Blog Layout

Como atuar no digital se preparando para o “novo normal”

Jorge Dutra • mai. 14, 2020
O isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus colocou os pequenos, médios e micro empreendedores em um dilema: é necessário investir em presença digital em tempos tão incertos?

A recessão econômica deixa a maioria das empresas inseguras e cautelosas quanto a como utilizar seu tempo, trabalho e dinheiro. Mas o isolamento irá acabar em algum momento, mesmo que aos poucos, e no momento da retomada das atividades e da economia, a maneira como você atuou nos canais digitais hoje fará toda a diferença.

Uma coisa é certa: o consumidor que você conhecia não será o mesmo. Novos hábitos, tendências, dores e necessidades estão surgindo e prometem transformar bruscamente o consumo. A fronteira entre o meio físico e o meio digital está se dissipando e dando espaço para um novo conceito, onde há sinergia entre ambos.

O cliente é digital agora, então mostre que você também é!

Apesar da crise, o consumidor ainda possui necessidades e desejos. Se ele não pode ir até o estabelecimento físico para consumir, ele irá procurar no estabelecimento digital. Isso pode parecer temporário, mas tudo indica que haverá uma adaptação a essa forma de consumo. Ou seja, mesmo no momento da retomada, alguns hábitos permanecerão
O cliente está se acostumando a comprar produtos pela internet, agendar e demandar serviços diretamente pela página da empresa e entrar em contato pelos canais de atendimento digitais. Por que ele iria perder esse novo hábito adquirido (que é econômico em todos os sentidos) quando tudo se normalizar?

O consumidor mais digital no novo normal é certo. Mas como atuar no meio digital hoje para refletir positivamente no futuro? Para responder essa questão, vamos distinguir a atuação digital em duas formas: a orgânica e paga.

Seja informativo, claro, interessante, empático e companheiro

No meio orgânico, lembre-se de incluir em todas as páginas o máximo de informações atualizadas possíveis. A clareza é de suma importância no momento. O meio digital bombardeia o usuário com informações, e a falta de clareza gera confusão.

Turbinar as páginas em redes sociais, website, Google Meu Negócio e demais canais de comunicação com informações essenciais garante uma otimização na experiência do seu cliente. A empresa está fisicamente aberta? Avise nas páginas! Está fechada? Avise também! Informe todos os canais de atendimento e horários de funcionamento com clareza, e certifique-se de responder todas as mensagens e atender todas as ligações.

A falta de contato humano físico faz com que o consumidor dê preferência a um atendimento humanizado, que tire suas dúvidas instantaneamente e de forma empática. Deve-se estar atento às ligações telefônicas, e-mails e páginas em redes sociais para fornecer o atendimento mais imediato, integrado e humanizado possível.

As páginas em mídias sociais precisam ser alimentadas com conteúdos relacionados à área de atuação da sua marca que sejam relevantes ao cliente. Dessa forma você mostra para ele que você entende a dor e que está disposto a ajudar, seja com soluções ou com informações. Isso aproxima o consumidor da marca, desenvolvendo uma relação de companheirismo que será lembrada quando chegar o “novo normal”.

Sem marcar presença, não há readequação

Um dos maiores dilemas é decidir se permanece investindo em campanhas pagas com uma crise financeira em curso. A resposta é clara: sim! Mesmo que uma grande parcela dos consumidores está sendo afetada pela crise econômica, ainda há busca. O consumidor ainda vai à internet buscar produtos e serviços e ainda se interessa por anúncios que vê em redes sociais. 

A pergunta que você deve se fazer é: tenho volume de busca que justifique investimento? Se você tem algum lead, já justifica. Zerar o investimento em campanhas digitais gera o sumiço digital da empresa, que tem como consequência um buraco na geração de leads. O pensamento de que os resultados não estão como antes desmotiva, mas é preciso estar ciente que NADA SERÁ COMO ANTES.

Fica a sugestão: utilize o Google Trends para descobrir qual o volume de buscas pelo segmento de atuação da sua empresa e faça um planejamento de investimentos em cima desses dados. Você verá que, mesmo que esteja diminuindo, ainda há procura para todos os segmentos. Se você tem menos, trabalhe com menos. Se o melhor caminho for a redução dos investimentos, faça-o, mas NÃO DESAPAREÇA. O espaço para anunciar existe, e se você não pegar ele, o seu concorrente vai!
Lembre-se: as marcas que sumirem ou não cultivarem um relacionamento de proximidade com o cliente hoje, não serão lembradas quando chegar o momento da retomada.

Fique à vontade para conversar com nossos especialistas e tirar suas dúvidas.

Compartilhe esse artigo:

quer que a nossa equipe entre em contato com você?

Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.

REACH BLOG

VÍDEO: Lei do SAC: 5 Principais Mudanças - Reach Blog
Por Tarek Saleh 14 dez., 2022
Sua empresa está adaptada à nova Lei do SAC? Apresentamos aqui, as 5 principais mudanças com a nova lei, vigente desde 3 de outubro de 2022, e mostramos como a Reach pode ajudar a sua empresa a se adaptar.
GUIA: Nova Lei do SAC: Sua empresa já está adaptada? Reach Blog
Por Tarek Saleh 30 nov., 2022
Você está informado sobre a nova Lei do SAC? Sua empresa já adaptou o serviço de atendimento ao cliente à nova legislação? Preparamos um guia para que você saiba mais sobre os pontos de atenção que a sua empresa deve ter a partir de agora, e como a tecnologia pode ajudar aumentando a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente.
Concact Center Inteligente ajudou rede de pneus a melhorar índices de vendas - reach blog
Por Tarek Saleh 20 set., 2022
Uma grande rede de revenda de pneus, parceira de grandes fabricantes como Bridgestone e Continental, tinha a necessidade de aprimorar seu processo de vendas por elefone, Chat e WhatsApp, diminuindo a quantidade de leads perdidos por falta de produtos ou falhas na conversa entre cliente e agentes.
Show More
Share by: