Se destacar em meio a tantas opções na internet é tarefa difícil e, por isso mesmo, depois de conquistar clientes você deve se empenhar ao máximo para mantê-los. Para conseguir fazer isso, é preciso criar um relacionamento duradouro e que de fato busque satisfazer todas as necessidades desses consumidores.
Muitas pesquisas já demonstraram que fidelizar clientes pode ser cerca de 7 vezes mais econômico do que conquistar novos. Afinal, trata-se da melhor forma de manter as vendas aquecidas, contando com uma base preciosa de consumidores que já conhecem seus produtos/serviços.
Para conseguir fidelizar de verdade os seus clientes, confira algumas dicas rápidas a seguir:
Fazer um bom atendimento é uma das etapas mais importantes para criar um relacionamento com seus clientes. É através dessa comunicação que o cliente irá se sentir próximo da empresa, inclusive para resolver seus problemas e suas dúvidas de maneira efetiva no caso de necessidade.
Por isso, a marca deve estar sempre pronta para entrar em contato e responder aos seus clientes com total atenção e de forma personalizada, evitando ao máximo as mensagens genéricas e impessoais.
Criar ações promocionais, ter programa de pontos, cartão de fidelidade ou oferecer descontos especiais na época do aniversário do cliente são ótimas formas de manter o interesse da pessoa em comprar novamente com você.
Essas ações devem ser planejadas e bem estruturadas, e são realmente ótimas para manter o público envolvido com a marca.
Ter um conteúdo de qualidade e relevante, que faça mesmo uma diferença para os usuários, é sempre uma ótima forma de conseguir que a sua empresa se destaque no meio. Mas, além disso, um bom blog e redes sociais ativas também ajudam bastante a fidelizar seus clientes - e a fazer com que continuem conectados à sua empresa.
Esse tipo de conteúdo informativo também atua fazendo com que os usuários saibam mais sobre os produtos que você tem a oferecer, fortalecendo essa relação. Há vários tipos diferentes de conteúdo que podem funcionar de diversas maneiras, dependendo do caso, mas vale ressaltar que uma central de ajuda bem explicativa, além de textos segmentados e institucionais, podem fazer toda a diferença.
O e-mail marketing pode ser uma ótima estratégia de comunicação com os seus clientes, mas apenas se eles estiverem corretamente segmentados, de maneira que os usuários recebam os conteúdos que façam sentido para o seu perfil de consumidor.
Sendo assim, é importante pensar em formas de separar o conteúdo dependendo do grupo de clientes, fazendo com que os e-mails fiquem mais bem direcionados.
Observar as métricas das suas estratégias é essencial para saber o que está dando certo para o seu público e o que ainda pode ser aperfeiçoado para que o relacionamento com os clientes melhore - e, assim, eles queiram comprar novamente.
Para ter esse tipo de informação realmente baseada em dados, use uma plataforma de comunicação omnichannel com inteligência artificial, que vai trazer insights sobre todas as suas interações com os seus clientes. Assim, será muito mais fácil entender suas necessidades e vender mais.
A Reach tem várias soluções de inteligência e tecnologia que te ajudam a tomar decisões e a operar com base em fatos. Com a oferta de insights poderosos, as ferramentas permitem que você ofereça experiências memoráveis aos seus clientes. Faça contato e saiba mais!
Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.