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Qual a importância de uma estratégia de mídia paga para uma PME?

administrador • dez. 21, 2018

 

O investimento em uma estratégia de mídia paga está sendo muito utilizada pelas pequenas e médias empresas (PME) que buscam alavancar os seus negócios na web. É uma maneira eficiente para explorar melhor o seu nicho de mercado, otimizar os atendimentos do seu time comercial e também realizar ótimas oportunidades de vendas.

Quer saber qual é a importância de uma estratégia de mídia paga e também compreender mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o nosso post, temos a certeza de que você vai adorar. Confira!

A mídia de performance (ou mídia paga)

A mídia de performance (ou mídias pagas) visam a aquisição de novos leads que, consequentemente, podem se tornar clientes em potencial. Por isso, se o seu alcance orgânico não está sendo satisfatório é hora de investir na mídia paga. Somente assim é possível alcançar os resultados de suas estratégias de forma rápida e eficaz.

As pequenas e médias empresas precisam levar em consideração que também precisam de investimentos financeiros em anúncios pagos — isso não é uma estratégia exclusiva de grandes empresas. Com isso há a possibilidade de se destacar da concorrência e aumentar o reconhecimento e visibilidade de sua marca.

A sua empresa conquista resultados rápidos

O marketing de conteúdo possibilita criar material rico para atrair e reter o seu público. Mas, as buscas orgânicas (não pagas) costumam demorar a mostrar resultados satisfatórios. Por isso, investindo em mídia paga é possível obter resultados mais rápidos: algumas horas depois do seu anúncio ser publicado, você consegue ver os seus indicadores crescendo.

As mídias pagas possuem relatórios mais completos que ajudam a mensurar os resultados das campanhas e norteiam para as próximas: você observa se ela trouxe os resultados significativos. Caso contrário, é possível melhorá-las para impulsionar em uma próxima oportunidade.

Você monitora o investimento

As campanhas de mídia paga são baseadas em um rápido retorno sobre o investimento. Por isso é preciso dar atenção para os Key Performance Indicator ou indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais adequados.

Somente assim é possível analisar os resultados alcançados com relação ao seu investimento. Confira as principais métricas de análise:

Você escolhe o melhor formato para a sua campanha

Outra grande vantagem de investir em uma estratégia de mídia paga é que há a possibilidade de você escolher o melhor formato de acordo com os objetivos de sua campanha:

Links patrocinados

Os links patrocinados são aqueles que você procura por uma palavra-chave nos mecanismos de busca do Google e a sua empresa aparece com uma posição de destaque. É feito por meio do Google Adwords.

Social Ads

O social Ads é um formato de anúncio muito semelhante com o Google Adwords, com a diferença de que isso é feito nas mídias sociais ao invés dos mecanismos de busca:


  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Waze;
  • LinkedIn;
  • Twitter.

  • CAQ: custo de aquisição por meio do estudo do cliente na base de dados. Tempo de vida na sua base e potencial recompra;
  • frequência de acesso: tempo de permanência em seu site;
  • CTR: número de cliques recebidos dividido pela quantidade de vezes que ele apareceu;
  • CPC: custo por clique;
  • taxa de conversão: vendas confirmadas e cadastros preenchidos;
  • ROI: retorno sobre o investimento;
  • CPA: custo por aquisição;
  • CPM: custo por mil impressões (visualizações).

Native Ads

Esse recurso ainda não é tão popular no Brasil, mas consiste em recomendar que usuários que estão fazendo a leitura de uma determinada notícia, entrem no seu blog/site para consumir mais conteúdo e conhecer a sua marca. O mais interessante é que ela entrega os seus anúncios de uma maneira que não atrapalhe a experiência do usuário no site atual.

Você promove o brand awareness

O brand awareness ou notoriedade da marca é uma importante ferramenta para que os seus clientes vejam a sua empresa como líder de mercado. Eles enxergam a sua marca de uma maneira mais reconhecida e notável, fato que promove uma grande diferença no mercado.

Com as estratégias de mídia paga é possível fazer com que as pessoas identifiquem a sua organização como a principal fonte de pesquisa para a solução de seus problemas. Assim a sua empresa é lembrada pelos seus consumidores por estar sempre em primeiro lugar nos mecanismos de busca e por promover conteúdos de qualidade.

Dessa maneira você aumenta o alcance de sua marca possibilitando grandes chances de aumentar a sua taxa de conversão.

Confira algumas dicas para construir uma estratégia

Agora que você compreendeu a importância das empresas investirem em mídia paga, confira algumas dicas para construir uma boa campanha:

Analise o perfil do cliente

Para fazer com que o seu cliente encontre a sua empresa, analise o seu perfil: faça uma boa segmentação do seu público. Assim você prevê:


  • quais canais ele utiliza para se comunicar;
  • redes sociais em que está presente;
  • tipos de conteúdo que costuma consumir.

Defina o objetivo da sua campanha

Quando falamos em mídia paga, de nada adianta investir em uma campanha sem definir os seus objetivos. Eles são o principal responsável pelo sucesso (ou não) do seu anúncio.

Saiba em qual estágio o seu cliente está dentro do funil

Para criar conteúdo de mais qualidade e identificar os campos que você pode explorar, é necessário compreender em qual estágio de compra o seu cliente está (topo, meio ou fundo). Assim, é possível focar no fluxo correto.

Capriche no marketing de conteúdo

Para que as suas campanhas tenham sucesso, é imprescindível que a sua empresa tenha um blog atualizado e participe das redes sociais em que o seu público está presente. Por isso, caprichar no marketing de conteúdo para nutrir os leads nessas plataformas é essencial.

Utilizar uma estratégia de mídia paga é uma excelente sacada das PME para alcançar o sucesso a curto prazo, aumentar o tráfego e sair na frente da concorrência. Assim, é possível utilizar o marketing digital para promover o seu negócio .

Com este post você conferiu a importância de uma estratégia de mídia paga para as pequenas e médias empresas. Você achou o nosso conteúdo válido? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das principais inovações no marketing!

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