Blog Layout

A estratégia digital que transformou a rotina de um pequeno negócio durante a crise

Jorge Dutra • mai. 20, 2020
Alguns estabelecimentos estão elaborando soluções criativas para contornar a crise, cultivar um relacionamento mais próximo com o cliente e fazer sua parte para ajudar as pessoas.

É o caso da Master Tapetes, que é cliente Reach e está na contra-mão da crise utilizando-se de estratégias digitais. Trazemos com exclusividade as alternativas criativas e ações benéficas desenvolvidas pela marca.

Master Tapetes e o tapete sanitizante

Uma loja de tapetes localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, passou por altos e baixos desde o início da pandemia do coronavírus. A Master Tapetes tem como principal produto os tapetes personalizados com nomes, logos e slogans de empresas, mas isso mudou com as novas necessidades trazidas pela propagação do vírus. 

O aumento da demanda devido à necessidade sanitária

Do dia para a noite, o produto menos requisitado passou a ter uma impressionante alta na procura: o tapete sanitizante, que é uma solução para a limpeza das solas de calçados ao entrar em um ambiente.

Quando noticiada a capacidade de propagação do coronavírus e com a sua chegada ao Brasil, a demanda por tapetes sanitizantes passou a subir de uma maneira nunca vista. O proprietário do estabelecimento, Marcelo Giovanni, nos contou que, antes da pandemia, vendia em média uma unidade de tapete sanitizante a cada 3 anos

Antes do aumento de vendas do produto, aconteceu algo que levou o estabelecimento à sua pior crise: o fechamento dos comércios.

“No dia 19 de março, às 16h, recebi o e-mail que me levou do céu ao inferno” relata Marcelo. “O e-mail informava que, a partir do dia seguinte, não poderíamos mais abrir nosso estabelecimento. Isso também significava que 90% dos nossos clientes também parariam de funcionar.

No dia 23 de março, o estabelecimento voltou a funcionar aos poucos, com quadro reduzido. A demanda pelos tapetes sanitizantes passou a crescer na medida em que a pandemia avançava. Os tapetes sanitizantes, assim como máscaras e álcool em gel, se tornaram produtos de demanda excessiva.

De regional à nacional: empresa ser digital é fundamental!

A Master Tapetes elaborou uma estratégia digital para ampliar seu alcance e sua capacidade de entrega. Passou a investir mais em propaganda, elaborando um vídeo institucional na mesma semana, criou vídeos explicando a importância do tapete sanitizante no combate ao coronavírus, fez disparos de e-mail marketing para sua base de clientes e incluiu em seu website uma sessão específica, tudo aliado às campanhas de marketing digital.

“Entrei em contato com a Reach e pedi para incluir sanitizantes nas campanhas de busca da Master Tapetes” conta Marcelo. “Eu geralmente fazia campanhas apenas para Minas Gerais, mas fizemos o alcance dessa para nível nacional. A demanda foi altíssima! Estamos distribuindo tapetes sanitizantes para todo o Brasil!

Contornando a demanda excessiva gerando renda, empregos e vendas

Os tapetes sanitizantes precisam ser montados antes de serem enviados para os clientes, e para realizar a tarefa de atender a alta quantidade de clientes gerada pelas campanhas no país, a Master Tapetes teve uma bela iniciativa gerando renda para as pessoas da região.

Visando otimizar a montagem de tapetes para distribuição ao mesmo tempo em que fornece uma fonte de renda extra, elaborou materiais de instrução para montagem. Ele encomenda os kits com as peças para montar com o fornecedor e entrega para quem tiver interesse em realizar o trabalho, treinando as pessoas em casa para montar os tapetes. Em seguida, Marcelo busca os tapetes já montados pelos voluntários em suas casas e distribui para os clientes em todo o Brasil. Os voluntários são remunerados por unidade de tapetes montados, enquanto a Master Tapetes cuida de toda a distribuição.

“Nós poderíamos comprar do fornecedor os kits já montados e apenas distribuir para os clientes, mas optamos por fazer a nossa parte para preservar mão-de-obra e gerar empregos, pensando no âmbito social e pagando um pouco mais caro por isso declarou Marcelo. “É muito compensador poder fazer isso pelas pessoas em um momento em que estão precisando tanto.”

Além disso, buscando gerar demanda pelos tapetes e receita para outros estabelecimentos do setor, a Master Tapetes entrega para eles os tapetes sanitizantes a preço de revenda. Uma bela iniciativa de uma marca que está sendo e será ainda mais reconhecida pela atitude em tempos de crise, dando uma aula de branding, atuação digital e responsabilidade social.

Fique à vontade para conversar com nossos especialistas e tirar suas dúvidas.

Compartilhe esse artigo:

quer que a nossa equipe entre em contato com você?

Preencha o formulário, e nossos consultores encontrarão a melhor solução para ajudar sua empresa.

REACH BLOG

VÍDEO: Lei do SAC: 5 Principais Mudanças - Reach Blog
Por Tarek Saleh 14 dez., 2022
Sua empresa está adaptada à nova Lei do SAC? Apresentamos aqui, as 5 principais mudanças com a nova lei, vigente desde 3 de outubro de 2022, e mostramos como a Reach pode ajudar a sua empresa a se adaptar.
GUIA: Nova Lei do SAC: Sua empresa já está adaptada? Reach Blog
Por Tarek Saleh 30 nov., 2022
Você está informado sobre a nova Lei do SAC? Sua empresa já adaptou o serviço de atendimento ao cliente à nova legislação? Preparamos um guia para que você saiba mais sobre os pontos de atenção que a sua empresa deve ter a partir de agora, e como a tecnologia pode ajudar aumentando a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente.
Concact Center Inteligente ajudou rede de pneus a melhorar índices de vendas - reach blog
Por Tarek Saleh 20 set., 2022
Uma grande rede de revenda de pneus, parceira de grandes fabricantes como Bridgestone e Continental, tinha a necessidade de aprimorar seu processo de vendas por elefone, Chat e WhatsApp, diminuindo a quantidade de leads perdidos por falta de produtos ou falhas na conversa entre cliente e agentes.
Show More
Share by: