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O aluno e a instituição de ensino: como melhorar o relacionamento

Adm ReachSite • out. 04, 2019

A cada dia que passa, novas técnicas e tecnologias surgem para aprimorar as estratégias de marketing de negócios em geral, e com o ramo da educação não poderia ser diferente. Sendo a educação muito mais que um produto ou serviço, mas uma experiência e um investimento no futuro, é necessário oferecer para seus clientes uma experiência memorável, com acompanhamento constante e um relacionamento de qualidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas para a instituição de ensino aprimorar a experiência de seus alunos, fidelizá-los e aumentar o número de matrículas. Confira:

Convide-o a experimentar aquilo que você oferece

Para o novo aluno em potencial, experimentar um pouco do que é estudar na instituição pode ser um grande passo para ser conquistado e convencido. Optar por uma escola, curso ou universidade é muito mais que apenas realizar uma compra, é escolher aquela instituição para acompanhar a sua formação pelos próximos meses, ou mesmo anos.
Pensando nisso, para que você possa dar um gostinho do que é estudar em seu local de ensino, uma boa dica é oferecer aulas experimentais e tours pelo camping (mesmo que sejam virtuais). Assim o aluno conhece, na prática, a razão pela qual ele deve escolher a sua instituição.

Automatize o atendimento

Muitos estudantes e escolas têm problemas de comunicação entre si. Portanto, ferramentas como Chatbot para solução rápida de dúvidas e problemas frequentes são extremamente úteis para otimizar o atendimento. Mas não automatize o atendimento por completo, pois para muitos casos o melhor é um atendimento humanizado.
A Reach, por exemplo, desenvolve para seus clientes um Chatbot que facilita na comunicação. É uma tecnologia Machine Learning, que está em constante aprendizado e cada vez com um atendimento mais humanizado. Quer saber mais sobre esta tecnologia?

Descubra o que motiva o aluno

É necessário conhecer o seu aluno em potencial, principalmente para motivá-lo a estudar na  instituição. Por isso, o relacionamento já se inicia antes mesmo que ele faça a matrícula. Entender o que o motiva a estar procurando a experiência do aprendizado é extremamente importante.
Ele está lá por querer aprender sobre um determinado assunto? Por querer estudar mas não saber o que? Por almejar desenvolver uma carreira em um determinado ramo?
Entendendo isso e analisando o seu público, ofereça o serviço da sua instituição como uma solução e um caminho a trilhar rumo à auto realização. Estabelecer um forte e incentivador relacionamento com o aluno desde o princípio, demonstrando que se preocupa com seu futuro, traz resultados benéficos, pois interesse mútuo resulta em motivação. Além disso, vale a pena encantar não somente ao aluno, mas também à sua família, que muitas vezes é um fator determinante na escolha.

Exponha conteúdos criativos de alunos e ex-alunos

Escolas, universidades e demais locais onde se ensina e aprende são ambientes repletos de pessoas em pleno exercício da criatividade e do raciocínio lógico. O mundo está cheio de talentos, e todos passam pelo estudo antes de realizar-se. Sendo assim, a possibilidade de haver pessoas talentosas em pleno exercício da mente dentro de uma instituição de ensino é muito alta. Explore isso!
Analisar os estudantes, suas atividades, seus trabalhos e a vocação de cada um pode ser um fator primordial para atrair novas pessoas sedentas por conhecimento para sua escola. Expor, com orgulho, conteúdos criados por alunos e ex-alunos pode ser um ato decisivo na hora de um indivíduo escolher a escola, almejando um dia ter seu conteúdo divulgado também, além de despertar ou acentuar o carinho daqueles que já fazem parte do seu time de alunos e incentivar sua criatividade.

Crie conteúdos interessantes para o meio

Um grande erro cometido por muitas universidades é não investir na criação de conteúdo, mantendo-se sempre genéricas e sem graça. As propagandas de diversas instituições acabam sendo iguais, mudando apenas a logo. Nos locais onde a educação se propaga há um enorme acervo de conteúdos geniais, e não dá para deixar de aproveitar isso. Além disso, a indústria da educação precisa produzir e buscar conhecimento. Para se divulgar é necessário falar de si, mas se a instituição faz apenas isso e em excesso, acaba se tornando chata e repetitiva. Segundo pesquisa da Content Trends 2018, o ramo da educação tem o 3º maior índice de participação no marketing de conteúdo.
Artigos, notícias, provas, concursos, oportunidades… enfim, qualquer coisa que possa interessar seus alunos e gerar engajamento, seja nas redes sociais, via newsletter, e-mail, blogs, ebook ou podcast. Mostre que você entende e está por dentro daquilo que vende com conteúdos interessantes!

Faça os alunos engajarem no meio online e offline

Atividades divertidas e interessantes conquistam o público, que acaba se tornando uma ferramenta de divulgação gratuita. Com os alunos não é diferente. Organize eventos que possam levar o estudante a participar e deliberadamente postar fotos nas redes sociais, ou mesmo promova ações com hashtags para serem postadas junto com fotos que forem tiradas dentro da instituição, por exemplo. Gere engajamento entre os alunos, para externar que estudar na sua escola é mais que uma experiência única de aprendizado, é também uma experiência divertida das quais os alunos têm orgulho.

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