Abrir uma franquia sempre é uma boa ideia para os empreendedores. Contar com uma marca já consolidada no mercado, aliado a todo suporte e treinamento disponível pode acelerar os resultados. Porém, uma questão que sempre gera dúvidas é sobre como elaborar as estratégias de marketing para franquias e manter uma comunicação integrada e eficiente .
É possível sim criar ações de marketing para franquias que beneficiem ambas as partes.
O franqueador costuma liberar para o franqueado uma fanpage para ele trabalhar com o marketing local, mas não um website. Tudo isso porque o franqueador quer manter o tráfego dentro de seu site e o controle de detalhes , como a padronização e o conteúdo da marca.
Por meio da tecnologia, a Reach consegue ajudar os franqueados a fazer essa flexibilização. Por exemplo, temos como cliente uma reconhecida empresa no setor de educação de línguas estrangeiras, com mais de 500 unidades em todo o país.
Nesse caso, a solução foi centralizar a captação de alunos na matriz. Ou seja, a franqueadora contrata a nossa plataforma e nós criamos as campanhas para o Brasil inteiro, entregando potenciais alunos em cada uma das lojas.
Vamos supor, por exemplo, que um cliente em Santos faz uma busca online e é impactado pela campanha da marca. Ao entrar no site, ele pode tanto ligar para o número da empresa e ser atendido por uma URA, quanto encontrar ali mesmo a informação necessária. Em ambos os casos, ele será direcionado para a unidade mais próxima com base em sua localização.
Ao fazer isso, a matriz tem o conhecimento dos interessados e em qual das lojas ele está sendo direcionado. Alguns dados importantes, como qual a mídia utilizada para a captação, origem do tráfego , além da data e horário , são gerados para a matriz.
Dessa forma uma marca pode ter 200 unidades de franquias; a matriz continuará no controle das estratégias sem que elas percam eficiência.
O franqueador deseja aumentar o conhecimento e presença de sua marca, gerando mais franquias. Já o franqueado quer captar mais clientes para ele.
Se a matriz analisa os dados, enxerga que muitos leads quentes estão sendo direcionados para uma unidade, mas que essa equipe não está conseguindo gerar bons números de conversão, ela pode sugerir, então, treinamentos para capacitar os funcionários.
O contrário também pode acontecer. A matriz pode analisar os dados e ver que uma determinada unidade não está sendo tão procurada. Assim, ela pode focar seus esforços nas estratégias para ajudar esse parceiro. Essa ação evita a perda do franqueado, uma vez que pode gerar um marketing negativo para a marca.
Em outros casos, a franquia pode escolher por não fazer o marketing para todas as unidades, como é o caso de um importante grupo do segmento odontológico, outro cliente da Reach. A empresa prefere que cada unidade faça sua campanha e defina a verba, mas exige que elas tenham uma Landing Page padronizada.
Com tecnologia exclusiva da Reach, conseguimos otimizar as campanhas, direcionando verba para as ações que estão performando melhor. Isso nos permite trabalhar com franquias de centenas ou até milhares de unidades. Uma simples agência de marketing não conseguiria fazer isso, uma vez que, de forma manual, esse trabalho dependeria de uma equipe bem volumosa, gerando um alto custo para o cliente.
Um desafio enfrentado pelas franquias é justamente a comunicação. Devido à diversos fatores, tais como distância geográfica, horários de disponibilidade e muitas vezes até localização em diferentes fusos horários, o contato entre os franqueados e a matriz é prejudicado.
Pensando nisso, desenvolvemos a plataforma Reach+ , que otimiza a experiência de administração e proporciona integração na comunicação para toda a rede. A solução é desenvolvida de forma personalizada e singular para cada um dos nossos clientes, de maneira a atender às suas necessidades especificamente.
Em um único painel, é possível para a matriz administrar cada um dos franqueados, distribuir investimentos, fazer o gerenciamento de todas as campanhas da marca, eliminar as falhas de comunicação e padronizar a marca com facilidade , tanto em sua comunicação visual quanto no atendimento ao cliente.
O franqueado, por sua vez, consegue fazer a solicitação de campanhas digitais na adstore, acompanhar pagamentos e o setup das campanhas, monitorar as ligações telefônicas, adicionar componentes tecnológicos para sua unidade e acompanhar relatórios de performance em um dashboard personalizado.
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