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CASE: Instituição de ensino superior aumentou a captação e diminuiu a retenção

Tarek Saleh • mar. 18, 2022

Veja como uma grande instituição de ensino superior aumentou a captação de novos alunos e diminuiu o seu índice de evasão, utilizando a nossa IA.


Problema 1: Evasão

Uma grande instituição de ensino superior, que já formou mais de 150 mil pessoas, não conseguia interpretar as ligações dos alunos matriculados de forma eficiente para, assim, conseguir melhorar o nível de satisfação do atendimento. A faculdade também sofria com a falta de dados precisos, o que dificultava o entendimento sobre os problemas e, consequentemente, a redução do índice de evasão.

Solução

Além de entregar uma visão geral sobre o atendimento por voz, nós configuramos nossa Inteligência Artificial e Machine Learning para alertar a instituição sobre os alunos com risco de evasão, os que precisavam de prioridade e o momento certo de agir para evitá-la (dados baseados no comportamento do aluno durante a conversa), e outros temas escolhidos pelo cliente de acordo com a sua necessidade.


Veja os principais motivos de evasão identificados pela IA em cada ligação da Instituição

Inteligência Artificial presente em todas as ligações com os detalhes de cada chamada!

A IA da Reach também monitorava e analisava cada ligação individual em tempo real, identificando comportamentos, emoções e palavras selecionadas pela instituição de ensino. Em seguida ela transcrevia as chamadas e entregava insights acionáveis sobre a conversa por voz.


Assim, o cliente analisava as ligações através de um painel real e detalhado (baseado nos dados coletados), sem precisar ouvi-lás!

Automação de ações na jornada do aluno:

A nossa Plataforma de Inteligência em Receita* também registrou uma linha do tempo completa de cada aluno e, além de entregar insights, sugeriu ações com base nas interações individuais. Isto quer dizer que ela disparava automaticamente alertas às equipes - de atendimento neste caso - e antecipava ações na jornada do aluno para corrigir falhas na cadeia de geração e proteção de receita. Veja abaixo um exemplo real no contexto de Evasão:


Problema 2: Captação

A instituição de ensino superior também precisava aumentar suas vendas e, para isso, capturar leads qualificados. Assim, poderia priorizar os esforços do seu time de vendas nos contatos com maior chance de se tornarem alunos na faculdade. 

Segundo a pesquisa Running Digital da HubSpot, marcas que levavam a qualificação de leads a sério foram capazes de aumentar o seu número de vendas em até

451%.

Solução:

Através da Plataforma* da Reach, que monitorava todas as conversas do processo de captação, a instituição visualizava um dashboard que apresentava a classificação automática de potenciais alunos. Assim, ela aumentou em 15% a produtividade do seu time de captação, pois priorizou o candidato certo, de acordo com as suas necessidades e interesses indentificados pela Inteligência Artificial.

Veja os principais motivos de evasão identificados pela IA em cada ligação da Instituição

Exemplo real de automação no contexto de captação:

Com a nossa plataforma, o nível de satisfação (NPS) da Instituição melhorou em 24% e o seu índice de evasão diminuiu em 11%, devido à rapidez na resolução de problemas que foram alertados pela IA e às ações antecipadas pela mesma.


Veja o índice de matrículas ANTES E DEPOIS da Reach:



(*) Receita inteligente é um conceito lançado pelo Gartner em 2021 e trazido ao Brasil pela Reach, para dar aos clientes acesso à realidade profunda sobre o consumidor, a fim de corrigir falhas na cadeia de geração e proteção de receita.

Reach é uma empresa que traz inovação para o mercado brasileiro. Ela é a primeira plataforma de inteligência para geração de receita do país e trabalha com soluções de tecnologia para negócios de vários segmentos.


Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços!


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