O marketing digital apresenta um amplo cenário para as empresas que buscam alavancar os seus resultados.
Entre as ferramentas mais utilizadas para esse fim, estão os links patrocinados. Eles podem ser descritos como anúncios que aparecem nos mecanismos de busca (e outros canais) quando pesquisamos por determinadas palavras-chave. Essa estratégia é tão popular que representa mais da metade dos investimentos em publicidade na internet.
Mas, diante disso, surge uma dúvida: como utilizá-los de forma correta para otimizar uma campanha de marketing?
Exatamente para ajudar a resolver essa questão, listamos uma série de dicas que mostram como investir em anúncios patrocinados de uma maneira que possa trazer os resultados esperados. Veja quais são elas!
Algumas empresas focam tanto em investir em links patrocinados que esquecem alguns fatores que, mais do que itens complementares, também possuem grande importância para converter a visita em uma venda.
Um exemplo disso é a qualidade do site. Pouco adianta fazer um grande investimento em publicidade se a página de vendas deixa a desejar.
Por esse motivo, é fundamental oferecer uma boa experiência de navegação ao cliente, focando em detalhes como uma boa localização dos produtos, descrição detalhada e facilidade para realizar a compra.
Outro aspecto importante está ligado à capacidade de acesso em dispositivos móveis. Considerando que boa parte dos visitantes utiliza celulares e tablets para navegar, é importante oferecer um design responsivo para atender a essa demanda.
Gerenciar uma empresa exige tempo e dedicação, afinal, são diversas tarefas logísticas que precisam de atenção todos os dias.
Diante disso, encontrar tempo para trabalhar na estratégia de marketing é um grande desafio para muitos empreendedores. Contratar uma agência especialista em marketing digital é uma maneira simples e funcional de solucionar essa questão.
Essa decisão já pode ser considerada um diferencial, porém, como existem inúmeras agências, o que realmente potencializa os resultados é encontrar aquela que mais tenha a ver com a sua proposta. Considerando que toda empresa tem seus pontos fortes, a pesquisa aqui deve ser direcionada a encontrar aquelas que realmente possuam experiência em ajudar o cliente a investir em links patrocinados.
Esses cases de sucesso já dão uma boa amostra da capacidade da agência e se ela está conectada com o que você busca. Na dúvida, sempre entre em contato, explique seu projeto e observe detalhadamente o feedback recebido para tomar a sua decisão.
O tempo destinado para essa escolha é recompensado durante o processo, afinal, quanto maior o conhecimento dos profissionais envolvidos na elaboração e execução da estratégia, menor tende a ser o período necessário para a tomada de decisões mais acertadas.
Essa pode até parecer uma dica óbvia, mas, na prática, não se trata de algo tão simples assim de ser realizado. Quem já tentou fazer esse processo sozinho certamente deve ter alguma história para contar sobre o assunto.
Algumas palavras de destaque são muito disputadas, custam caro e trazem consigo uma grande briga por espaço. Caso você tenha um concorrente maior, corre o risco de ser engolido nessa “batalha publicitária”, o que certamente não está dentro dos seus planos.
Qual a solução para isso? Podemos dizer que a resposta para essa pergunta passa por um estudo profundo das características dos seus produtos, da busca do público e, principalmente, por encontrar palavras fortes que não tenham todo esse grau de disputa.
Agindo assim, você evita gastar dinheiro demais em palavras genéricas e correr o risco de obter resultados abaixo do esperado.
Vale lembrar que um dos segredos para obter os números desejados é contar com um grupo de anúncios forte, o que passa basicamente pela escolha das palavras mais adequadas.
Com base no item anterior, um dos pontos que devem ser trabalhados em uma análise interna é entender o perfil do seu público. Essa definição possibilita criar uma estratégia melhor segmentada e com mais chances de atrair pessoas realmente interessadas no seu negócio.
Levando em conta que as plataformas que trabalham com links patrocinados permitem selecionar critérios para exibição dos anúncios, ter de forma clara as características do seu público é fundamental para uma melhor utilização desses recursos.
Gênero, localização e faixa etária são alguns dos critérios que devem estar definidos para que a estratégia possa ser bem otimizada.
A necessidade de entender as ações da concorrência sempre existiu. A diferença é que é muito mais fácil realizar isso hoje em dia.
Quando o assunto é investir em links patrocinados, é certo que boa parte dos seus concorrentes utilizará a mesma estratégia. Essa é uma das razões de por que você deve estar atento a isso para entender o posicionamento deles e buscar se diferenciar.
Analisar os pontos fracos e fortes dessas campanhas ajuda a construir um caminho mais seguro para montar uma estratégia que seja realmente funcional.
Um dos recursos mais poderosos que se encontra ao investir em links patrocinados é contar com métricas para avaliar o resultado da campanha em tempo real. Número de visitas (diário, semanal e mensal) e o tempo de permanência no site (que está totalmente ligado ao número de vendas) são algumas delas.
Também existem métricas mais aprofundadas, como o CAC (custo de aquisição por cliente) e o ROI (retorno sobre investimento). Elas permitem entender os custos e o lucro gerado por meio da utilização dessa estratégia.
Caso qualquer número desses esteja abaixo do esperado, é possível realizar alterações sem precisar começar uma nova campanha do zero.
A facilidade de ir melhorando o desempenho no meio do caminho é um grande diferencial e que mostra o quanto pode ser benéfico investir em links patrocinados para conquistar o seu lugar ao sol.
Construir uma presença sólida na internet parte desse processo de melhoria contínua. Com as dicas apresentadas aqui, é possível avançar por uma boa parte desse caminho, afinal, o conhecimento também se apresenta como um grande diferencial para obter o sucesso desejado.
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