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Saiba os motivos da sua loja automotiva estar perdendo negócios

Tarek Saleh • jul. 08, 2021

Você tem uma loja automotiva e percebeu que está perdendo muitas oportunidades de negócios? Talvez, o problema esteja na sua estratégia de vendas ou no tipo de abordagem que vem adotando ao entrar em contato e receber seu cliente no ponto físico.


O segmento automotivo é naturalmente concorrido, não importa se você tem uma concessionária, uma oficina, uma autopeças ou uma loja de revenda de pneus. Por isso, trabalhar com a estratégia e o discurso de venda corretos são ações cruciais para os resultados.


A primeira coisa para ter em mente é que a pandemia de Covid-19 mudou radicalmente o comportamento dos consumidores e a maneira como as pessoas utilizam seus veículos e serviços de mobilidade urbana.


A necessidade de isolamento social fez com que muitos brasileiros começassem a priorizar ainda mais o transporte individual, fazendo os deslocamentos em seus próprios carros ou contratando serviços de aluguel de veículos e carros por assinatura.


Acompanhar e entender toda essa transformação social vai te ajudar a adaptar o seu negócio para uma nova realidade, entendendo as necessidades atuais dos clientes. Além disso, é preciso inserir a tecnologia em seus processos de vendas, para que seja possível realizar negociações mais assertivas.



Aqui, vamos te apresentar alguns motivos que podem estar fazendo com que você e sua loja automotiva percam excelentes oportunidades de conversão. Confira e tente identificar se o seu negócio está cometendo algum desses erros!

Motivos que fazem sua loja automotiva perder vendas 

1 - Falta de Conexão com o Cliente – Independentemente do que você vende, é preciso conhecer o seu público-alvo, saber onde estão seus clientes e o que eles esperam em termos de produtos, serviços e atendimento. Falhar no estabelecimento de uma conexão mais profunda com o consumidor acaba afastando os clientes e, consequentemente, levando-os para a concorrência.


2 – Equipe despreparada – Treinar sua equipe de vendas é fundamental. Os vendedores, sejam eles de vendas diretas ou indiretas, precisam conhecer o seu segmento de negócio, seu produto/serviço, os valores e a cultura da sua empresa. A forma como o time trata e conversa com os clientes precisa estar alinhada com a identidade do negócio.


3 – Não oferecer atendimento multicanais – Hoje, os clientes estão muito mais dispostos a tirar dúvidas, falar com a equipe de vendas e obter informações prévias sobre um produto/serviço antes de fazer uma visita ao ponto de venda. Em geral, esse primeiro contato é feito por meio dos canais digitais, como Instagram, Facebook e WhatsApp. Ofereça um atendimento multicanais com o apoio da tecnologia. Essas soluções garantem praticidade e conforto para os clientes. 

Use a tecnologia para conhecer o seu público 

Depois de identificar os motivos que podem estar levando à perda de clientes, você deve se amparar na tecnologia para conhecer melhor o seu público-alvo e obter insights que contribuam para o aprimoramento de suas estratégias de vendas.


Uma boa solução é o speech analytics, uma ferramenta de inteligência artificial que permite capturar todas as conversas e interações feitas com seus clientes por ligações, WhatsApp, videochamadas, chatbot e e-mail.


Essa tecnologia faz a transcrição, análise e interpretação das conversas, gerando dados preciosos, como as emoções dos clientes, seus desejos e necessidades e suas dores e insatisfações. Isso traz clareza para o contexto comercial e mostra como sua equipe de vendas deve agir para conquistar cada consumidor.


Quer saber mais? Então, conheça agora mesmo a tecnologia Reach Inteligência!

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