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Conectando estratégias na jornada: O2O e Personalização

Tarek Saleh • set. 09, 2021

Cada vez mais empresas têm se adaptado para vender e atender clientes pelos meios online, mas é preciso ter em mente que o planejamento de todas as ações deve levar em consideração a jornada individualizada do consumidor, ou seja, é necessário oferecer experiências específicas e memoráveis para cada perfil de cliente, a fim de se diferenciar dentro do mercado digital e, consequentemente, no mundo offline.

 

Para conseguir atrair os usuários, algumas marcas têm usado as estratégias de O2O e personalização. Você sabe o que são esses conceitos? Continue lendo este artigo para entender.


O que é O2O?

O2O é uma estratégia que se baseia em pensar ações integradas de venda entre os meios digitais e presenciais, ou seja, online-to-offline.

 

Isso significa que, ao usar esse modelo, as marcas se preparam para oferecer uma compra que pode integrar o meio digital com a loja física – proporcionando mais possibilidades para os clientes.

 

Esse é um diferencial que pode facilitar bastante a vida dos consumidores, gerando uma experiência mais agradável e transmitindo bastante confiança. Na prática, essas soluções permitem que as empresas ofereçam o que chamamos de e-commerce da vida real ou local-ecommerce, no qual os clientes pesquisam sobre produtos online para, depois, comprarem em lojas físicas que estão próximas a eles.  


O2O e a hiper personalização

A hiper personalização é um dos métodos mais efetivos de vender no mercado digital, já que se baseia na construção de uma verdadeira relação com os clientes. Dessa maneira, o que é valorizado é justamente uma comunicação mais pessoal e próxima, que se dirige diretamente ao cliente.


Com a hiper personalização, as empresas se dedicam a melhorar a experiência de cada cliente, pensando quais são as suas necessidades e que diferenciais eles podem buscar. A estratégia O2O é um dos pontos que pode oferecer várias vantagens competitivas às empresas.


Para perceber isso, basta saber que lojas e empresas locais podem oferecer seus produtos online, assim como fazem os grandes players do e-commerce. A diferença é que essas empresas devem focar seus esforços de marketing digital para atingir clientes que estão na sua localidade, que querem comprar rapidamente e ter acesso a um serviço eficiente de delivery, por exemplo.

 

Com esse tipo de ação, fica mais simples atrair, fidelizar e conquistar clientes locais, usando o meio digital para trazer os consumidores para o ponto de venda e para negociações com as empresas que estão nas proximidades de suas casas ou escritórios. 


Vantagens do O2O para os clientes

Para os clientes, as vantagens do O2O são várias. Dentro delas, por exemplo, podemos citar a entrega mais rápida e a troca facilitada de produtos, já que o consumidor pode alternar entre meios online e offline para conseguir isso.

 

Outra vantagem é que, ao optar por retirar na loja, o cliente acaba não tendo que arcar com algumas despesas, como a de frete. Sendo assim, resolve o problema de forma mais eficiente e também mais econômica.


Vantagens do O2O para as empresas

Principalmente para pequenas e médias empresas, o uso do O2O se dá justamente para facilitar alguns problemas de logística. A facilidade na entrega é um desses pontos positivos, pois assim os gastos são reduzidos e os lucros otimizados.

 

Outra questão importante é que, através da utilização do 020, os clientes conseguem conhecer melhor a empresa por via digital antes de comprar na loja física. Assim, eles têm mais contato com seus produtos e já fazem uma seleção prévia do que lhes interessa mais.


Como a Reach pode te ajudar?

Com os recursos da Reach, fica muito mais fácil entender as necessidades dos seus clientes. E isso é feito com os dados que são obtidos durante todas as suas interações online ou offline. Você pode, por exemplo, personalizar ações com base nas conversas que teve com os consumidores pelos canais digitais ou pessoalmente.

 

A inteligência artificial permite aperfeiçoar as estratégias de hiper personalização e oferecer aos clientes o que eles realmente desejam. É a transformação da voz em dados estruturados e confiáveis, que permitem que você conheça o seu cliente e faça as abordagens certas na hora de oferecer um novo produto ou serviço. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!


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