estar juntos das crianças fisicamente neste momento, pois o mais importante em um colégio é justamente a vida escolar como um todo e as crianças que fazem parte daquilo” disse Regina.



Mas se estar fisicamente presente é tão necessário, como seria possível passar essa mesma experiência pelos meios digitais, fazendo com que o colégio continuasse encantando os clientes, mesmo que pelos meios digitais?



“Uma coisa que aprendemos durante a pandemia foi a inovar, e o modelo de visita foi uma dessas ideias grandiosas” contou Regina. “Temos feito durante todo esse período visitas online pelo ambiente escolar. Fazemos um tour por todo o colégio, utilizando uma câmera 360º para mostrar e comentar cada pedacinho do local onde seus filhos ficarão quando isso tudo passar.”



Sem dúvidas uma maneira criativa de proporcionar a experiência de estar dentro da escola e mostrar para os futuros clientes o quanto a escola se preocupa com o ambiente em que seus filhos estarão.



Ações desse calibre demandam muito dos funcionários do local, e esse foi um dos motivos pelos quais o Colégio Itatiaia foi capaz de se adaptar à situação com agilidade e excelência.



“Estou encantada pela atuação e busca de aperfeiçoamento de toda a equipe do colégio para se adaptar à situação e manter um relacionamento próximo dos pais e alunos durante a pandemia. A necessidade causa a inovação, e isso fica para sempre. Felizmente tive o tempo todo uma equipe incrível sempre disposta a inovar” disse Regina.

A retomada das atividades está chegando e é preciso se preparar!

O momento da retomada das atividades escolares está chegando e é necessário se preparar para o que vem aí. Afinal, mesmo com a escola reabrindo, as coisas não serão como antes. Diversos cuidados devem ser tomados visando proteger os estudantes e os funcionários da escola.



No Colégio Itatiaia, a preparação para a retomada com segurança (prevista para o dia 8 de setembro) já está em andamento! Dentre os métodos adotados para a volta às aulas presenciais, está principalmente a intensificação da higiene do local.


Quando chegarem ao colégio, os funcionários imediatamente vão trocar cada peça de roupa. Além disso, todos receberão kits contendo máscaras, saquinhos distintos para máscaras limpas e suja e álcool gel.



“O Itatiaia já tinha como cultura uma série de cuidados que hoje são requisitos para a retomada, como o de ter tudo individualizado, luvas descartáveis, lenços de papel e etc, e por isso só precisamos intensificar o que já era parte de nossa rotina: os cuidados com a higiene disse a diretora.


E não apenas com a higiene! O colégio vai monitorar individualmente cada uma das crianças para analisar seu comportamento e medir sua temperatura de forma a identificar alguma doença.


Cuidados com o corpo e com a mente!

Os cuidados são importantes para evitar contágio do COVID-19 entre as crianças e, principalmente, entre o corpo docente, no qual alguns estão no grupo de risco do vírus. E o colégio não se preocupa apenas com a saúde física de seus funcionários, mas também com a saúde emocional.


Ciente de que é um período difícil para as pessoas, o colégio tem realizado reuniões individuais com cada funcionário para saber como está a vida pessoal deles. Afinal, é preciso estar bem emocionalmente para atender bem o cliente.


“Além dos vídeos com orientações para os funcionários no momento da retomada, é preciso entender cada um deles como seres humanos, além do profissional” disse Regina. “Para nós isso é muito importante. Estar presente tanto na vida das famílias que são nossas clientes, quanto na vida dos nossos funcionários. Vamos vencer, mas vamos vencer juntos!”


E você? Já está preparando o seu negócio para a retomada? Veja como podemos te ajudar nisso clicando aqui!

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