A importância de ter uma timeline da jornada digital do seu cliente
Tarek Saleh • 12 de março de 2021
Tão importante quanto vender, é conquistar e fidelizar seu público. Para fazer seus clientes permanecerem, é preciso surpreender. Para isso, é muito importante se atentar, além dos diferenciais do produto que oferece, ao tipo de tratativa que seu time de vendas ou inside sales tem com o cliente.
Hoje, a experiência do cliente é muito valorizada. Para fazer com que ela seja a melhor possível, você precisa traçar estratégias e utilizar ferramentas interessantes e funcionais para conseguir entender o que o seu cliente precisa e como você deve suprir essa demanda.
Uma maneira inovadora de saber quais são as necessidades e dores de seus prospects é traçando a timeline da jornada digital do cliente, que registra as informações de todas as etapas percorridas até a concretização de uma compra.
Necessidades do cliente
Para entender melhor o que o seu cliente precisa, é necessário se colocar no lugar dele.
Aqui, entra um conceito que está em alta ultimamente: empatia!
A forma mais simples de compreender os anseios e a trajetória dos clientes no ambiente digital é fazendo a análise de dados e, para isso, a tecnologia é indispensável.
O mapeamento da jornada do cliente pode gerar inúmeros insights sobre qual caminho tomar para atingir a excelência no atendimento. Saber o momento certo de abordar, a linguagem adequada e a solução mais apropriada para cada cliente é uma forma de personalizar o atendimento.
Utilizar meios de se comunicar de forma próxima e empática, durante todo o percurso da compra, fará muita diferença na experiência do seu cliente e nos resultados do seu negócio.

Mapeamento da timeline do seu cliente
Para conseguir traçar essa linha do tempo e acompanhar todos os passos do seu cliente, é necessário optar pela modernização e otimização de processos. Dessa forma, você poderá:
Atrair clientes que precisam da sua solução ou produto:
O primeiro passo na jornada de compra do seu lead é a pesquisa. Utilizar ferramentas para atrair seus clientes, através da presença digital, é muito importante.
Modernizar seus canais de venda:
Oferecer diversos meios para o contato entre o seu público e sua equipe, além de fazer a gestão desses contatos, é importante para que você consiga entender, cada vez mais, quais são as necessidades de seus clientes.
Disponibilizar canais de atendimento pós-venda:
A experiência do cliente não termina depois que ele finaliza a compra. Para fidelizá-lo, é necessário dar o suporte necessário também no pós-venda. Utilizar soluções tecnológicas para isso conquistará seu público pela facilidade de obter ajuda.
Utilizar a tecnologia a seu favor:
A tecnologia é uma grande aliada para a gestão de seu negócio. Através de ferramentas de monitoramento de atendimento, inteligência artificial, transcrição de chamadas para textos e armazenamento de dados, você terá em mãos informações preciosas para aperfeiçoar seu atendimento e se tornar referência no mercado.
Tudo isso você pode ter ao optar por uma plataforma omnichannel, que irá interligar todos os seus canais de atendimento, integrar suas ferramentas e reunir em um só lugar todas as métricas de qualidade, comportamento e resultados.
Dessa forma, você terá a ferramenta necessária para fazer o controle ideal de seu modelo de atendimento e do desempenho da equipe, aperfeiçoando o seu negócio e, por consequência, conquistando o aumento no número de vendas. Conheça as soluções da Reach para encantar seus clientes!
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