Saber qual é o cliente certo para a sua campanha de marketing é essencial para fazer a sua estratégia on-line dar certo. Não há uma receita pronta, mas existem formas de se comunicar que vão te ajudar bastante a conhecer seu público-alvo, atingir um número maior de pessoas e vender mais.
Fazer um trabalho de definição das personas da sua marca é fundamental. A persona é a representação fiel do cliente que você deseja atrair, ou seja, o consumidor ideal para sua marca.
Esse tipo de ação exige pesquisas (demográficas e comportamentais), entrevistas, testes, questionários, formulários online e um profundo conhecimento sobre os gostos, preferências e interesses dos clientes.
Ao saber quem você deseja atrair, fica mais fácil elaborar campanhas de marketing digital e produção de conteúdo que realmente tragam o retorno esperado. Segmentando bem seus clientes, você consegue:
O blog pode ser a porta de entrada para muitos clientes na sua empresa, pois o consumo de conteúdo de qualidade atrai as pessoas e ainda oferece informações que elas podem usar no momento da decisão de compra.
Através dos blogs, é possível descobrir mais sobre a empresa e também criar uma identificação entre o consumidor e a marca. Os números são impressionantes: marcas que possuem blog geram uma média de 67% mais leads mensais do que as empresas que não usam a estratégia, de acordo com dados da consultoria de marketing DemandMetric.
Associar sua marca a um influenciador digital pode atrair muitos clientes, pois, além de influenciarem, eles também promovem a associação da própria imagem com a sua marca.
Seja pelo conteúdo que trazem, pelas dicas que dão ou pela própria profissão, os influenciadores podem trazer mais autoridade e confiança para sua marca. Para contratar o influenciador certo, no entanto, é preciso levar em conta as preferências do seu público e os valores da sua empresa.
Oferecer um atendimento completo e de qualidade é essencial para fidelizar os clientes. E lembre-se: conquistar um novo cliente pode custar cerca de cinco vezes mais do que manter um cliente antigo. Sendo assim, é muito importante que eles fiquem satisfeitos durante todas as etapas da compra.
Ter uma equipe capacitada para tirar dúvidas e resolver problemas é muito importante na hora do atendimento. Além disso, vale a pena investir em tecnologias de inteligência que tragam insights sobre as práticas de atendimento ao cliente, como transcrição de ligações e videochamadas e speech analytics.
Hoje em dia, todas as marcas devem estar presentes nas redes sociais para terem relevância. Nessas plataformas, você deve oferecer conteúdos diferentes e complementares para que o público conheça seus produtos, a sua marca e também consuma conteúdo de qualidade que se relacione com a empresa.
Um perfil bem-feito e completo aumenta o engajamento e o interesse pela marca, além de fazer com que a empresa se mostre presente no dia a dia do cliente.
SEO, sigla de Search Engine Optimization, é um trabalho de otimização para páginas de internet que tem como objetivo as colocar bem ranqueadas em posições de busca da primeira página do Google.
Para isso, é importante conhecer as regras de SEO para atrair os clientes, mirando em um alvo certo. Isso passa, necessariamente, por conhecer o perfil de seus clientes, analisar métricas e definir um estudo de palavras-chave com bons resultados de busca online.
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