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A importância da evolução do SAC 3.0 para o seu relacionamento com cada cliente em todos os canais

Tarek Saleh • fev. 03, 2022

Considerado uma tendência no segmento de atendimento ao cliente, o SAC 3.0 é um modelo muito importante para o relacionamento das empresas com os seus consumidores. O conceito está alinhado com as novas exigências e padrões de comportamento dos clientes modernos, que estão sempre conectados e informados.

 

Antes de falar especificamente sobre o conceito de SAC 3.0, vale a pena entender o que é o consumidor 3.0 e como o acesso à Internet trouxe novas demandas para o processo de atendimento das empresas.

 

Atualmente, por conta das novas tecnologias e das redes sociais, o cliente adquiriu um novo perfil, com mais autonomia e voz ativa. Com isso, ele se tornou mais exigente, inclusive em relação ao atendimento prestado pelas empresas com as quais se relaciona.

 

Por estar sempre conectado e atento às novidades, o consumidor 3.0 deseja que os canais de atendimento também tenham agilidade e eficiência na hora de solucionar um problema. É justamente aí que entra em cena o SAC 3.0!


A diferença do SAC 1.0, 2.0 e 3.0?

No modelo tradicional de suporte ao cliente, o atendimento consistia apenas em ouvir e solucionar reclamações e solicitações, além de tirar dúvidas sobre produtos e serviços.

 

Em seguida, surgiu o SAC 2.0, que já tinha os canais digitais como um diferencial no suporte e atendimento ao cliente. Além de melhorar a interação entre o consumidor e a empresa, esses canais são uma maneira de facilitar a comunicação.

 

Adotando o conceito de multicanal, essa nova fase do atendimento inclui ferramentas de comunicação como:

 

  • E-mail;
  • Redes sociais (Instagram, Facebook, etc.)
  • Chatbot.

 

Conforme o próprio perfil do consumidor se transformou, o SAC 3.0 surgiu como uma inovação no conceito de atendimento ao cliente. Utilizando todos os recursos trazidos pelo avanço tecnológico, esse novo modelo busca ir além de apenas otimizar os canais de atendimento. Agora, o foco principal do SAC 3.0 é a experiência do cliente.


Benefícios do SAC 3.0

Para estabelecer um relacionamento duradouro com o consumidor, é importante que as empresas ofereçam uma experiência positiva em toda a jornada, incluindo os canais de atendimento.

 

Quando uma empresa presta um atendimento ruim e insatisfatório, os consumidores tendem a migrar para seus concorrentes, em busca de mais satisfação e de uma experiência mais completa. Logo, um dos principais benefícios do SAC 3.0 é a fidelização de clientes.

 

Segundo um levantamento feito pela Accenture, quando recebem um atendimento ruim, 66% dos clientes não hesitam em trocar uma empresa por sua concorrente.

 

Com esse novo modelo de atendimento, as organizações conseguem aumentar a rentabilidade e o engajamento dos clientes. Isso torna as empresas mais competitivas dentro do mercado e pode até melhorar a imagem corporativa.

 

O SAC 3.0 também agiliza o tempo de resposta aos usuários e consegue proporcionar um atendimento personalizado e mais humano para cada cliente. 


O novo SAC 4.0 unido ao método Receita Inteligente

Além de falar sobre o SAC 3.0, também é necessário dar atenção para a próxima evolução do atendimento ao consumidor, o SAC 4.0.

 

Visto como um aprimoramento da versão 3.0, a proposta do SAC 4.0 é trazer um atendimento ainda mais moderno e personalizado, aprimorando o modelo de serviço de atendimento ao cliente com a premissa do atendimento omnichannel. Nesse caso, a tecnologia é essencial para que o conceito se torne real. 

 

O atendimento omnichannel envolve a integração de vários canais afim de oferecer a mesma experiência a todos, são eles:


  • Redes sociais;
  • WhatsApp,
  • Telefone;
  • Loja física;
  • E-mail;
  • Site e mais.

 

É nesse momento que a receita inteligente entra em cena. Além de ferramentas de inteligência artificial, como os softwares de atendimento e os chatbots, essa metodologia unida à IA garanti uma experiência positiva do cliente desde a primeira interação e durante toda a jornada de relacionamento com as empresas.

Por meio de um repositório com inúmeras informações sobre os clientes, capturadas por meio dos canais de relacionamento, o modelo garante a entrega de dados e insights estratégicos para que as empresas consigam oferecer um atendimento personalizado e direcionado para as necessidades e dores de cada consumidor.

 

Como funciona o método receita inteligente aplicado na plataforma da Reach?

Os dados são coletados nas interações do cliente com a empresa em diferentes canais. São informações comportamentais que servem para a identificação de padrões, hábitos e necessidades do cliente e que, consequentemente, aprimoram o atendimento prestado.

 

Com tecnologias de automação e inteligência artificial, é possível ter acesso a dados precisos e valiosos sobre o cliente, gerando insights acionáveis. Com essas informações, a empresa consegue oferecer um atendimento completamente personalizado para cada consumidor, baseado no que ele realmente quer. 

E para te entregar todos esses dados, com apoio de tecnologias como machine learning e Natural Language Processing (NLP) nossa IA monitora, analisa e transcreve todas as conversas (voz ou texto) em tempo real e te envia alertas sobre os momentos que precisam de atenção.

 

Valiosa para o SAC de qualquer empresa, a receita inteligente é uma estratégia que melhora o relacionamento com os clientes e que contribui para a geração de vendas e para o aumento dos resultados financeiros.

 

Gostou do conteúdo? Continue lendo o nosso blog e encontre mais artigos sobre a receita inteligente.



Reach é uma empresa que traz inovação para o mercado brasileiro. Ela é a primeira plataforma de inteligência para geração de receita do país e trabalha com soluções de tecnologia para negócios de vários segmentos.

 

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