Blog Layout

Como utilizar o Google Meu Negócio a seu favor

Kelly Denadai • ago. 02, 2019

Gerenciar as informações e comentários manualmente em diretórios como o Google Meu Negócio é impossível para qualquer negócio – ainda  mais  para grandes marcas, e é por isso que o investimento em tecnologia de marketing com Inteligência Artificial atingiu $ 19 bilhões em 2018.  Aqui você vai entender como utilizar o Google Meu Negócio a seu favor!

O Google Meu Negócio é o diretório on-line mais importante para qualquer empresa local. Ele direciona os resultados da pesquisa de Google Ads, mapas, Google Assistente (pesquisa por voz) e muito mais.

“Uma marca não é mais o que dizemos ao consumidor – é o que os consumidores dizem uns aos outros.” – Scott Cook

Otimizar e manter sempre atualizado as informações de sua empresa na web é fundamental não apenas para conquistar novos clientes, mas também para fidelizar os consumidores . No entanto, o Google Meu Negócio muda com frequência e as práticas recomendadas para uma listagem bem otimizada nem sempre são as mesmas, por isso é importante contar com especialistas de marketing gerir seu negócio na internet.

Dados locais revelam percepções exclusivas sobre as preferências e necessidades dos consumidores e como elas diferem de região para região.

Não é segredo que os dados demográficos em São Paulo são diferentes daqueles do Rio de Janeiro. A questão é: como obter percepções reais do comportamento dos consumidores sobre a sua marca?

De acordo com uma pesquisa do Google, o GMN gera um crescimento de:

 

CONFIRA 3 DICAS DE COMO UTILIZAR O GOOGLE MEU NEGÓCIO A SEU FAVOR

PASSO 1: USE FEEDBACKS PARA FAZER FORTALECER SUA MARCA

Fato:  97% dos consumidores leem avaliações das empresas locais.

Para entender melhor, imagine uma rede de hotéis com mais de 200 estabelecimentos espalhados pelo Brasil. Por meio das avaliações dos usuários no Google Meu Negócio, a franquia pode:

Sendo assim, por meio do GMN  é possível ter uma visão ampla do seu negócio na web e avaliar como está seu relacionamento com seus clientes.

PASSO 2. AMPLIFIQUE E UNIFIQUE A IDENTIDADE DA SUA EMPRESA

Fato: você sabia que 51%  dos consumidores já tem em mente as marcas que gostariam buscar na internet

Por meio das avaliações e das mensagens publicadas sobre a empresa, é possível identificar falhas na unicidade das informações fornecidas na web .

Entenda o porquê:

Seguindo com o exemplo da rede de Hotéis, a franquia tem a possibilidade de  visualizar comentários sobre seus estabelecimentos e monitorar seu controle de qualidade .

Neste caso, por meio dos comentários nas avaliações do GMN, pode-se identificar a longa espera dos hóspedes no momento do check in, verificar se a quantidade de opções oferecidas pelo buffet agrada aos clientes bem como na área de lazer e entre outros aspectos.

Deste modo, é possível prevenir possíveis situações que desagradem seus clientes e tomar ações antes mesmo de acontecer, facilitando o gerenciamento de sua empresa.

PASSO 3: PROMOÇÃO DE ANÚNCIOS LOCAIS

Fato: 70% dos consumidores disseram que são mais propensos a responder aos anúncios se forem próximos de onde estão.

Imagine que um usuário irá passar 3 dias em São Paulo à trabalho e ainda não tem sua reserva de hotel. Seu local de interesse é a Zona Sul uma vez que a empresa onde deverá ir, está situada na mesma região. Neste caso, hotéis que estão muito distantes de sua rota não despertarão sua atenção.

As marcas não são mais as únicas proprietárias de suas narrativas – os consumidores influenciam e moldam as histórias de empresas locais e nacionais em todos os lugares.

Nos dias de hoje, o papel do marketing é estar sempre sintonizado com seus clientes, interagindo e atualizando as informações, o que não se torna fácil diante de tantos canais e diretórios de buscas disponíveis na web.

Dentre os canais de busca relevantes além do GMN, estão:

  • Foursquare
  • Apple Maps
  • Bing
  • Yahoo!
  • Yelp

Algumas com mais relevância para os motores de buscas do Google que as outras, mas todas com sua devida importância.

Com a solução da ReachLocal é possível unificar as informações de todos estes canais em uma única plataforma, atualizar todas as informações e estar em contato com os clientes de forma ágil. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

 

Compartilhe esse artigo:

quer que a nossa equipe entre em contato com você?

Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.

REACH BLOG

VÍDEO: Lei do SAC: 5 Principais Mudanças - Reach Blog
Por Tarek Saleh 14 dez., 2022
Sua empresa está adaptada à nova Lei do SAC? Apresentamos aqui, as 5 principais mudanças com a nova lei, vigente desde 3 de outubro de 2022, e mostramos como a Reach pode ajudar a sua empresa a se adaptar.
GUIA: Nova Lei do SAC: Sua empresa já está adaptada? Reach Blog
Por Tarek Saleh 30 nov., 2022
Você está informado sobre a nova Lei do SAC? Sua empresa já adaptou o serviço de atendimento ao cliente à nova legislação? Preparamos um guia para que você saiba mais sobre os pontos de atenção que a sua empresa deve ter a partir de agora, e como a tecnologia pode ajudar aumentando a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente.
Concact Center Inteligente ajudou rede de pneus a melhorar índices de vendas - reach blog
Por Tarek Saleh 20 set., 2022
Uma grande rede de revenda de pneus, parceira de grandes fabricantes como Bridgestone e Continental, tinha a necessidade de aprimorar seu processo de vendas por elefone, Chat e WhatsApp, diminuindo a quantidade de leads perdidos por falta de produtos ou falhas na conversa entre cliente e agentes.
Show More
Share by: