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E-mail marketing para instituição de ensino: vale a pena investir?

administrador • jun. 14, 2019

O e-mail marketing para instituição de ensino é um dos meios mais efetivos para a captação e fidelização de alunos. Apesar disso, ainda é um recurso pouco utilizado no cenário escolar. Essa estratégia é uma grande aliada para se relacionar não só com quem está matriculado, mas também com as pessoas interessadas que chegam por meio das ações de divulgação.

Atualmente, existem  mais de 6 bilhões de contas de e-mail registradas  globalmente e esse fenômeno é uma grande oportunidade de negócio para organizações de todos os nichos. Isso acontece porque já foi comprovado que as campanhas de e-mail segmentadas  recebem 100,95% mais acessos  que as sem segmentação.

Assim, as estratégias de e-mail marketing são um ótimo investimento com diversos benefícios que são essenciais para o crescimento do negócio. É difícil encontrar campanhas similares com essa eficácia e que apresentem o mesmo ROI.

Quer alavancar os seus resultados e destacar a sua instituição de ensino no mercado? Então, continue lendo este texto e veja o porquê de investir nessa estratégia. Boa leitura!

Quais as vantagens do e-mail marketing para as IE?

Adotar uma estratégia de e-mail marketing para a instituição de ensino pode fazer os resultados obtidos com as campanhas de comunicação decolarem. Isso se deve a uma série de praticidades obtidas por meio dos disparos e que, consequentemente, trazem bons frutos para o negócio.

Tem baixo custo

As estratégias de e-mail marketing oferecem um grande benefício para instituições de todos os tamanhos, que é o seu baixo custo de implementação e utilização. As ferramentas de disparo costumam trabalhar com um modelo de pagamento mensal proporcional à base de contatos e à frequência dos envios.

Essa mensalidade possibilita ainda acesso a diversas funções, como agendamento dos disparos, resposta automática, edição de templates, informações sobre o desempenho das campanhas, segmentação da base etc.

Permite mensagens automatizadas

Os disparos das campanhas de e-mail marketing podem ser automatizados, gerando mais produtividade com essa  estratégia. Assim, o conteúdo certo chega à pessoa certa no melhor momento.

Desse modo é possível criar automatizações com base nas ações praticadas previamente pelos leads, como baixar um slide com o conteúdo de determinada aula e, também, nas ações realizadas no próprio e-mail, abrindo a mensagem ou clicando em algum link.

Facilita o processo de nutrição e conversão

O e-mail marketing é uma forma eficiente para a instituição nutrir a sua base de leads e, ainda, direcioná-los para a etapa de conversão, elevando os lucros do negócio. Assim, essa estratégia é eficaz para criar relacionamento com alunos em potencial e gerar aproximação com aqueles já matriculados.

Dessa forma, é possível oferecer mais conteúdos relevantes e com mais oportunidades de interação, abordando diversos assuntos de maneira direcionada e personalizada.

As ferramentas oferecem um grande poder de segmentação, o que possibilita direcionar conteúdos variados para a mesma base de contatos, de acordo com o perfil, região, gênero, idade e estágio do funil de captação de alunos, otimizando a eficácia das campanhas.

Além disso, a possibilidade de personalizar o conteúdo de cada e-mail gera proximidade com os contatos, trazendo mais engajamento para os disparos e para a instituição. Assim, é possível nutrir os alunos em potencial e guiá-los por todas as etapas do funil da educação até o momento de se matricularem.

Como implementar o e-mail marketing nas instituições?

Primeiramente, é muito importante contar com uma ferramenta e a estrutura corretas. Ainda, é necessário elencar questões como qual é o seu público-alvo, qual linguagem utilizar etc.

Crie a sua persona

A decisão fazer uma matrícula nem sempre vem dos alunos. É comum no ensino fundamental que os pais decidam esse assunto. Já no ensino médio, a opinião dos jovens pesa um pouco mais, principalmente por causa de grupos de amigos ou do interesse em determinados assuntos.

Com a riqueza de informações sobre o público, as ações de e-mail marketing passam a ganhar maior eficácia devido a um perfil mais segmentado e detalhado e que possibilita personalizar ainda mais o contato. Desse modo, a instituição faz com que o investimento nas ações seja mais direcionado e com maior velocidade de resposta sobre os resultados.

Por isso, elabore uma persona rica em detalhes que possam fortalecer a comunicação com o seu público e direcionar melhor as campanhas de e-mail marketing.

Avalie a linguagem da instituição

Sabemos que a elaboração de uma persona é muito importante devido à sua capacidade de alinhar as estratégias da instituição. Saber quais são as características dos estudantes com os quais deseja se relacionar permite nortear o planejamento das campanhas.

O que move a instituição de ensino são os serviços que ela oferece para a sua audiência. Conhecer os hábitos dos alunos possibilita desenvolver cursos e otimizar os métodos de ensino para serem mais eficazes.

Assim, saber com quem está se relacionando permite adotar uma linguagem comum e focar no desenvolvimento de novos serviços de educação, tornando mais prático encontrar maneiras de captar e reter estudantes.

Como o monitoramento de e-mail marketing pode ajudar?

As ferramentas de e-mail marketing são capazes de gerar diversos dados valiosos para a instituição reavaliar o seu planejamento estratégico de acordo com os resultados apresentados. As informações obtidas dão clareza sobre a efetividade das campanhas, fornecendo a porcentagem de e-mails disparados que foram entregues e abertos, e os que foram abertos e receberam cliques nos links.

Assim, é possível avaliar se a segmentação está correta, o quanto as campanhas estão melhorando em relação às anteriores e o que precisa ser aprimorado nas estratégias para otimizar ainda mais os resultados.

Vimos que implementar o e-mail marketing para instituição de ensino é uma tática valiosa quando se trata de captar e reter alunos e é muito acessível para todas as escolas e faculdades.

É essencial ter uma ferramenta que automatize o marketing e a gestão de leads, com conteúdo segmentado e mais efetivo. Além disso, é importante contar com a consultoria e assistência de um profissional especializado no assunto.

Para tanto, entre em contato conosco e conheça mais as nossas soluções que oferecemos para alavancar o seu negócio!

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