Blog Layout

Entenda o que é a Tecnologia Mobile e por que sua empresa deve adotá-la

administrador • 25 de janeiro de 2019

No Brasil, 72% do tempo despendido na internet é dedicado à tecnologia mobile mais próxima de todos nós: os smartphones. Isso não é exatamente uma novidade, já que a comunicação passou por uma severa transformação nos últimos tempos e colocou nossas empresas onde mais queríamos: lado a lado com o consumidor.

Mas você sabe o que é tecnologia mobile? Entende como ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Não fique se perguntando: continue a leitura e descubra agora mesmo!

O que é tecnologia mobile?

Toda tecnologia que permite a uma pessoa se movimentar sem abdicar dela pode ser considerada mobile. Neste sentido, temos usado esse recurso bem antes da proliferação dos smartphones, com os notebooks.

Acontece que a tecnologia mobile está cada dia mais ágil e compacta, permitindo que a levemos no bolso ou na bolsa. Além dos smartphones e notebooks, temos os iPads, tablets, minibooks, ultrabooks, entre outros. Isso sem falar em outras peças-chave, como pendrives, cartões SD e HDs externos.

No campo dos “serviços mobile”, podemos incluir o GPS, WiFi, Bluetooth, WAP e SMS. Some aqui, ainda, todo o universo de aplicativos mobile que usamos diariamente em nossos smartphones, desde redes sociais , até os apps de bancos, jogos e demais serviços.

Como você pode notar, a lista de tecnologias mobile é extensa e tende a crescer muito nos próximos anos.

Tecnologia mobile: é modismo ou é pra valer?

Você pode estar se perguntando se esse universo de recursos vai ser passageiro — assim com os CDs, que substituíram os vinis — ou se o avanço tecnológico é pra valer e sua empresa deveria estar pensando em adotar a tecnologia mobile também.

Pois os números não mentem: até 2020, 80% da população deve ter um telefone móvel! Em outubro de 2016, os acessos à internet por meio de dispositivos mobile somaram 51% do total mundial — ou seja, os desktops foram superados pela tecnologia mobile.

Isso porque dispositivos mobile são mais fáceis de usar, assim como os aplicativos que os acompanham. Faça um teste simples: acessar seu internet banking pelo app e pelo site do banco. Qual processo foi mais ágil e intuitivo?

As tecnologias mobile são cada vez mais pensadas para facilitar o dia a dia do usuário, o que gera uma identificação maior entre cliente e empresa. Por que ir pelo caminho mais difícil se o consumidor pode realizar pagamentos por meio do smartphone? Ou então, por que passar horas ao telefone com uma central de atendimento se é possível tirar dúvidas via chat, mensageiro instantâneo ou redes sociais?

A realidade do consumidor mudou, e sua empresa precisa mudar também!

Se você pretende alcançar o sucesso nos próximos anos, precisa estar onde seus clientes estão — e isso significa que a sua marca deve ser mobile. Produtos e serviços também podem se transformar em soluções móveis, como nos casos dos sistemas de gestão on-line ou das centrais de atendimento virtuais.

Ao oferecer conforto e praticidade ao seu público prioritário, ele se sente valorizado e passa a se relacionar com maior frequência com a sua empresa. Por exemplo: imagine que um cliente acaba de ver um anúncio patrocinado da sua marca com uma oferta. Ele não vai esperar para chegar em casa e acessar o site da marca para realizar a compra: ele fará isso de imediato.

Caso você tenha um app exclusivo da sua empresa, o processo é ainda mais fácil e rápido: o usuário baixa o aplicativo — ou o acessa, caso já o tenha — e realiza a compra em questão de segundos. Não há tempo para que o consumidor mude de ideia, o que aumenta o número de conversões e, é claro, o seu faturamento.

A contribuição da tecnologia mobile vai além. Uma empresa que trabalha com entregas pode monitorar os produtos desde o momento em que eles saem do estoque até o instante em que são entregues ao cliente, reportando o status do pedido ao consumidor. Essa facilidade deixa ambos tranquilos em relação ao processo de logística.

As carteiras digitais, tecnologias que permitem ao consumidor realizar pagamentos on-line com o uso de aplicativos, também são cada vez mais comuns, assim como os aplicativos próprios das empresas , que oferecem uma gama enorme de facilidades aos usuários.

Por que ter meu próprio aplicativo?

A tecnologia mobile oferece uma série de facilidades. Entre elas, podemos destacar a possibilidade de a sua empresa ter um aplicativo próprio, que conecte marca e consumidores no ambiente on-line.

Além de se manter sempre presente na vida dos seus consumidores, um aplicativo personalizado permite coletar informações importantes para compreender o comportamento dos usuários e, assim, aprimorar seus produtos e serviços com base em dados concretos.

A melhor parte é que ter um aplicativo mobile pode ser menos complicado do que você imagina!

Como desenvolver um app?

Seu app é formado por duas partes: o painel administrativo e o recurso que é instalado no dispositivo mobile do usuário. No painel administrativo, você faz a gestão dos dados, podendo customizar telas, inserir ou retirar informações e agregar novas categorias ou funções.

No app baixado pelo usuário, ele terá acesso às funcionalidades e informações que você disponibiliza no painel administrativo. Quando ele realiza uma ação, seu banco de dados registra o acesso e os passos dados, permitindo que você extraia relatórios analíticos sobre cada operação.

Assim, você terá sempre uma fonte confiável de informação a respeito dos seus clientes, ao mesmo tempo em que oferece conforto e praticidade no relacionamento com sua empresa.

O resultado de um aplicativo bem feito é maior interação entre empresa e clientes, bem como maior engajamento e fidelização da sua comunidade de usuários.

Interessado em desenvolver seu próprio aplicativo mobile? Pois saiba que o melhor é sempre contar com uma equipe de profissionais qualificados para tal investimento — afinal, você quer resultados logo, certo?

Ter um time completo, com web designers, programadores, arquitetos de informação, especialistas em bancos de dados, analistas de testes e um excelente gerente de projetos é o diferencial que faz com que algumas marcas se destaquem no mercado com uma tecnologia mobile e outras vejam seus investimentos perdidos.

Adotar uma tecnologia mobile é a garantia de que sua empresa estará no melhor lugar do mundo: ao lado dos seus clientes. Quer continuar acompanhando outras dicas exclusivas como essas? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Quer saber como criamos soluções digitais com criatividade e tecnologia para seu negócio? Clique aqui, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos e serviços!

Compartilhe esse artigo:

quer que a nossa equipe entre em contato com você?

Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.

REACH BLOG

VÍDEO: Lei do SAC: 5 Principais Mudanças - Reach Blog
Por Tarek Saleh 14 de dezembro de 2022
Sua empresa está adaptada à nova Lei do SAC? Apresentamos aqui, as 5 principais mudanças com a nova lei, vigente desde 3 de outubro de 2022, e mostramos como a Reach pode ajudar a sua empresa a se adaptar.
GUIA: Nova Lei do SAC: Sua empresa já está adaptada? Reach Blog
Por Tarek Saleh 30 de novembro de 2022
Você está informado sobre a nova Lei do SAC? Sua empresa já adaptou o serviço de atendimento ao cliente à nova legislação? Preparamos um guia para que você saiba mais sobre os pontos de atenção que a sua empresa deve ter a partir de agora, e como a tecnologia pode ajudar aumentando a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente.
Concact Center Inteligente ajudou rede de pneus a melhorar índices de vendas - reach blog
Por Tarek Saleh 20 de setembro de 2022
Uma grande rede de revenda de pneus, parceira de grandes fabricantes como Bridgestone e Continental, tinha a necessidade de aprimorar seu processo de vendas por elefone, Chat e WhatsApp, diminuindo a quantidade de leads perdidos por falta de produtos ou falhas na conversa entre cliente e agentes.
Show More
Share by: