Blog Layout

Como as faculdades podem falar a língua da geração Z

Jorge Dutra • out. 10, 2019

É evidente que a Internet transformou o comportamento dos consumidores. Mas enquanto muitos  precisam se acostumar a novas formas de se comunicar ou criam hábitos que sequer poderiam imaginar anos atrás, há um público que não mudou, simplesmente porque ele já nasceu digital: a geração Z.

Para entender a Geração Z

Geração Z é o nome dado aos nativos digitais, os jovens que nasceram depois da década de 1990. Não é preciso ser professor de matemática para perceber que, neste momento, milhões de integrantes dessa turma estão em busca de uma faculdade. Para eles, procurar uma informação é uma tarefa tão simples que eles provavelmente já sabem que um curso superior oferece mais chances de conseguir um emprego e construir uma carreira no futuro.

No Brasil, a busca por um curso superior aumenta a cada ano. Segundo estudo da OCDE, nos últimos dez anos os brasileiros com um diploma de faculdade entre 25 e 34 anos aumentou de 11% para 21%. Mas, se levarmos em conta países mais desenvolvidos, essa média vai para 44% (duas vezes mais!). Ou seja, educação superior ainda é um mercado com um imenso potencial de crescimento no país.

A geração Z possui um jeito próprio de fazer suas escolhas e, se o seu negócio é educação, é importante estar preparado para oferecer soluções adequadas. Não há dúvida que os primeiros que entendem o comportamento desses jovens e entregam aquilo que eles procuram de um jeito compatível com seus desejos saem na frente da concorrência.

As faculdades precisam falar com a Geração Z

Uma primeira dica, que pode parecer óbvia, mas nem por isso deve ser ignorada: tenha em mente que um jovem, assim como quase todo mundo hoje em dia, tem como companheiro inseparável o celular. Mais do que isso, um típico representante da geração Z é multicanal. Eles conseguem usar TV, celular, computador, tudo ao mesmo tempo e, claro, querem encontrar o que buscam da forma mais rápida e personalizada possível.

É principalmente para um público ávido por rapidez que a Reach desenvolveu dois de seus principais produtos: sites que carregam rápido no celular e os aplicativos que podem ser acessados como um site, sem a necessidade de baixar na AppStore ou na Playstore. Você sabia que, se seu site demora pouco mais de 6 ou 7 segundos para carregar, o Google pode colocá-lo atrás no ranqueamento? Agora, imagine quanto tempo leva para um jovem de 17 anos desistir de uma faculdade porque a página não abre logo após o clique?

Como entregar a informação certa, no lugar certo, para a pessoa certa!

Outro componente importante é a personalização do conteúdo que você vai oferecer. Um jovem da geração Z foi criado à base de algoritmos. Ele já está acostumado a abrir o YouTube e encontrar os vídeos que vai gostar e entrar na Netflix para ver as séries produzidas para o gosto dele. Então, se no primeiro acesso a um conteúdo ele se sentir identificado, a probabilidade de continuar por ali e se engajar ainda mais com aquela marca aumenta muito.

Um exemplo é utilizar as redes sociais como forma de segmentação. Quando se fala de faculdade, pesquisas indicam que as mulheres tendem a procurar mais cursos voltados para educação, ciências sociais e comunicação: 25% delas desejam se graduar em alguma área voltada para educação. Por outro lado, um quinto dos homens em busca de um diploma normalmente demonstra mais interesse em formações como engenharia, produção e construção. Por isso, você pode utilizar o serviço de conteúdos para blogs e redes sociais da Reach para oferecer a informação personalizada que impactará de maneira mais efetiva o estudante.

Quer saber como criamos soluções digitais com criatividade e tecnologia para seu negócio? Clique aqui, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos e serviços!

Compartilhe esse artigo:

quer que a nossa equipe entre em contato com você?

Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.

REACH BLOG

VÍDEO: Lei do SAC: 5 Principais Mudanças - Reach Blog
Por Tarek Saleh 14 dez., 2022
Sua empresa está adaptada à nova Lei do SAC? Apresentamos aqui, as 5 principais mudanças com a nova lei, vigente desde 3 de outubro de 2022, e mostramos como a Reach pode ajudar a sua empresa a se adaptar.
GUIA: Nova Lei do SAC: Sua empresa já está adaptada? Reach Blog
Por Tarek Saleh 30 nov., 2022
Você está informado sobre a nova Lei do SAC? Sua empresa já adaptou o serviço de atendimento ao cliente à nova legislação? Preparamos um guia para que você saiba mais sobre os pontos de atenção que a sua empresa deve ter a partir de agora, e como a tecnologia pode ajudar aumentando a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente.
Concact Center Inteligente ajudou rede de pneus a melhorar índices de vendas - reach blog
Por Tarek Saleh 20 set., 2022
Uma grande rede de revenda de pneus, parceira de grandes fabricantes como Bridgestone e Continental, tinha a necessidade de aprimorar seu processo de vendas por elefone, Chat e WhatsApp, diminuindo a quantidade de leads perdidos por falta de produtos ou falhas na conversa entre cliente e agentes.
Show More
Share by: