O pós-venda é muito importante para fidelizar clientes em qualquer setor, mas, no mercado automotivo brasileiro, nem sempre essa etapa tem a devida atenção.
Quando isso é feito corretamente, os dados são impressionantes: cerca de 50% do lucro da indústria automotiva é obtido a partir do pós-venda, enquanto apenas 14% vêm da venda de veículos para novos clientes.
Em empresas de qualquer tamanho nesse meio, o pós-venda deve ser uma estratégia para reter e fidelizar clientes. Esse tipo de contato faz com que a empresa tenha mais estabilidade e proximidade com seu público consumidor. Mas é preciso que as concessionárias realmente executem um trabalho de base junto aos clientes, como foco no relacionamento qualificado.
Confira algumas dicas para fazer isso de forma efetiva!
As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) trazem para a concessionária os dados dos clientes, fornecendo os registros e as informações de compras anteriores. Assim, fica mais fácil atraí-los novamente no pós-venda.
Acompanhar os clientes através do CRM faz com que a concessionária fique pronta para realizar as abordagens corretas, já pensando em produtos e soluções próprias para aquele cliente – assim como no momento certo de fazer um contato.
Essa pode ser uma ótima forma de garantir que o atendimento da sua empresa seja efetivo e alinhado. Com um script ou roteiro de pós-venda, você faz com que a conversa seja orientada da forma certa nos meios de comunicação.
Durante os contatos, os clientes vão partir para caminhos diferentes de diálogo, naturalmente, mas é importante que no momento do atendimento o consultor já tenha formas de abordagem prontas para orientar a conversa.
Pode parecer uma dica óbvia, mas ter uma equipe preparada não significa apenas ter profissionais com bons currículos – mas sim verdadeiros consultores sobre a sua marca, que saibam fazer o atendimento de modo a consolidar a relação com o cliente.
A equipe deve ser capaz de tirar dúvidas, analisar as necessidades dos clientes e responder às suas demandas. Deve, portanto, ajudar o cliente em todo o processo.
O showroom virtual é um recurso digital que aproxima os clientes da experiência que eles teriam em uma loja física. E mesmo que o cliente vá ter acesso à loja física, esse showroom é um ótimo recurso de preparação para essa visita presencial.
É super importante também manter um site atualizado, com informações de qualidade e que complementem bem a experiência. Colocar ofertas nessa área é bastante interessante, pois atrai o cliente de maneira mais direcionada.
Para as ações de marketing digital continuarem alcançando e atraindo os clientes no pós-venda, uma boa ideia é trabalhar com listas segmentadas e descontos especiais. Assim, você atende às necessidades do cliente e ativa uma lembrança da sua empresa – sempre de uma forma que eles se sintam especiais.
Fazer uma campanha alinhada envolve vários fatores, por isso é essencial conhecer os dados e as métricas obtidas durante todo o processo de atendimento ao cliente e vendas. Com as soluções da Reach, você obtém relatórios e avaliações precisas para poder aperfeiçoar ainda mais a sua empresa!
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