A principal dúvida para os pequenos e médios negócios é se ainda vale a pena permanecer investindo em campanhas digitais durante a recessão econômica.
Seu cliente, estando em casa ou não, ainda pode precisar do seu produto ou serviço. Afinal, mesmo que ele não possa comparecer fisicamente ao seu estabelecimento, ele ainda sente as mesmas necessidades e desejos.
“A adequação das campanhas de marketing digital é o melhor caminho neste momento de crise”
relata Ana Paula Lopes, Gerente de Atendimento na Reach, onde atua há mais de 6 anos com estratégias de campanhas. “Ao interromper uma campanha, o Google e o Facebook (os principais publishers) perdem todo o histórico adquirido. Ao retomar a campanha, o algoritmo desses publishers pode levar até 3 meses
para ter um pico de entrega novamente”.
Uma outra evidência de que agora não é o momento de deixar de investir em campanhas digitais é a queda nos preços para anunciar no Facebook Ads. Muitas marcas estão reduzindo o investimento, o que torna os leilões mais baratos, e como as pessoas estão se distanciando socialmente e ficando em casa, isso dá a elas mais tempo para consumir conteúdos de mídias sociais, o que aumenta o fluxo de usuários , logo, ajuda a reduzir os preços dos leilões.
Um
estudo elaborado pela Social Bakers
mostra uma
queda significativa do valor do CPC e o CPM em todas as regiões e setores do mundo
desde que os países entraram em quarentena pela crise do COVID-19. No entanto, é possível observar um aumento nos valores na Ásia Oriental, na medida em que a China se recupera do surto.
Campanhas digitais são o meio de mostrar para seu cliente que você ainda está lá!
É de conhecimento geral que quem não é visto, não é lembrado. Portanto, é necessário mostrar para o cliente que você ainda está operando, mesmo que por delivery, e que
ele ainda pode contar com você para atender aos seus pedidos. E como você vai fazer isso?
É aí que entram as campanhas digitais. Vale a pena deixar de investir naquilo que leva a sua marca para o conhecimento do cliente no único lugar onde ele pode vê-la agora? Não! É preciso continuar investindo e elaborar uma estratégia que forneça uma comunicação de qualidade, que mostre a ele todos os canais em que você está disponível.
Ele precisa saber que você está vendendo, que está atendendo, e precisa saber pode encontra-lo nas redes sociais, no Google e que você está de prontidão no telefone. O que faz com que o cliente saiba disso são justamente as campanhas digitais. Com elas, o desejo ainda pode ser despertado e a necessidade ainda pode ser atendida.
É preciso uma boa estratégia de segmentação e comunicação
Com tantas empresas disputando os espaços de anúncios digitais no momento,
segmentar o seu público é uma tarefa de suma importância. É preciso ser assertivo no cliente que a sua campanha vai encontrar.
Se o seu negócio é local, por exemplo, não há razão anunciar para todo o estado. Segmente o público para pessoas da sua região e que tenham as características do seu público-alvo. O investimento é necessário, mas sem uma
estratégia assertiva
você pode estar desperdiçando dinheiro em um momento em que cada centavo conta muito.
Além da assertividade de público, é necessário ter uma comunicação bem-elaborada. Imagina o cliente descobre o seu negócio pelas campanhas, mas ao pesquisar encontra páginas desatualizadas que passam pouca informação para o momento.
Portanto, é preciso fornecer um atendimento de qualidade e informativo em todos os canais. As páginas em redes sociais devem estar bem engajadas e alimentadas, a página no Google Meu Negócio atualizada com todos as formas de contato e o website estruturado para passar todas as informações necessárias e proporcionar a
melhor experiência para o cliente.
Um investimento bem planejado em campanhas digitais
aliado a uma estratégia de comunicação assertiva e de qualidade pode fazer com que a crise do coronavírus seja transformada em uma oportunidade de vender mais e fidelizar clientes para a sua empresa, tanto para agora quanto para depois.