Blog Layout

A quarentena revolucionando o varejo digital

Jorge Dutra • abr. 07, 2020
Esteve sempre claro que há uma tendência mundial para a aplicabilidade da tecnologia para o varejo. O mundo digital revolucionou os métodos de vendas pelo mundo todo. Antes era normal ligarmos para um restaurante quando o objetivo era solicitar entrega de comida, enquanto hoje temos diversos aplicativos que otimizam os pedidos de forma a realizar uma entrega sem sequer haver um contato direto entre o cliente e o restaurante.

Apesar de ser comum em diversos países, no Brasil ainda havia um crescimento em menores proporções do uso do digital aplicado ao varejo, seja pela dificuldade das empresas em compreender a tecnologia, ou pelo mesmo motivo por parte do consumidor. Mas uma crise chegou para dar um alerta sobre a real necessidade da aplicabilidade dos canais digitais para o varejo: a pandemia do coronavírus.
A doença obrigou as pessoas a tomar medidas drásticas para conter a sua propagação. De uma semana para a outra, empresas fecharam suas portas físicas e indicaram que seus funcionários ficassem dentro de casa por um tempo, promovendo o isolamento social. Boa parte dos comércios locais e pequenas empresas fecharam as suas portas, mas o capital ainda precisava girar. 

Como vender se os clientes não irão até as lojas? Como continuar tocando um pequeno negócio se os funcionários precisam ficar em quarentena dentro de casa?

a resposta está no mundo digital

Com toda a situação, os pequenos negócios se viram obrigados a migrar rapidamente seus serviços para o mundo virtual, de forma que pudessem continuar vendendo. Afinal, o cliente pode estar dentro de casa, mas ainda precisa consumir. A tecnologia viabiliza o funcionamento do varejo, mesmo com suas portas físicas fechadas.

Todos aqueles modos tradicionais de divulgação de marca, atendimento e venda se tornaram inefetivos frente a uma crise jamais enfrentada ou esperada pelo mundo. As empresas precisam se reinventar e inserir no digital com agilidade para que seu negócio continue funcionando e vendendo. Afinal, o cliente que já passava grande parte de seu tempo na internet agora passa mais ainda, e é possível alcança-lo lá.

Pensando nisso, que tal ler algumas dicas que separamos para garantir que o varejo transforme essa crise em uma oportunidade de se reinventar? 

use o google meu negócio

O consumidor em busca de um produto específico, sem poder sair pessoalmente para procura-lo, vai procurar na maior ferramenta de pesquisa do mundo: o Google. E é possível garantir a visibilidade da sua empresa logo na primeira página, principalmente quando o cliente que te busca está por perto.

O Google Meu Negócio utiliza da geolocalização do pesquisador para mostrar as lojas mais próximas que tem o que ele busca no topo da primeira página de resultados de busca. Ele mostra a localização física da sua empresa e sua proximidade em um mapa, mas não para por aí.

A ferramenta mostra outras informações sobre o seu negócio para o pesquisador. Lá você pode incluir dados para contato, como o telefone, integração com WhatsApp, o website e páginas em redes sociais. Dessa forma, o cliente pode entrar em contato direto com você para solicitar uma entrega, viabilizando a venda. E ainda não para por aí!

É possível colocar horários de funcionamento, catálogo de produtos, fotos, cupons de descontos, promoções e tudo para formar um anúncio completo e gratuito da loja com alta assertividade de público.

tenha um website atualizado

A loja física está fechada, então o site passa a realizar o papel da loja. Lá o cliente deve encontrar todas as informações sobre seu negócio, com um catálogo atualizado dos produtos, suas informações e canais de atendimento direto para facilitar a comunicação com o cliente. 

Como o site deve ser tratado como a loja física, ele também deve ter informações bem-distribuídas para otimizar a experiência do cliente. O design também é importante, afinal o ambiente virtual deve ser convidativo e atraente, assim como o ambiente físico.

E, PRINCIPALMENTE, uma hospedagem que forneça segurança e agilidade. Afinal, se a sua loja física precisa ter estrutura para acomodar os clientes confortavelmente e sem preocupações, o site também precisa. E você não vai querer deixar o seu cliente esperando a página demorar para carregar para poder atende-lo, né?! Se distrair no meio digital é muito fácil e a lentidão pode fazer com que ele perca o interesse na sua loja.

melhore sua performance online com estratégias de campanhas digitais

A mídia online é mais assertiva que a mídia tradicional. As campanhas digitais possibilitam que você segmente seu público, fazendo com que a sua mensagem atinja exatamente as pessoas que têm maior possibilidade de se interessar pelo seu produto. 

Além disso, mesmo com alta assertividade, o investimento necessário para anunciar na internet é muito menor que para a mídia offline. Marcando presença nos meios digitais você informa ao seu cliente que você ainda está lá para atende-lo e possibilita que novos clientes descubram o seu negócio quando estão precisando.

Para finalizar, que tal baixar GRATUITAMENTE um e-book com dicas de como montar uma estratégia que melhora sua presença e performance online? 

Fique à vontade para conversar com nossos especialistas e tirar suas dúvidas.

Compartilhe esse artigo:

quer que a nossa equipe entre em contato com você?

Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.

REACH BLOG

VÍDEO: Lei do SAC: 5 Principais Mudanças - Reach Blog
Por Tarek Saleh 14 dez., 2022
Sua empresa está adaptada à nova Lei do SAC? Apresentamos aqui, as 5 principais mudanças com a nova lei, vigente desde 3 de outubro de 2022, e mostramos como a Reach pode ajudar a sua empresa a se adaptar.
GUIA: Nova Lei do SAC: Sua empresa já está adaptada? Reach Blog
Por Tarek Saleh 30 nov., 2022
Você está informado sobre a nova Lei do SAC? Sua empresa já adaptou o serviço de atendimento ao cliente à nova legislação? Preparamos um guia para que você saiba mais sobre os pontos de atenção que a sua empresa deve ter a partir de agora, e como a tecnologia pode ajudar aumentando a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente.
Concact Center Inteligente ajudou rede de pneus a melhorar índices de vendas - reach blog
Por Tarek Saleh 20 set., 2022
Uma grande rede de revenda de pneus, parceira de grandes fabricantes como Bridgestone e Continental, tinha a necessidade de aprimorar seu processo de vendas por elefone, Chat e WhatsApp, diminuindo a quantidade de leads perdidos por falta de produtos ou falhas na conversa entre cliente e agentes.
Show More
Share by: