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Estratégia local: como ser assertivo?

Jorge Dutra • abr. 20, 2020
É de extrema importância elaborar uma estratégia local para o seu negócio, de forma a fazer com que os possíveis clientes que estão próximos a você te encontrem. E isso não apenas para trazer pessoas que estão “passando por aí” para a sua loja física, mas a estratégia local influencia diretamente na performance de vendas pelo canal digital.

Afinal, não é de hoje que as estratégias online e offline se tornaram complementares. A maneira como a sua loja atua na internet influencia diretamente no fluxo de pessoas físicas no local, e o contrário também acontece. A maneira como você se relaciona com o seu cliente no físico interfere no desempenho online.

No exato momento em que escrevo isso, estamos vivenciando um período que serve de exemplo de como a estratégia local é importante: a crise de saúde pública devido à rápida propagação do COVID-19. Graças a isso, as pessoas estão em situação de distanciamento social, de forma que os estabelecimentos comerciais estão sumariamente fechados.

O fechamento da localidade física não significa que as lojas estão fechadas para negócios. Para continuar vendendo, os negócios têm a necessidade de atuar mais fortemente em um local onde há clientes, mas não há isolamento ou doença: o mundo digital.

Mas como estabelecer uma estratégia locar assertiva?

Encontre seu cliente em todos os canais

Você já deve ter lido por aí ou escutado a expressão “omnichannel”. Ela consiste em dizer que você deve manter todos os canais de comunicação possível para o seu cliente. Seja pelo website, redes sociais, telefone ou lojas físicas.

Fazer com que a sua loja atenda o cliente em todos os canais permite estreitar o relacionamento e, claro, conquistar novos clientes pela presença abrangente e pela forma de divulgação mais eficiente e gratuita: o boca-a-boca.

A seguir, daremos algumas dicas para usar de ponto de partida na elaboração de uma estratégia local de marca.

Coloque seu negócio no Google Meu Negócio

Se você nos acompanha com frequência, já deve lido essa dica diversas vezes. Mas é porque manter presença no Google Meu Negócio é PRIMORDIAL, ainda mais nos tempos de quarentena. Então é preciso sempre reforçar a importância da ferramenta para aprimorar a sua estratégia local.

Afinal, nele você pode incluir todos os dados de contato, como localização, páginas em mídias sociais, telefone (com “click to call”), integração com WhatsApp, website, contato direto, e ainda elaborar um perfil completo com seu catálogo de produtos, fotos, preços e demais informações.

Além de ser uma ferramenta completa, ele ainda bota você na primeira página de resultados de pesquisa do Google. Sua loja aparece no topo da primeira página se um cliente próximo busca pelo seu serviço ou produto, baseado na geolocalização. Quanto mais atualizada estiver a sua página, mais relevância você ganha dentro do Google!

O telefone é seu melhor canal de atendimento

A voz no atendimento é de extrema importância, uma vez que é o mais próximo do atendimento físico que você pode ter. Dúvidas frequentes podem ser sanadas pelo contato na internet, mas quando o cliente precisa de um atendimento mais complexo, o telefone é considerado como uma forma mais “humanizada” do atendimento, até por demonstrar mais atenção, ter resposta instantânea e mais facilidade de compreensão.

Além disso, segundo o Google, 61% dos consumidores online preferem fazer uma ligação para a empresa enquanto estão em uma jornada de compra. Ou seja, o atendimento telefônico é um canal essencial para elevar a qualidade da experiência do cliente.

E quando o assunto é telefone, não se trata apenas de disponibilidade, mas também de qualidade. Portanto, o atendimento fornecido por esse canal deve ser monitorado de forma a desenvolver um alto desempenho, o que resulta em uma melhor reputação e até aumento de vendas.

Esteja ativo nas redes sociais

Principalmente para a estratégia local, as redes sociais são essenciais. Um negócio que se destaca no Instagram, Facebook ou qualquer outra ganha uma maior abrangência na região. A princípio porque os clientes geralmente têm outras pessoas da região adicionadas em seu perfil, o que facilita para que você seja “descoberto” por essas outras pessoas.

Fazendo posts que geram alto engajamento e a oportunidade de aprimorar o relacionamento com o cliente, seu negócio ganha cada vez mais visibilidade. Afinal, quem nunca viu um comentário de uma pessoa marcando outras várias na publicação de um restaurante, por exemplo, com a mensagem “vamos?”. 

Mas cuidado! As mídias sociais são o meio mais integrado com os demais canais da sua empresa, pois lá você será avaliado pelos clientes. Um mau atendimento telefônico, por exemplo, pode gerar reclamações e avaliações negativas na sua página, o que é extremamente nocivo para o seu negócio. Afinal, o público procura referências antes de escolher sua loja para comprar o que deseja.

Quer saber como fazer um bom planejamento de conteúdo em redes sociais para aprimorar a sua estratégia local? Que tal baixar o nosso e-book? É GRÁTIS!
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