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As avaliações online podem influenciar positivamente (ou não) a imagem da sua empresa

Jorge Dutra • 25 de novembro de 2019

Dentre os inúmeros motivos que levam  um consumidora tomar uma decisão de compra, nenhum deles é mais importante do que opiniões de outros clientes. Sempre há preocupação acerca da confiança ao adquirir um produto ou serviço, pois as pessoas temem investir seu  dinheiro em algo que não faça jus ao seu valor.

O consumidor quer saber a opinião de outros consumidores

Com cerca de 3.8 bilhões de pessoas no mundo conectadas à internet, consultar a opinião daqueles  que já tiveram a experiência que você planeja ter é prático e primordial.

Quando deseja adquirir um produto ou serviço, as opiniões, comentários e avaliações que o consumidor lê no ambiente online têm grande influência na decisão de compra. De acordo com a Bright Local, cerca de 93% dos consumidores são influenciados por reviews . Portanto, não ache que seu compromisso para com seu cliente acaba quando ele leva o produto para casa, pois ainda existe uma etapa que influencia no crescimento do seu negócio: a satisfação . Um cliente satisfeito pode ser um estimulante para suas vendas, assim como um cliente insatisfeito pode ser fatal.

As redes sociais como forma de troca de experiências

Para acompanhar o que as pessoas falam do seu produto e avaliar o que pode ser incrementado e o que é necessário melhorar, as mídias sociais são ferramentas indispensáveis . Nelas, as pessoas conversam, trocando informações com outras pessoas a respeito de experiências de consumo, o que influencia diretamente na confiança que ela sente em relação àquilo que desejam. Segundo pesquisa realizada pela FORBES, 81% das pessoas baseiam suas decisões de compra a partir da opinião de amigos ou familiares .

O costume de procurar recomendações é anterior às redes sociais, mas com elas é possível monitorar o que as pessoas estão falando sobre aquilo que você vende. Os comentários nas redes são fatores impactantes para a reputação de uma empresa. É necessário se preocupar com o que o cliente fala da sua empresa mesmo depois de já realizada a compra, pois ele pode influenciar futuras compras ou desistências de outros clientes. As palavras têm poder e o cliente sabe disso. Ele não vai hesitar em reclamar de algo que o incomodou ao longo da jornada com a marca, assim como vai elogiar quando ficar satisfeito. A única forma que a empresa tem de influenciar essa opinião é oferecendo a melhor experiência possível para o consumidor.

A reputação de uma empresa nas pontas dos dedos do consumidor

Uma forma que algumas mídias encontraram de mensurar a satisfação do cliente a marca é fornecer a possibilidade de avaliá-la, como é o caso do Facebook e do Google My Business.

O Facebook como ferramenta para disseminar opinião de forma espontânea

A maior rede social do mundo é um instrumento importante para empresas que desejam rastrear a opinião do consumidor. Além dos comentários em posts da marca, o consumidor também expõe a sua opinião em grupos específicos sobre o segmento (e pode acreditar, tem grupo para TUDO!) e ainda tem a opção de avaliar diretamente a página da empresa em 1 a 5 estrelas, de acordo com seus próprios critérios.

O Google Meu Negócio como ferramenta para descobrir o que os clientes acham de empresas locais

O Google Meu Negócio é uma importante ferramenta para negócios regionais. Nele, o cliente encontra a empresa em um momento de necessidade pelo serviço que ela oferece, tendo uma possibilidade de conversão muito maior.  Nem é preciso dizer o quanto os comentários e avaliações presentes no Google Meu Negócio são importantes. Um estudo da Local Consumer Review Survey mostra que 97% dos consumidores leem avaliações online de empresas locais .

O cliente forma sua rópria opinião, mas a avaliação online deve ser conquistada

É necessário conquistar essas avaliações nas páginas, e nem é preciso dizer que avaliações negativas são mais espontâneas que as positivas . Um cliente insatisfeito, inflamado pelo descontentamento que passou com uma marca e buscando atingi-la de alguma forma, vai diretamente avaliar negativamente ela em sua página oficial.

Uma dica que damos é sempre incentivar os consumidores a deixar uma avaliação na sua página , seja oferecendo descontos ou vantagens para aqueles que o fizerem ou mesmo pedindo diretamente. Dessa forma, se a sua empresa está fazendo um bom trabalho com o cliente, você terá uma avaliação positiva em sua página. Mas, caso a nota da sua empresa seja baixa, você perceberá que há algo errado que precisa ser corrigido e identificará o que é de forma mais direta e objetiva.

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