O Dia dos Pais está chegando e os estabelecimentos já devem preparar suas
estratégias de campanhas e canais de atendimento
para atender a data, que é uma das que mais movimenta o comércio no ano.
O seu negócio está preparado?
O Waze
e o Google
coletaram alguns dados que dão uma visão do comportamento do consumidor na data em 2019. Claro, estamos em um ano um tanto quanto diferente devido à pandemia do coronavírus e ao isolamento social, mas isso não significa que vá ser tudo diferente. Muito pelo contrário! Analisar esses dados e aplicar o que pode ser útil para o Dia dos Pais no “novo normal”
é o ponto de partida para bolar uma estratégia que fará você aproveitar a data ao máximo.
Informação é essencial para ser uma opção
De acordo com dados internos do Google,
o pico de buscas por presentes inicia na própria semana que antecede a data. No entanto, ela ganha tração 3 semanas antes, pois já começam a se preparar para escolher um presente adequado. O grande pico de ida às lojas é na
segunda sexta-feira de Agosto.
É preciso estar com a equipe e estoque preparados
para atender à alta demanda que espreita a data, mas também ir em busca
dessa alta demanda. Afinal, estamos em tempos em que a informação é primordial
e o cliente só tem como saber, por exemplo, se a sua loja está de portas fechadas ou abertas, se está ou não atendendo pela internet, se for informada disso.
É preciso entender o novo consumidor
Uma pesquisa realizada pela
Google Survey em 2019 nos mostra que os
shopping centers são os locais mais procurados pelos consumidores na hora de comprar um presente, com
42%
das respostas, seguidos por lojas de rua
(27%)
e internet
(21%).
No entanto, 2020 é um ano atípico devido ao isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. Muitos locais ainda estão com portas fechadas, e mesmo aqueles que estão gradualmente retomando as atividades terão de funcionar com algumas ressalvas, como horários reduzidos e quantidade de clientes na loja controlada.
E mesmo o cliente tende a ter um comportamento diferente na data. Muitos ainda estão demasiadamente assustados para ir à shoppings em busca de presentes, e outros acabaram por se habituar com as compras pela internet. Ao que tudo indica, podemos esperar um aumento significativo da procura de produtos pela internet
em relação aos demais anos, mas tampouco pode-se dizer que as lojas físicas terão resultados insignificantes. É preciso estar preparado para atender à alta demanda em ambos os cenários, o phygital (físico + digital).
O que você pode fazer para preparar seu negócio para a data
Juntando os dados obtidos às tendências provocadas pela pandemia do coronavírus, separamos algumas dicas para você preparar o seu negócio para o Dia dos Pais de 2020:
Já comece a fazer campanhas digitais
É chegada a hora de planejar e pôr em prática as estratégias de campanhas digitais para divulgar seus produtos e promoções para o Dia dos Pais. Visto que o interesse por presentes se inicia 3 semanas antes da data, os estabelecimentos que começarem a divulgar com antecedência o que têm a oferecer saem na frente no processo de decisão de compra.
Fique atento ao anúncio divulgado
Você sabia que
apenas 35% dos pais se identificam com a imagem projetada pela publicidade para a data? Enquanto isso, 38% dizem que não se identificam. É o que nos mostra uma pesquisa realizada pela
Google Survey. Dentre as características que não representam os pais, estão em evidência as imagens de
“pai perfeito”, de
“pai coadjuvante na criação dos filhos”
e de
“pai rígido e autoritário”.
Que tal aproveitar para passar uma imagem mais acolhedora e dentro da realidade para esse Dia dos Pais de forma que seus anúncios fiquem em evidência por estarem mais próximos da realidade, mais representativas e com um teor de conexão entre pais e filhos, seja no online ou no offline.
Esteja preparado para a alta demanda nos canais digitais
Se o seu estabelecimento já está retomando as atividades econômicas,
prepare-se para o movimento figital. Como dito anteriormente, a tendência é que a internet tenha um destaque em 2020, tanto na hora de atrair quanto na hora de vender.
Para atrair pessoas do online ao offline, tente uma estratégia que ajude o cliente nesse trajeto. Faça anúncios no Waze
de forma a estar em evidência quando o cliente estiver fisicamente em busca de presentes. Mantenha também suas páginas em mídias sociais, website e Google Meu Negócio atualizadas, mostrando seus produtos, promoções, horários e critérios de funcionamento. Além disso, não se esqueça de fornecer um ambiente seguro, de acordo com as normas sanitárias, para atender os clientes em sua loja.
Monte uma estratégia Omnichannel
Seu cliente pode manifestar interesse e sanar dúvidas em diversos canais. Certifique-se de que a sua equipe está preparada para fornecer um atendimento de qualidade
em cada um deles, seja no site, e-mail, telefone, redes sociais ou estabelecimento físico. O grande desafio da data em 2020 é garantir a excelência no atendimento multicanal
para que a experiência do cliente seja satisfatória, gerando avaliações positivas e melhorando a imagem da marca.