O período do ano que muita gente esperava está chegando! Foliões saem às ruas para se divertir e isso, inclusive, atrai muitos visitantes de outras regiões e até mesmo de fora do Brasil. Toda essa diversão também é vista com bons olhos pelos empreendedores, que enxergam uma grande oportunidade para alavancar oportunidades de negocio e vendas para sua empresa no carnaval.
Então, se você também deseja aproveitar esse período de festa e alegria para gerar lucro, este artigo será muito importante. Mostraremos nas próximas linhas como você pode tirar o melhor proveito dessa data. Confira!
O Carnaval já está batendo na porta e pedindo para entrar. Festas e muita diversão já estão garantidas na agenda. É hora de pegar a sua fantasia e encontrar com os amigos nas ruas. Mas e quem deseja utilizar esse período para garantir boas vendas? Será que é possível? Com certeza!
O Carnaval é um símbolo de nossa cultura. Estrangeiros de todo o mundo buscam a nossa alegria nesse período do ano e se encantam com a simpatia e beleza do povo e da nossa natureza. Esse aumento no fluxo de pessoas gera uma enorme movimentação financeira, em diferentes setores.
No ano passado, só no estado de São Paulo, o montante gerado chegou a R$ 1,5 bilhão, valor divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos, ABEOC Brasil. Já Salvador, destino escolhido por dois milhões de turistas, segundo dados divulgados na Revista do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, movimentou R$ 2 bilhões.
No Rio de Janeiro, cidade mais requisitada durante o período de Carnaval no país, o público de rua chegou a quase 6 milhões de pessoas. Só na rede hoteleira, a renda foi de aproximadamente R$ 3 bilhões, segundo dados da Riotur.
Para este ano, a projeção também é bastante animadora para as empresas que desejam fazer boas vendas no Carnaval. No Rio, apenas em patrocínio, o estimado é que sejam alcançados R$ 56 milhões em cotas de empresas como Uber e Ambev.
Mas como todos esses dados podem ser interpretados no seu negócio? Será que uma empresa, mesmo sendo pequena ou de médio porte, pode aproveitar as oportunidades para gerar mais lucro? A resposta é sim e mostraremos, no próximo tópico, como você deve se preparar para isso.
Os recursos proporcionados pelo Marketing Digital podem fazer qualquer tipo de negócio conquistar ótimos resultados, seja por vendas em uma loja física ou por meio de uma loja virtual. Isso porque ele oferece estratégias que permitem um enorme alcance, aliado a um poder de segmentação do público-alvo e à capacidade de mensurar cada resultado.
As redes sociais, por exemplo, são grandes ferramentas que você pode explorar. Para aumentar as suas vendas no Carnaval, uma dica é criar uma página para a sua marca — se ainda não tiver — para estabelecer um sólido e próximo relacionamento com os seus clientes.
Dentro das plataformas é possível criar campanhas de anúncios. Assim, você consegue apresentar os seus produtos a um grande número de pessoas, seja direcionando os visitantes até a loja física ou disponibilizando o site para as compras na loja online.
Outra possibilidade é investir em Marketing de Conteúdo. Nessa estratégia, a marca cria e compartilha conteúdos relevantes ao seu público, ajudando a entender melhor as necessidades e buscar as soluções mais adequadas no mercado. Como resultado, a marca conquista credibilidade e pode se tornar uma referência para os consumidores.
Esses são apenas alguns exemplos do que conseguir com o Marketing Digital. As estratégias e ferramentas podem e devem ser utilizadas em qualquer tipo e tamanho de empresa. Portanto, entre nessa você também!
O período de Carnaval beneficia diferentes nichos de mercado. Empresas do ramo de hotelaria, turismo, fantasias, bebidas e alimentos podem ter um enorme aumento nas vendas. Para tanto, os empreendedores devem pensar nas demandas e necessidades dos foliões, bem como naqueles que querem distância do barulho e agitação.
Uma boa tática é desenvolver produtos personalizados para as festas — basta lembrar que muita gente não abre mão das fantasias para curtir a folia. Outro mercado que sai fortalecido é o de bebidas, pois o consumo de álcool aumenta consideravelmente, o que representa aumento dos lucros para donos de bares, restaurantes ou distribuidores.
Para oferecer uma opção de sossego aos mais reservados, pousadas e hotéis podem criar anúncios mostrando como tudo será preparado para que os dias de lazer sejam tranquilos e relaxantes.
Os blocos são verdadeiras atrações para os foliões e têm o poder de juntar muita gente. Sem falar que o Carnaval de rua é uma grande festa que conta com apresentações de diferentes estilos. Mas, afinal de contas, como as empresas podem gerar negócios com isso?
Uma excelente dica é tentar estabelecer parcerias com os blocos carnavalescos, em formas de patrocínio. Como muitos desses blocos dependem de ajuda financeira das empresas para cobrir os custos, você pode tentar essa possibilidade em troca da exposição da marca e direcionamento do público para os seus produtos.
Para isso, planeje com calma e calcule bem o investimento necessário, analisando a real possibilidade de retorno para o seu negócio — até porque uma parceria só é boa quando os dois lados saem ganhando.
Por fim, não se esqueça de entrar no clima do Carnaval! Se as suas vendas são feitas em uma loja física, crie toda a decoração para a data, atraindo as pessoas para o interior do estabelecimento. Já se você atua na internet, também pode usar essa estratégia, criando um design específico para o evento.
Porém, independentemente do tipo de ponto de venda, não deixe de lado o Marketing Digital, que já foi mencionado, para atrair mais clientes e, dessa forma, impulsionar suas vendas.
Como vimos neste artigo, a movimentação financeira é bem significativa durante esses festejos. Para aproveitar as oportunidades e conseguir boas vendas no Carnaval, procure seguir as dicas que fornecemos. Os resultados podem ser fantásticos, fazendo com que você comemore bastante esse período!
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