No Brasil, 72% do tempo despendido na internet é dedicado à tecnologia mobile mais próxima de todos nós: os smartphones. Isso não é exatamente uma novidade, já que a comunicação passou por uma severa transformação nos últimos tempos e colocou nossas empresas onde mais queríamos: lado a lado com o consumidor.
Mas você sabe o que é tecnologia mobile? Entende como ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Não fique se perguntando: continue a leitura e descubra agora mesmo!
Toda tecnologia que permite a uma pessoa se movimentar sem abdicar dela pode ser considerada mobile. Neste sentido, temos usado esse recurso bem antes da proliferação dos smartphones, com os notebooks.
Acontece que a tecnologia mobile está cada dia mais ágil e compacta, permitindo que a levemos no bolso ou na bolsa. Além dos smartphones e notebooks, temos os iPads, tablets, minibooks, ultrabooks, entre outros. Isso sem falar em outras peças-chave, como pendrives, cartões SD e HDs externos.
No campo dos “serviços mobile”, podemos incluir o GPS, WiFi, Bluetooth, WAP e SMS. Some aqui, ainda, todo o universo de aplicativos mobile que usamos diariamente em nossos smartphones, desde redes sociais , até os apps de bancos, jogos e demais serviços.
Como você pode notar, a lista de tecnologias mobile é extensa e tende a crescer muito nos próximos anos.
Você pode estar se perguntando se esse universo de recursos vai ser passageiro — assim com os CDs, que substituíram os vinis — ou se o avanço tecnológico é pra valer e sua empresa deveria estar pensando em adotar a tecnologia mobile também.
Pois os números não mentem: até 2020, 80% da população deve ter um telefone móvel! Em outubro de 2016, os acessos à internet por meio de dispositivos mobile somaram 51% do total mundial — ou seja, os desktops foram superados pela tecnologia mobile.
Isso porque dispositivos mobile são mais fáceis de usar, assim como os aplicativos que os acompanham. Faça um teste simples: acessar seu internet banking pelo app e pelo site do banco. Qual processo foi mais ágil e intuitivo?
As tecnologias mobile são cada vez mais pensadas para facilitar o dia a dia do usuário, o que gera uma identificação maior entre cliente e empresa. Por que ir pelo caminho mais difícil se o consumidor pode realizar pagamentos por meio do smartphone? Ou então, por que passar horas ao telefone com uma central de atendimento se é possível tirar dúvidas via chat, mensageiro instantâneo ou redes sociais?
Se você pretende alcançar o sucesso nos próximos anos, precisa estar onde seus clientes estão — e isso significa que a sua marca deve ser mobile. Produtos e serviços também podem se transformar em soluções móveis, como nos casos dos sistemas de gestão on-line ou das centrais de atendimento virtuais.
Ao oferecer conforto e praticidade ao seu público prioritário, ele se sente valorizado e passa a se relacionar com maior frequência com a sua empresa. Por exemplo: imagine que um cliente acaba de ver um anúncio patrocinado da sua marca com uma oferta. Ele não vai esperar para chegar em casa e acessar o site da marca para realizar a compra: ele fará isso de imediato.
Caso você tenha um app exclusivo da sua empresa, o processo é ainda mais fácil e rápido: o usuário baixa o aplicativo — ou o acessa, caso já o tenha — e realiza a compra em questão de segundos. Não há tempo para que o consumidor mude de ideia, o que aumenta o número de conversões e, é claro, o seu faturamento.
A contribuição da tecnologia mobile vai além. Uma empresa que trabalha com entregas pode monitorar os produtos desde o momento em que eles saem do estoque até o instante em que são entregues ao cliente, reportando o status do pedido ao consumidor. Essa facilidade deixa ambos tranquilos em relação ao processo de logística.
As carteiras digitais, tecnologias que permitem ao consumidor realizar pagamentos on-line com o uso de aplicativos, também são cada vez mais comuns, assim como os aplicativos próprios das empresas , que oferecem uma gama enorme de facilidades aos usuários.
A tecnologia mobile oferece uma série de facilidades. Entre elas, podemos destacar a possibilidade de a sua empresa ter um aplicativo próprio, que conecte marca e consumidores no ambiente on-line.
Além de se manter sempre presente na vida dos seus consumidores, um aplicativo personalizado permite coletar informações importantes para compreender o comportamento dos usuários e, assim, aprimorar seus produtos e serviços com base em dados concretos.
A melhor parte é que ter um aplicativo mobile pode ser menos complicado do que você imagina!
Seu app é formado por duas partes: o painel administrativo e o recurso que é instalado no dispositivo mobile do usuário. No painel administrativo, você faz a gestão dos dados, podendo customizar telas, inserir ou retirar informações e agregar novas categorias ou funções.
No app baixado pelo usuário, ele terá acesso às funcionalidades e informações que você disponibiliza no painel administrativo. Quando ele realiza uma ação, seu banco de dados registra o acesso e os passos dados, permitindo que você extraia relatórios analíticos sobre cada operação.
Assim, você terá sempre uma fonte confiável de informação a respeito dos seus clientes, ao mesmo tempo em que oferece conforto e praticidade no relacionamento com sua empresa.
O resultado de um aplicativo bem feito é maior interação entre empresa e clientes, bem como maior engajamento e fidelização da sua comunidade de usuários.
Interessado em desenvolver seu próprio aplicativo mobile? Pois saiba que o melhor é sempre contar com uma equipe de profissionais qualificados para tal investimento — afinal, você quer resultados logo, certo?
Ter um time completo, com web designers, programadores, arquitetos de informação, especialistas em bancos de dados, analistas de testes e um excelente gerente de projetos é o diferencial que faz com que algumas marcas se destaquem no mercado com uma tecnologia mobile e outras vejam seus investimentos perdidos.
Adotar uma tecnologia mobile é a garantia de que sua empresa estará no melhor lugar do mundo: ao lado dos seus clientes. Quer continuar acompanhando outras dicas exclusivas como essas? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!
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