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URA Conversacional: Redefinindo o Contact Center

Tabata Toledo • mar. 10, 2022

Por que as marcas precisam de URA Conversacional?

A Unidade de Resposta Audível (URA) tem sido uma tecnologia chave para contact centers em todas as verticais. Embora hoje eles tenham uma variedade de canais para escolher - incluindo e-mail, mídia social, WhatsApp e chatbot - a voz continua sendo o canal preferido do cliente em todo o mundo. Um relatório da Microsoft revela que 71% dos clientes usaram chamadas telefônicas (ou outros canais de voz) para resolver seus problemas em 2020.


No entanto, o suporte por telefone oferece uma experiência inferior. O tempo médio de espera para suporte por telefone é de 7 minutos, o que é particularmente frustrante para clientes que precisam de assistência instantânea. Acrescente a isso a navegação complicada e a tecnologia herdada associada aos sistemas URA tradicionais.


Uma pesquisa da Vonage mostra um quadro ineficiênte da URA tradicional e seu impacto adverso no envolvimento do cliente:


45% dos clientes são forçados a se repetir em chamadas com URA

51% dos clientes abandonarão um negócio após uma experiência ruim de URA


Assim, embora a URA ainda tenha um papel crucial a desempenhar na estratégia do contact center de uma marca, existem lacunas na experiência do cliente que precisam ser preenchidas. Muitas empresas conseguiram isso recorrendo à automação com IA para atualizar a experiência com a URA. Os últimos anos viram o surgimento de uma poderosa solução de atendimento ao cliente orientada por IA: a URA Conversacional.


Neste artigo você terá uma visão geral e abrangente da URA Conversacional e insights acionáveis ​​para marcas que desejam reformular a estratégia de automação de voz de seu contact center.


O que a URA Conversacional da Reach oferece:

Maior flexibilidade

A URA tradicional oferece aos clientes um menu limitado de opções e os obriga a um processo de navegação complicado. A URA conversacional, por outro lado, permite que os clientes falem de forma livre e exponham seus requisitos com as palavras de sua escolha. A IA capta de forma inteligente palavras-chave e frases relevantes, obtém uma visão clara da intenção do cliente e fornece uma resolução.

Produtividade aprimorada do agente

A URA conversacional permite que os agentes do contact center sejam mais produtivos, resolvendo perfeitamente as consultas de rotina de ponta a ponta. Isso permite que os agentes se concentrem em ajudar os clientes que precisam de assistência dedicada. Os agentes também podem ter discussões mais informadas com os clientes, pois entram na conversa com o contexto completo do problema do cliente.

Maior eficiência e redução de Custos

Com a URA Conversacional, os contact centers podem gerenciar maiores volumes de chamadas, sem grandes equipes de apoio humano. Isso os ajuda significativamente reduzir custos operacionais. A URA automática instantaneamente resolve consultas simples e roteia chamadas para agentes quando o escalonamento é necessário – resolvendo o problema dos longos tempos de espera.

Como funciona a URA de conversação?

A experiência oferecida pela URA Conversacional começa com o cliente discando para o contact center. Assim que a chamada do cliente chega ao sistema, o Contact Center decide como encaminhar a chamada. No caso de consultas complexas, a chamada é roteada para um agente humano, enquanto no caso de consultas de rotina, a chamada é roteada para o assistente de voz com inteligência artificial.


A integração entre os sistemas do contact center e a URA Conversacional é feita através do gateway de voz, que passa as entradas de voz do cliente para a Camada de Inteligência. Dados da empresa, por exemplo, informações do cliente do sistema de CRM do negócio, também são repassados através do gateway de voz para a camada de inteligência.


O mecanismo de reconhecimento de fala converte as entradas de voz em texto, a ser processado pela Camada de Inteligência. A IA apresenta uma resposta, que é convertida em fala e enviada de volta pelo Gateway de voz, chegando ao cliente na forma de um resposta de voz do sistema.


Caso a IA não consiga entender a consulta do cliente, ou se o próprio cliente solicitar o encaminhamento para um agente humano, esse feedback é repassado para o Contact Center Conversation Manager, que imediatamente encaminha a chamada para um agente.


Medindo o sucesso da URA Conversacional

Ao determinar os critérios para medir o sucesso de sua solução de automação (URA), os contact centers devem refletir sobre os objetivos de negócios a serem atendidos e os casos de uso a serem resolvidos. As métricas de sucesso devem indicar a eficácia da implementação em atender às expectativas da marca (em termos de objetivos de negócios) e do cliente (em termos de experiência).


"As métricas de sucesso para IVR Conversacional devem indicar a eficácia da implementação em atender às expectativas da marca e do cliente."

1- Tempos de espera

A URA Conversacional reduzirá significativamente o tempo que leva para um cliente receber assistência. Se funcionar corretamente, as consultas simples serão resolvidas sem problemas pela IA, enquanto as consultas complexas serão roteadas para o agente humano relevante. Tempos de espera reduzidos indicarão o sucesso da solução no gerenciamento eficiente de volumes de consultas, e melhorar a experiência do cliente.


2- CSAT e NPS

Métricas de experiência do cliente, como CSAT e NPS, mostram uma imagem precisa do sucesso da solução de automação URA quando se trata de responder às perguntas dos clientes ou resolver problemas com o mínimo de atrito. Essas métricas também refletirão o feedback do cliente sobre os fluxos conversacionais da URA.



3- Contenção de Chamadas

A taxa de contenção de chamadas de um contact center indica a porcentagem de chamadas recebidas tratadas pela URA de ponta a ponta. Uma taxa de contenção mais alta indica que a IA é capaz de entender a intenção do cliente e fornecer a resolução apropriada para uma grande parte das consultas de entrada - destacando o sucesso da automação.


4- Custo por Chamada

O custo por chamada, quando tratado por um sistema de URA tradicional, tende a ser relativamente alto, o que torna o escalonamento uma proposta cara. A automação pela URA Conversacional pode reduzir o custo por chamada para até um oitavo de uma interação de voz tradicional.


Veja como a inteligência artificial da Reach funciona:


Reach é uma empresa que traz inovação para o mercado brasileiro. Ela é a primeira plataforma de inteligência para geração de receita do país e trabalha com soluções de tecnologia para negócios de vários segmentos.

 

Conheça a nossa URA Conversacional com IA!


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